Minha filha está com muito medo e não consegue dormir direito. O que fazer?

Feita por >Eduardo Soares · 25 ago 2016 Pânico

Bom dia! Minha filha de 4 anos assistiu a um filme e agora não consegue dormir há 3 dias. Alega está com os bichos na cabeça. Colocamos ela para dormir na cama junto com a gente e mesmo assim continua acordando gritando e sempre muito assustada. Gostaria de saber o que posso fazer para resolver esse problema.

A melhor resposta 26 AGO 2016

Olá Eduardo, o medo em criança é normal, principalmente entre 4 a 7 anos onde vivencia uma fantasia como realidade. Para ela, tudo é real. Colocar a criança para dormir com os pais não é uma boa solução. Pode acalmá-la por um momento, e até deixá-la por uma noite, mas o importante é mostrar

Suzana Lyra - Clínica Via Humana Psicólogo em Salvador

2 respostas

1 SET 2016

Bom dia, Eduardo.
Crianças pequenas são muito sugestionáveis, pois ainda não conseguem separar a fantasia da realidade. E por isso acreditam que o que veem na televisão é real e isso é assustador dependendo de como percebem alguma cena. Na televisão, procure por canais infantis e programas adequados para a idade. A criança 'brinca' o que sente e pensa, por isso favoreça momentos de muitas brincadeiras onde ela possa se expressar livremente. A participação dos pais é sempre importante, pois passa segurança e acolhimento. Se esse comportamento ainda persiste, procure por um psicoterapeuta infantil para uma avaliação. Ele poderá lhes orientar de forma adequada de acordo com as necessidades específicas de vocês.
Fico a disposição.
Um abraço,
Renata

Renata Leal Quaglio Psicólogo em Vinhedo

49 respostas

30 AGO 2016

Ola, eduardo!
As criancas tendem a se assustar com o que elas nao entendem pois seu repertorio ainda eh muito pequeno para compreensao das estorias. Normalmente elas constroem suas proprias explicacoes, entao o que pensam pode ser muito indigesto. Por isso seria interessante vc assistir ao filme e tentar alcancar o que a impressionou...para comecar a construir esclarecimentos junto a ela. Se a situacao persistir procure um orientacao profissional...uma avaliacao pormenorizada sera necessario.
obrigada erica valente

Erica Valente Psicólogo em São Carlos

2 respostas

30 AGO 2016

Psicoterapia é a melhor maneira de resolver qualquer problema que possa estar presente na sua filha. Busque uma boa ajuda.

Clínica de Bem Estar Psicólogo em Guarulhos

210 respostas

27 AGO 2016

Olá, Eduardo, é natural que sua filha fique impressionada com um filme de terror a ponto de ter as imagens a perturbar o sono. A sugestão inicial é ir explicando que essas figuras não existem e que vocês pais estão lá para protegê-la. Ao mesmo tempo, faça com que ela tenha acesso a desenhos e histórias infantis. NÃO A DEIXE MAIS EXPOSTA A ESSES FILMES. Pegue livros ilustrados e leia para ela. Ou assista com ela desenhos. Evite tocar no assunto do filme de horror. Com o tempo, ela esquecerá, pois sua mente estará voltada para novas figuras - dos desenhos e livros infantis - que passarão a fazer companhia. É o que se espera. Mas se depois de um ou dois meses, a crise continuar, procure um psicólogo, para uma avaliação mais precisa. Boa sorte, Ronaldo.

Psicólogo Ronaldo Silva Psicólogo em São José dos Campos

96 respostas

26 AGO 2016

Uma sugestão para amenizar o medo é vc contar histórias para ela usando os personagens que a fazem ter medo em outra perspectiva, tente colocá-los como heróis e em situações engraçadas assim vc a tranquilisa caso vc perceba que vem se tornando um medo recorrente procure ajuda especializada.
Crianças aprendem brincando e a melhor maneira de desconstruir medos instalados é sempre o lúdico.

Talita de Souza Lima Psicólogo em Foz do Iguaçu

2 respostas

26 AGO 2016

Boa noite Eduardo, sugiro que você procure um psicólogo especializado em atendimento infantil para ajudar sua filha. Cuidado com o que ela assiste pois, para as crianças tudo pode parecer real. Boa sorte.

Maria Eni de Mattos Psicólogo em Guarapuava

243 respostas

26 AGO 2016

Ola Eduardo
Eduardo, sua filha de 4 anos não tem idade suficiente para alguns tipos de filme porque o mundo imaginário da criança para ela é real. O Sistema Nervoso Cerebral e todo desenvolvimento cognitivo está em formação, ainda não está pronto, maduro o suficiente para interpretar as cenas de filmes e não entender que não é real e sim ficção, para ela é real.
Acredito que seria bom procurar um psicólogo para trabalhar essas e outras questões geradoras de insegurança na personalidade dessa criança. Acredite dormir entre os pais só vai aumentar essa insegurança, por isso aconselho a procurar um tratamento psicológico para sua filha.
Att. a Psicóloga Ussénade.

Ussénade Maria de Oliveira Psicólogo em Recife

763 respostas

26 AGO 2016

Boa noite!!! Deveríamos conversar sobre a sua filha, às vezes um simples filme de terror, não adequado a sua idade faz com que ela fique com medo, ou se existe alguma dificuldade que vocês observam ou às vezes ela nem saiba, devemos conversar

​Kátia Cristina Alves Soares Psicólogo em Jundiaí

3 respostas

25 AGO 2016

Oi, Eduardo. Na idade dela, quando ainda não dissocia muito bem a fantasia da realidade, as crianças desenvolvem este tipo de medo. Para acalmá-la, de repente você pode mostrar, caso ela aceite, outros filmes que tenham enredo de ´monstrinhos bons' para que ela elabore e ressignifique as imagens vistas. Acolher o medo da criança, deixar que ela fale, desenhe, pinte suas fantasias é sempre uma boa opção. Desta forma vão ficando menores. Em caso de persistir, a ajuda do profissional de Psicologia pode ser uma boa.
Espero que fique tudo bem logo.
À disposição!

Clínica Pró-Cura Psicologia e Saúde Psicólogo em São Vicente

3 respostas

25 AGO 2016

Olá Eduardo!
Tente incentivá-la a colocar estes pensamentos para fora, através de desenhos por exemplo.
Tente ao máximo dialogar com ela de maneira acolhedora para que seja possível identificar quais as suas fantasias e medos - isso possibilitará que você elabore um discurso que a tranquilize de alguma forma.
Se os medos e pesadelos continuarem a persistir de modo que venha prejudicar significativamente seu sono, procure ajuda de um psicólogo para que ele trabalhe estas questões.

Atenciosamente,

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo