Minha esposa está deprimida, não sei o que fazer....

Feita por >Carlos · 4 jan 2016 Depressão

Tenho 52 anos e minha companheira (estamos há 2 anos juntos) começou a demonstrar um comportamento estranho, quer sempre que eu fique grudado nela, quando isso não acontece, fica falando que se sente sozinha, que eu não a amo. Ela já tentou colocar fogo no próprio corpo, vive dizendo que tá doente, fica deprimida... Todos a sua volta já se afastaram e eu já não sei o que fazer, me ajudem.

Obs: será que eu também to com problema por não conseguir me livrar disso

A melhor resposta 6 JAN 2016

Olá Carlos. Não se culpe por não conseguir ajudar sua esposa. Pelas poucas informações, percebo que você busca soluções para ajudá-la e mesmo não sabendo o que fazer, você da atenção ao problema e a esposa buscando o seu melhor. Você foi até onde pode ir, agora quem precisa caminhar com as próprias pernas é sua esposa. Sugiro que continue sendo companheiro, e converse com ela a respeito de buscar ajuda psiquiátrica. Acredito que ela será encaminhada para psicoterapia e vocês poderão contar com a ajuda de um profissional qualificado. Não deixe de buscar ajuda profissional, urgente.
Qualquer dúvida estou a disposição.
Um abraço.
Dione Issagava Duarte

Dione Issagava Duarte Psicólogo em Ribeirão Preto

43 respostas

26 JAN 2016

Oi Carlos!

Da forma como você descreve o que tens vivido com sua companheira, fica claro que ela está pedindo ajuda. Neste caso, indico que busque auxílio para que ela inicie um processo psicoterapêutico. Para que ela possa se aproximar de seu próprio autoconhecimento, entendendo melhor as suas necessidades sem ter que sofrer com os afastamentos sucessivos que já aconteceram até aqui.

Da mesma forma, pelo que você descreve, fico com a sensação de que existe um desconforto no relacionamento de vocês. Talvez não só pelo fato dela estar apresentando estes "comportamentos estranhos". Com isso, indicaria que vocês buscassem auxílio através de uma terapia de casal. Neste processo vocês estariam olhando para a relação que se estabeleceu.

Se ainda existirem dúvidas ou resistências da parte dela em aceitar um processo psicológico individual ou de casal, busque por você!

Em caso de dúvidas, estarei a disposição.

Seja feliz!

Khristian Barbalho Fragoso de Sequeira Psicólogo em Rio de Janeiro

2 respostas

10 JAN 2016

Olá Carlos, pelo que você descreve, é caso de depressão. Precisa ser medicada por um psiquiatra e acompanhada por atendimento psicológico, urgente. Você não é o causador do estado dela, têm suas raízes na infância, mas pode ajudar, dando apoio e procurando ver o lado bom dela, afinal sua escolha por ela foi por bons motivos. Agora, se sua vida é insuportável para você, a relação não te dá prazer de afeto e sexual, mas você se mantém neste sofrimento, talvez você precise de um apoio. Parece que as circunstâncias te levou a ser mais um cuidador do que marido, onde você tem que sempre apoiar e não se sentir apoiado. Boa sorte.

José Carlos Bastos Psicólogo em Rio das Ostras

132 respostas

6 JAN 2016

Carlos, bom dia. Você está com problema a medida que seu relacionamento vai mal. Isso te afeta mas não significa que você tenha um problema. Não se culpe. A sua mulher precisa de ajuda urgente. Procure um psiquiatra que possa ajudá-la. Ele provavelmente vai avaliar e encaminha-la para uma terapia. Um abraço. Cláudia.

Cláudia Nejme Psicólogo em São Paulo

51 respostas

5 JAN 2016

Carlos !!!
De acordo com seu relato seria importante nesse primeiro momento você mostrar a sua esposa que está ao lado dela e deseja ajudá-la da melhor maneira possível. A partir daí buscar uma ajuda profissional de um psiquiatra e um psicólogo para que juntos possam ajudá-la a vivenciar suas dificuldades, medos e angústias que acabam por dar margem a comportamentos "inadequados". Frente a isso seria bom que buscasse para você também um apoio psicológico para compreender melhor toda a situação e claro seus sentimentos. Boa sorte a vocês e melhoras a sua esposa.

Faraco e Melo Psicologia Clínica Psicólogo em Belo Horizonte

7 respostas

4 JAN 2016

Olá Carlos!
Pelo seu breve relato é muito claro que sua esposa precisa de um acompanhamento médico e psicológico. Não é natural uma pessoa colocar fogo no próprio corpo e você mesmo relatou outros comportamentos "estranhos" que vem tendo. Sugiro que demonstre a ela sua preocupação com o que está acontecendo e de que está ao seu lado para ajudá-la. Procure inicialmente um psiquiatra, para que ele possa fazer um diagnóstico do caso. É possível que recomende medicamentos para que a situação comece a melhorar, mas existem coisas que só medicamento não resolve. Você mesmo relatou que ela vem exigindo mais sua presença. Isto ocorre em função de algo que ela está pensando e que pode estar distorcido ou até mesmo em decorrência do diagnóstico a ser feito. Desta forma, é importante também um acompanhamento psicológico.

Desejo melhoras para sua esposa.

Abs,

Ana Carolina de Miranda Psicólogo em Belo Horizonte