Minha filha disse gostar de meninas. Como devo agir?

Feita por >Patrícia · 3 set 2014 Orientação sexual

Minha filha, de 14 anos, nunca demonstrou interesse por meninas e já namorou alguns rapazes. Mas há pouco tempo disse que já "ficou" com outras meninas e que gostaria de namorar uma.

O que eu faço? Com essa idade já podemos determinar a orientação sexual da pessoa? Será que ela realmente é lésbica ou apenas está experimentando?

A melhor resposta 4 SET 2014

Boa noite Patrícia! A adolescência sem dúvidas é um período de experimentação e descoberta em todos os níveis: sociais, pessoais, sexuais, etc. Muitos adolescentes tentam se afirmar perante o grupo social que fazem parte e perante a família, desafiando seus padrões. A orientação sexual pode sim se manifestar nessa idade e até mais cedo. A forma de lidar é com a maior naturalidade possível: acolhe-la se for homossexual, bissexual, heterossexual, porque todas são expressões naturais e saudáveis da sexualidade humana, e, como diversos outros aspectos, constituem nossa identidade. Se ela encontrar em casa uma família que a acolha, a aceite em plenitude e reforce positivamente as descobertas desse período, ela será bem mais forte para enfrentar os problemas em sociedade, pois a família terá criado um lastro protetor muito bom. Acolha, aceite e dê força sempre.

Psicólogo João Suzart Psicólogo em Salvador

5 respostas

27 MAI 2022

Por mim você deixaria ela se conhecer e saber se essa é a decisão dela e se for sim sua decisão deixe ela o melhor a se fazer é deixar que ela faça suas escolhas e que você apoie ela

Advogado Psicólogo em Belo Horizonte

1 resposta

15 SET 2014

É uma fase de curiosidade e um momento de descobertas intensas do corpo e da sexualidade, o que é saudável, desde que o comportamento seja responsável e não resulte em sofrimento para si e para os outros.
Do mesmo modo, também não deve se furtar em demonstrar, de forma sincera e aberta, os seus temores e angústias como mãe, para que ela também compreenda os seus referenciais e possa tomar decisões de forma mais amadurecida e responsável. A busca de compreender melhor aspectos que estão por detrás dessas ações podem ser valiosos para o momento e para o futuro. Cuide-se.

Anônimo-157241 Psicólogo em Juiz de Fora

11 respostas

9 SET 2014

Olá Patrícia, quando falamos sobre identidade sexual há muitos aspectos envolvidos, contudo você está falando sobre a orientação sexual, ou seja, a orientação do desejo. Aos 14 anos de idade é provável que a orientação sexual (orientação do desejo sexual) dela já esteja formada, contudo sempre há a possibilidade de experimentações ocorrerem, até que uma pessoa consiga ter a sua identidade totalmente formada.
Entendo que você como mãe está preocupada e acho importante que você esteja procurando informações.
Você pergunta o que fazer, neste sentido te digo que seja compreensiva, e converse com ela da mesma forma que você conversaria se fosse um garoto. Oriente em relação aos cuidados físicos, preventivos, e afetivos. Caso sua filha se envolva emocionalmente, pense que se trata de um relacionamento amoroso como qualquer outro.
Caso deseje mais informações, pode entrar em contato.

Conhecer e Agir Psicólogo em São Paulo

10 respostas

9 SET 2014

Boa tarde Patrícia, tudo bem?
Na idade da sua filha (14 anos), alguns adolescentes estão "brincando" de experimentar, às vezes por modismo, outras vezes, por dúvidas mesmo.
O importante é conversar, deixar aberto para que ela senta-se a vontade para essa "escolha".
Deixar livre é a melhor maneira de ver sua filha feliz!

Estou à disposição para outros esclarecimentos!

Abraços,

Marcia Eliane
Psicóloga Clínica e Especialista em Sexualidade Humana

Marcia Eliane Psicólogo em São José dos Campos

11 respostas

9 SET 2014

Olá Patricia, bom dia.
A fase da adolescência é uma fase de descobertas. Não necessariamente situação de homo ou heterossexualidade está certa.
Aproveite a abertura da tua filha e se aproxime mais, converse e deixe que ela abra o coração sem medos. Ela também pode estar insegura, sem saber ao certo. Mesmo que pareça difícil para ti, acolha essa filha que precisa do teu ouvido e se sentir aceita e amada por ti.
Se possível procurem uma terapia, para que as duas se fortaleçam.
Grande abraço.

Jackie Kauffman Psicólogo em Florianópolis

6 respostas

9 SET 2014

Patrícia,
Temos que pensar que ela pode ser lésbica ou não, pode ser que ela tenha tido uma grande decepção com algum rapaz, pode ser que sinta muito amor por alguma amiga e esteja um pouco confundida ou pode ser que ela esteja descobrindo que gosta de meninas.
O melhor é conversar, ver o que ela esta sentindo, e deixar que ela possa sentir e pensar com calma o que ela quer para sua vida.
No caso de ela se sentir muito confundida poderia ser bom consultar com um psicólogo e que ela tenha um espaço para poder se questionar e se encontrar.
Às vezes a melhor solução e simplesmente dar tempo e apoio.
Atenciosamente,
Susana

Susana Rodriguez Iglesias Psicólogo em Balneário Camboriú

39 respostas

8 SET 2014

Bom dia Patrícia. Quais seriam suas preocupações caso ela estivesse namorando um garoto? Que não use drogas, se está estudando, se uma pessoa legal com ela, etc. Pois devem ser as mesmas nesse caso. Acrescento ainda, além do que meus colegas disseram, que tenho duas boas notícias pra você. Se ela lhe contou é porque quer ser sua amiga e a outra é que você não tem problemas. Espero ter ajudado. Fique em paz.
Mauro Cunha
Psicólogo
Salvador

4 SET 2014

Patrícia, boa noite!
Sua filha pode sim ser lésbica ou não. No momento o que está claro é que ela está demonstrando interesse por outras meninas. Parece que você está muito preocupada com a situação, principalmente por ser pega de surpresa, já que até então não havia percebido nada.
O ideal é dar apoio a ela, deixar que ela se conheça melhor para que ela faça a escolha que mais se identifique e a deixa feliz.
Seria bom se vocês duas fizessem psicoterapia individual para ajudá-las a lidar com suas emoções e com as situações que podem surgir daí.
Abraços.
Fico à disposição.
Isabella Ruiz

Isabella Ruiz Psicólogo em Belo Horizonte

15 respostas

4 SET 2014

Olá,
Ela está na fase de curiosidade, experimentando, até se concretizar e saber o que deseja deve demorar um pouco. O que você pode fazer é conversar com ela, ter a confiança dela para que com o tempo ela escolha e sinta-se bem e feliz.

Psicóloga Jorgete Onohara Psicólogo em Joinville