Meu namorado de 40 anos continua morando com a mãe!

Feita por >Thatagi · 19 jun 2024 Terapia de casal

Apesar de ele dizer que me ama e quer ficar comigo, construir uma família, ele se sente responsável pela mãe desde que o pai faleceu há 4 anos. É o mais velho de 3 irmãos, os outros 2 já são casados. Moramos a quase 1 hora de distância e como tenho guarda compartilhada com meu ex marido, não posso morar mais perto dele. A mãe não pensa em se mudar porque mora no mesmo bairro desde que nasceu.
Enfim, ele não me dá prazo, diz que vai resolver as coisas mas não diz quando nem como.
Não quero mais ficar longe dele e namorar só de finais de semana.
Eu o amo demais mas estou chegando ao meu limite.

A melhor resposta 20 JUN 2024

Olá! Que bom que conseguiu encontrar um espaço para desabafar, espero poder te ajudar.
É uma situação bem complicada e infelizmente algumas pessoas demoram mais para se desvincular da família. Geralmente a culpa e o tabu de que família está acima de tudo nos impede de dar um passo para a vida independente devido a dependências e pensamentos de responsabilidade.
Não posso te dar um caminho ou dizer o que é certo ou errado a se fazer, pois essas respostas somente você poderá encontrar. Mas posso te ajudar a refletir com algumas perguntas: o quanto isso lhe causa angustia? você já conversou sobre seu limite com seu parceiro? qual o limite dele? o que você sentiu escrevendo esse relato para nós?
Lembre-se que você não está sozinha. É sempre bom buscar apoio e conversar com amigos, familiares ou até profissionais, pois conversar pode exercitar o autoconhecimento!
Espero que você encontre suas respostas e fique bem. Abraços!

Denis Yuji Sugita Psicólogo em São Paulo

18 respostas

21 JUN 2024

Thatagi
Ele precisa resolver isso com os irmãos dele e não assumir o compromisso de cuidar da mãe dele sozinho...
Ee também precisa construir a sua vida, ter a sua familia.
Ele não nasceu para cuidar d mãe; nasceu para se realizar e ser feliz.
Pode cuidar da mãe tambpem, mas sem sacrificar a sua vida.

6164 respostas

20 JUN 2024

Bom dia, Thatagi! Obrigado por se colocar. Namorar, principalmente após separação com filhos, implica maturidade e sensatez de escolha com as devidas limitações e tolerâncias que esse panorama requer. Um filho que vive com a mãe, tendo esse contexto de configuração familiar, em termos gerais, prioriza ser companheiro próximo da mãe.
Será algo que você terá que lidar, caso contrário terá que interromper relacionamento. Quando você escreve: "Eu o amo demais mas estou chegando ao meu limite.", apresenta duas dimensões de exaustão: amar demais e chegar ao limite.
O que não pode ocorrer será você abrir mão de tua essência, da mesma forma que seu namorado não poderá abrir mão da essência dele. Casos as direções geradas por essas essências não se combinem, será preciso repensar.
Vamos amadurecer reflexão?
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

9090 respostas

20 JUN 2024

Olá Thatagi,

Entendo a sua frustração e o quanto essa situação está pesando para você. Equilibrar responsabilidades familiares e um relacionamento amoroso é realmente desafiador, especialmente com a distância envolvida.

Você mencionou que ele não dá prazos e que a situação está ficando insustentável para você. Isso é importante de se reconhecer. É natural chegar a um ponto onde suas próprias necessidades e limites precisam ser considerados.

A terapia pode ser muito útil para explorar essas questões. Podemos explorar melhor seus sentimentos e comportamentos, identificar o que é essencial para você e encontrar formas de comunicar suas necessidades de maneira eficaz. Isso pode ajudar tanto no fortalecimento da relação quanto na tomada de decisões mais claras.

Estou aqui para ajudar. Se quiser conversar mais sobre isso, podemos agendar uma sessão.

Jéssica Alhadeff Psicólogo em Rio de Janeiro