Minha filha disse na escola que eu odeio ela

Feita por >Marcela · 28 jul 2021 Psicologia infantil

Minha filha de 7 anos disse hj na escola para a coordenadora que eu odeio ela. A coordenadora me procurou para saber se algo estava acontecendo. Já tinham me chamado antes (este mês mesmo) na escola para dizer que ela está muito insegura e dizendo que não sabe nada, que é a única que não aprende e que tem travado em qualquer dificuldade no aprendizado. Trato ela com muito amor, mas muitas vezes, principalmente pelo cansaço extremo, tenho perdido a paciência com ela com coisas como briga entre irmãs, demora para efetuar coisas básicas como tomar banho, etc...ficando brava e brigando (com palavras) com ela. Fiquei muito chateada pois conversei com ela e ela realmente acha isto.

A melhor resposta 31 JUL 2021

Olá Marcela.
Muitas vezes os pais apontam os defeitos dos filhos e esquecem de elogiá-los, outras vezes os pais esquecem que as crianças ainda tem habilidades que estão sendo construídas, além de não entender que cada pessoa tem seu tempo para fazer e para aprender, respeitar os limites dela, aceitá-la como é, faz muita diferença para que ela entenda que você a ama e que sua forma de agir é porque quer o melhor para ela, inclusive a ajudará a se aceitar também.
Procure dialogar mais com sua filha e quando estiver cansada e falar algo mais duro explique para ela, o que está acontecendo, e que isto não invalida o amor que sente por ela.
Perceba ainda se você tem um padrão de ansiedade muito alto, isto dificulta sua forma de lidar com sua filha.
Procure atendimento psicológico, isto ajudará a você e a suas filhas a perceber um mundo melhor.
Espero ter ajudado.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

4 AGO 2021

Olá! Eu posso lhe ajudar. Se você quiser entrar em contato comigo é so agendar que lhe respondo o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

31 JUL 2021

B dia
Seria interessante vc fazer terapia com objetivo de educação parental.
Se interessar sou Mônica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3149 respostas

29 JUL 2021

As crianças precisam se sentir amadas. Parece que aconteceu algo que fez ela parar de se sentir assim.
Explique que você a ama e por isso chama a atenção.
Peça para ela sugerir algo para fazerem juntas.
Deixe que ela se sinta amada.
Estamos a disposição.

Anônimo-390422 Psicólogo em São Paulo

171 respostas

29 JUL 2021

Oi, Marcela.

Entendo que a situação seja muito conflitante e até mesmo vergonhosa considerando o envolvimento dos profissionais da escola, no entanto, existem tantas outras coisas por trás disso que precisam ser olhadas.

Crianças levam consigo coisas muito pontuais, objetivas e que para nós, adultos, muitas vezes passa batido. O desenvolvimento da estrutura psíquica se da na infância e apesar dos pesares, é um grande privilégio que você esteja tendo agora a oportunidade de "reparar" algo e ajuda-la a se desenvolver emocionalmente da melhor forma possível. O que costumamos ver são crianças que não sabem identificar suas angústias e/ou mães que não se preocupam com isso e tornam-se adultos frustrados.

É evidente que ela tem buscado ainda mais se afeto e sua atenção, talvez ela demande mais que o "normal", se aproximar mais dela pode ser que ajude. No entendo vale muito considerar que você e ela busquem por psicoterapia, não há dúvidas que desta forma possam ir mais a fundo nesses sentimentos dela e nos seus, principalmente agora que esse medo tem permeado a relação de vocês.

Se precisar de algo mais, me coloco à disposição.

Vivian Curvelo - Psicóloga

Vivian Curvelo Psicólogo em Hortolândia

175 respostas

29 JUL 2021

Olá Marcela! Grato por escrever. Pelo que você descreveu, vocês estão vivendo estágio de alguns conflitos. Falas das pessoas representam a comunicação de emoções, algumas vezes sentimentos, mas não conseguem representar a história de convivência. A verdade pessoal é dinâmica, e contém sensações mais atuais. É preciso resgatar toda a história de convivência, fazer prevalecer as situações de afeto, carinho, leveza, diálogo. O que estará causando seu cansaço extremo?
O que sua filha acha hoje, não achava antes, não achará no futuro. Direcionar rotina de vida, com predominantes ações de boa convivência, de alegria ajudará muito a modificar as coisas. Você está harmônica consigo mesma?
A escola também está dizendo que sua filha é a única que não aprende? Que não sabe nada?
Valerá muito à pena, você ponderar com a assessoria científica de um psicólogo.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos, até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Instituto Butantan, TV Cultura, Universidades Públicas, Organização Mundial da Saúde!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8689 respostas

29 JUL 2021

Desculpe, por um erro do site a resposta anterior foi enviada pela metade.

Nossa mente é brilhante e sábia. E tudo que lhe disser pra fazer, ela vai fazer. Então concentre-se nos momentos bons entre vocês, e procure se reconectar com você mesma.
Isto vai aproximar vocês duas, e melhorar o relacionamento.

A psicoterapia pode ajudar a fortalecer esta relação entre vocês.
Se tiver interesse, fico à disposição.

Felipe Moreira Psicólogo em São José dos Campos

448 respostas

29 JUL 2021

Bom dia, marcela.
Sabemos agora o que sua filha acha de você.
Mas o que VOCÊ acha de você?
Fala do cansaço e da falta de paciência, que são fatores comuns nos dias de hoje. Será que não está dando muito foco nos pensamentos de estresse e esgotamento?
Principalmente, uma criança de 7 anos está na fase de formação de sua personalidade, e nesta idade a forma de lidar com os próprios pais vai definir muito da maneira dela lidar com as pessoas e com o mundo.

Pare e pense: Que relação você está criando com a sua família?
E principalmente, que relação está criando com VOCÊ mesma?

A psicoterapia pode ajudar muito neste quesito. Fazer com que você recupere o equilíbrio e possa aproveitar melhor o tempo com sua família. Mas conversem. Procurem se aproximar, não só quando estiver "cansada".
Lembre-se que nosso cérebro é uma máquina muito eficiente, e tudo que lhe dissermos pra fazer, ele VAI encontrar uma maneira de realizar. Então se concentrar sua atenção no cansaço, é ali q
Se estiver interessada, fico à disposição.

Felipe Moreira Psicólogo em São José dos Campos