Minha irmã está no caminho para se tornar uma viciada em drogas.

Feita por >irmao · 20 jun 2024 Abordagem psicológica

Eu e meu pai estamos preocupados com minha irmã de 24 anos, ela é tecnica de enfermagem, acontece que ela tem voltado do trabalho com uma medicação chamada unifental, e no outro dia batemos na porta do quarto dela que ela sempre tranca e ela nao respondia, quase arrombamos a porta antes de ela abrir, parecia grogue e quase nao entendia o que diziamos, vimos o medicamento grudado no pulso dela, ela estava tomando intravenoso, cheguei a pesquisar sobre esse medicamento e sei que é um anestésico usado em operações ou algo assim, é um opioide e pode levar ao vicio, se já não levou, ela disse que era pra conseguir dormir. Na ocasião meu pai retirou a chave do quarto dela com preocupação de acontecer alguma coisa e nós não vermos. Agora hoje denovo meu pai pegou ela usando esse remédio, ela disse que é pra dor de cabeça, mas pelo o que eu li online não é bem assim. Estou preocupado e com duvida de como abordar o assunto com ela, meu pai quer conversar com ela mas estou preocupado por que meu pai é meio grosso, e no passado eles tiveram muitas brigas, sugeri pro meu pai tentar levar ela no psicologo, mas ele acha que ela vai se recusar. O que eu falo pra ela? Meu pai quer fazer uma busca as vezes no quarto dela pra achar esses remedios e jogar fora, acho que ele ta certo mas também acho que ela vai ficar com raiva. Na primeira vez quando pegamos o remédio ela disse que precisava levar de volta pro trabalho, não entendi o por que ou como levar o negocio vazio serviria pra algo. Ela ta roubando? Ela foi demitida recentemente por conta do aumento dos salários das enfermeiras, mas continuou trabalhando por fora com o médico. O que eu faço?

A melhor resposta 23 JUN 2024

Hã formas para abordar, mas o mais eficiente é você, como irmão, conversar com ela e dizer da tua preocupação com ela, por ela fazer uso dessa droga, porque não é remédio. Dor de cabeça ou conseguir dormir tem outras formas de tratar, é buscar as causas do que não está deixando ela dormir ou que causa dor de cabeça.
Sem dúvida, é a Psicoterapia porque ela deve ter outros problemas sim que causa essa desarmonia.
Como enfermeira, ela tem acesso a muitas coisas boas, mas outras, extremamente danosas.
Se ela se recusar a fazer Terapia vale pesquisar mais sobre o que ela está tomando, falar com quem receitou, solicitar entendimento e esclarecimento e responsabilização de quem está indicando.

6356 respostas

22 JUN 2024

Bom dia, Irmão! Obrigado por escrever. Você tem razão de estar preocupado. É situação gravíssima. Certamente ela precisa da ajuda de um de nós, psicólogos. De outro lado ela precisa aceitar isso, vir espontaneamente, com mente aberta, disciplina e persistência. O que está acontecendo com ela, não é raro de acontecer com enfermeiros e médicos. Converse, você, com ela, passe o contato de alguns de nós, psicólogos, para ela.
Quanto antes isso for cuidado, melhor.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

9316 respostas

21 JUN 2024

Olá, sinto muito por toda essa situação!
Recomendo que você tente se aproximar a titulo de buscar mais informações e tentar entender o real motivo para o uso da medicação, se mostre amiga e até mesmo fonte de apoio (por mais que não esteja de acordo) para que ela se sinta confortável em se abrir. No momento em que ela começar a demonstrar confiança em você sugira a ela que procure por um psicólogo, afinal é observado que os vícios em sua maioria ocorrem por uma busca de fuga da realidade (por que ela quer fugir da realidade? o que ela está enfrentando?) todas essas questões serão vistas em terapia, dentre muitas outras para que ela comece a ressignificar todo esse processo sem ter a necessidade de uso da medicação para fugir da realidade.
Estou a disposição para atendimento! espero tê-la ajudado!

Ana Cláudia Silva Nogueira Psicólogo em Varginha

3 respostas

21 JUN 2024

É uma situação muito delicada, não existe uma resposta fácil.
Recomendo que sua irmã procure um CAPS AD da região de onde você more, é o tratamento para Álcool e Outras Drogas oferecido pelo SUS e é extremamente eficiente.

Você também precisa de cuidados, nem tudo está nas suas costas. É preciso investigar todo histórico familiar que te aflige assim, e também se permitir ter atenção a sua saúde mental.

Me coloco à disposição.

Natália Gonçalves dos Santos Psicólogo em Guarulhos

4 respostas

21 JUN 2024

Oi, tudo bem?

Sinto muito pela situação tão angustiante em relação a sua irmã. Drogas são um tema delicado na vida de qualquer ser humano, e agem muitas vezes tamponando outras dificuldades da pessoa. Trabalho no ramo e penso que posso te ajudar! O caminho não é fácil…

André Vinicius Melo Aranha Psicólogo em São Paulo