Minha avó morreu, o que eu faço?

Feita por >Thaissa Melo · 24 out 2017 Luto

minha avó faleceu ontem e toda família está muito abalada, inclusive eu. Meu pai tomou a frente para resolver tudo e tem se mostrado forte mas sei que não tá. Todos dizem para que eu seja forte e dê força a ele mas não sei como. Pode me ajudar?

A melhor resposta 25 OUT 2017

Thaissa,
Meus sentimentos.
Nesse momento é viver a dor da perda e “ser forte” é uma expressão que as pessoas falam para umas darem força pras outras, não necessariamente significa que não estejam sentindo essa dor.
Passar pelo luto é natural.
Nesse momento o acolhimento e estar em família é sempre o melhor remédio!
Dê tempo ao tempo.
Beijos
Erica Taylor
Niterói RJ

Anônimo-245300 Psicólogo em São Paulo

198 respostas

26 OUT 2017

Olá Thaissa!
Desde já meus sentimentos.
Oque favorece a elaboração do luto é permitir-se entrar em contato com a dor da perda dividindo com seu pai e outros familiares pensamentos e emoções que estão sentindo.
Algo que possa homenagear sua avó também pode auxiliar neste momento o alívio da dor e compreensão da perda.

Abraços

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

25 OUT 2017

Thaíssa,

Meus pêsames, querida!
O processo de luto varia de pessoa pra pessoa, mas se sentir abalado nesses primeiros momentos é normal. Estamos nos despedindo de alguém que foi muito importante pra gente. Procure ficar próximo à sua família e buscar trocar recursos com eles.

Estou a disposição

Elisa Lengler

Elisa Canellãs Lengler Psicólogo em Florianópolis

453 respostas

25 OUT 2017

Thaissa, meus pêsames, primeiramente. Nenhuma perda é fácil, ainda mais quanto é de alguém próximo. Em algumas situações encontramos força onde ela parece não existir. O processo de luto, de lidar com essa perda é muito particular para cada um. No momento seu pai pode estar tendo a força necessária, o que não quer dizer que ele possa "desabar" quando tudo estiver resolvido em relação aos ritos fúnebres. O importante é você se mostrar presente, que está ali para confortá-lo. Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

24 OUT 2017

Olá Thaissa, boa noite.
Sinto muito pela sua perda. Ainda é muito recente, acabou de acontecer, o período de luto dura em média 1 ano para ser elaborado completamente. No momento, permita-se sentir essa dor, acolha os seus sentimentos, isso é importante na elaboração desse sentimento. Reprimir ou afastar os pensamentos e sentimentos, só fará com que eles se manifestem de maneira mais intensa. Busque o seu modo de lidar com essa dor, cada pessoa lida com a perda de maneira diferente, respeite a sua. Para conseguir ajudar alguém, é preciso antes estar bem, a medida que for se sentindo capaz forneça seu apoio aos seus familiares. Desejo boa sorte. Um abraço.

Cristiane Melo Psicólogo em Campinas