Minha filha de 10 anos me disse que gosta de uma menina da escola.Como agir?

Feita por >Mãe aflita · 17 mar 2022 Orientação sexual

Eu já estava desconfiando d q algo estava acontecendo com ela.Chamei ela pra conversar e perguntei se ela queria me contar alguma coisa.Ela falou da história d uma amiga da escola e q ela queria ajudar...Tive a certeza q a questão era com ela.Até q se passaram alguns dias e ela veio me contar q é ela q está gostando d uma amiga.Disse q tinha medo d me falar por achar q eu não ía continuar a amando e por saber q não acho certo.Respeito mas não acho certo.Ela disse q estava sofrendo muito antes d me falar,mas q agora está mais aliviada porq eu disse q vou a amar pra sempre.Mas não estou sabendo como agir...estou triste,preocupada,uma mistura d sentimentos!A gente nunca espera por algo assim...

A melhor resposta 18 MAR 2022

Boa noite mãe aflita
O melhor procedimento tu já fez que foi mostrar a tua filha que estará sempre junto a amando.
Uma criança nesta idade não tem plena consciência do que é se relacionar com outra pessoa, o que sente é atenção, carinho e pertencimento social.
Nesse momento o importante é estar aberta para ouvir e conversar sobre o que ela relatar.
Psicologa Andreia Maria Duarte de Oliveira

Andréia Maria Duarte de Oliveira Psicóloga Psicólogo em Porto Alegre

226 respostas

20 MAR 2022

Mãe a gente nunca espera realmente, porém ela é sua filha. Os sentimentos podem ficar confusos para as duas, e sua filha precisa de vc. Faça terapia para te ajudar a entender e elaborar melhor a situação.
Sou Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

19 MAR 2022

Bom dia, Mãe aflita, como vai?

Nunca estamos preparados para este tipo de informação. Mas também nunca estamos preparados para tudo quando o assunto é o mundo dos filhos. Cada dia uma nova surpresa.
Ela ter contado a você foi muito positivo, demonstra confiança. E você ter apoiado certamente fez toda diferença para a relação de vocês duas amadurecer e florescer numa adolescência repleta de confiança e respeito.
Quando se trata do mundo dos filhos, duas coisas têm que ser levadas em conta: O respeito por suas experiências e aprendizados, e o limite daquilo que é uma preocupação daquilo que é real.
Com 10 anos ela ainda está numa fase de autoconhecimento e descoberta, tanto do próprio corpo quanto das próprias emoções. Muitas vezes as transformações naturais do corpo nesta idade se misturam com emoções e afetos que ela pode nutrir por amigos, podendo causar confusão na sua maneira de enxergar as amizades.
Como mãe, você será importante para ajudá-la a passar por esta fase de autodescoberta. Certamente ela ainda lhe trará muitas dúvidas e inseguranças.
Apenas tome cuidado de não transformar os seus medos em expectativas por ela. Como falei, é a história dela, as experiências que vão defini-la enquanto pessoa e indivíduo.
Você fez o que pouquíssimas mães conseguem neste momento, que é entendê-la e apoiá-la. Parabéns pela coragem.
Agora sobre suas confusões, talvez a psicoterapia possa ajudá-la a lidar com seus medos e inseguranças.
Se quiser conversar melhor, fico à sua disposição. Tenho mais de 20 anos de experiência atuando com adolescentes e orientação de pais.

Felipe Moreira Psicólogo em São José dos Campos

448 respostas

18 MAR 2022

Mãe...
Voce só vai ficar aflita se escolher ser aflita...
Tua filha precisa ser amada, aceita como ela é... lembre-se de que ela veio através de ti, mas ela não é tua. Ela escolheu voce para ser sua mãe, deve ser grata por esta escolha... poderia ter sido outra mãe. Perceba a angústia dela em te contar, por medo que não fosse amá-la mais por uma escolha dela.
Nós adultos, temos muitos preconceitos, aprendemos que o a relação certa é Mulher x Homem e todas as outras formas de se relacionar é errado... nós adultos é que somos limitados.
A vida não considera nada certo e nada errado... todas são possibilidade de escolha e de aprendizagem, temos a liberdade e o livre-arbítrio para nos conduzir e nos responsabilizar pelas nossas escolhas.
Tua filha está fazendo escolhas, mas está angustiada, com medo de não ser aceita e amada....
Ela está desafiando voce para derrubar esta barreira que existe dentro de ti, ampliar a consciência e ver a vida com mais abrangência.
Com ela, basta apenas que sejas amiga dela, aprimore o diálogo, auxiliando-a, esclarecendo dúvidas...
Mas, precisa antes tirar de dentro de ti esta muralha que o sistema criou dentro de ti, conceitos de certo e de errado.
Voce é ajuda para a sua filha e a sua filha está sendo ajuda para voce evoluir, crescer.
Abraços e se necessitar de mais suporte, solicite.

5817 respostas

18 MAR 2022

Olá Mãe aflita! Parabéns por buscar orientação nesse momento! Uma menina de dez anos apresenta concepção de sexualidade, amor, tipos de vínculos de forma muito diferente de um adulto de trinta anos; uma menina de dez anos não consegue imaginar implicações envolvendo o antes, o durante e o depois; uma menina de dez anos não consegue avaliar os limitadores, preconceitos e dificultadores que a sociedade, a cultura, a Biologia geram para os que caminham sua expressão sexual, em dissonância com os "aparentes" parâmetros da sociedade.
Aconselho que você veja nossos perfis, escolha um de nós, e venha para uma assessoria de orientação para construir a melhor forma de lidar com isso.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos (atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento), até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! A máscara protege! Mantenha proximidade afetiva com distanciamento físico.