Tenho 40 anos e sou infeliz

Feita por >Fada triste · 14 abr 2019 Motivação

Não tenho apenas dois conhecidos que chamo de amigo mas SÓ os vejo 1 vez por ano. Não tenho contato com ninguém. Moro com os meus pais. Trabalho com artesanato e desenhos em casa...não me dou bem com nenhum trabalho. Não me sinto competente para nada. Alias nem sinto que sou boa em nada do que faco aoesar de receber alguns elogios eu nao acredito nas pessoas. Meus pais apesar de ajudar nas despesas da casa com o meu trabalho acham que o que faço não é grande coisa. Eles sempre menosprezam o que eu faco. Solteira sem filhos. Não tenho ninguém que me apoia nos meus projetos. Sou uma mulher de aparência muito frágil e pequena . Sou sempre ignorada ou a minha opinião não é relevante. As pessoas se aproveitam
De mim. Nao confio em mais ninguem. princioalmente homens. Namorei durante um ano e meio uma cara que so ficou comigo porque queria diversao e nao compromisso . Raramente saio de casa pois nao tenho dinheiro. A minha famila sarm para ir a igreja e eu fico so em casa . Eles preferem que eu fuque assim. Deuxei de ir a igreja faz muito tempo. Estou cansada disso. Desde os meus 14 anos eu estou lutando mas estou ficando cansada.
Pois sou uma pessoa cerrada tanto emocional como financeiramente.
Não vejo futuro pra mim.

A melhor resposta 22 ABR 2019

Olá Fada! Paulo Martins, Psicólogo Clínico em Recife.

Bom em primeiro lugar percebo que vc gosta muito de fazer seus artesanatos e desenhar neles.

E você também comentou que há pessoas que elogiam seu trabalho. Possivelmente pq vc é boa no que faz.

Vamos lá: qual sua missão de vida? Certo autor dizia que "todas as pessoas deste planeta estão na terra para resolver um problema".

Qual seria o problema que você resolve para as pessoas? Em que vc é boa mesmo?

Ache essa resposta e acharás essa missão, esse propósito.

Ex: em que seus artesanatos ajudam a vida das pessoas? Deixam suas casas mais felizes, e bem decoradas com suas obras.

Tente gastar suas energias apenas com seu artesanato. E nao pare. Continue. Se alguém não te valoriza de fato. Prove o contrário e que essas pessoas nao estão certas.

Crie seu mundo, sua independência. Seu lugar vitimista, não combina com a "batalhadora e guerreira" que existe dentro de vc!

Não encontre dificuldades na vida, mas desafios seja sua palavra chave. Não existe o difícil que não possa ser aperfeiçoado.

Se vc tem um "gap", em alguma área, busque aprender mais sobre aquilo e vc vai ver que o que parecia ser um problema, agora é um desafio superado. E o problema que numa escala de 0 a 10 parecia 8 em grau de dificuldade pra vc, agora nao pasaa de um 2. Isso pq vc melhorou seus potenciais.

[Gap é o espaço que há entre um estado e outro de aperfeiçoamento em qualquer área]

Quer ser a melhor artesã da cidade. Então, que ideias vc pode tirar da sua "cabecinha" que podem melhorar as vendas, o acesso dos clientes e consequentemente lhe dar uma estabilidade financeira.?

Pense, concentre-se, troque as "vozes" derrotistas de sua mente e ocupe-a, preparação, aperfeiçoamento, produção e estratégias de administração do tempo e do dinheiro.

Evite esperar valorização dos outros. Ninguém que esteve certo de sua missão parou por causa das criticas. Supera isso!

Encontre a Força que está e sempre esteve dentro de vc.

Um abraço!

Att

Paulo Martins
CRP: 02/19840

Paulo Sérgio A. Martins Psicólogo em Recife

45 respostas

21 MAI 2019

Nossa me comovi demais com a sua história, que traz consigo um cansaço e uma fragilidade, sei que no momento você não tem dinheiro para procurar um Psicologo, mas que tal procurar uma UBS ou CAPS seu caso é angustiante e intrigante, fiquei sem palavras.

Wenderson Psicólogo em São Paulo

403 respostas

15 ABR 2019

Oi Kaliane. Você cita vários parâmetros que apresentam maior importância na significação interna do que em medidas convencionadas pela sociedade. Vejamos: "Não tenho apenas dois conhecidos; não tenho contato com ninguém, não me dou bem com nenhum trabalho, não me sinto competente, não acredito nas pessoas, meus pais menosprezam, solteira, sem filhos, sou pequena frágil, etc. Se invertermos a escrita, chegaremos ao outro extremo: "todo mundo é meu amigo", "me dou bem com qualquer trabalho", "sinto-me muito competente", "acredito em todo mundo", "meus pais me elogiam muito", "casada"com filhos". No meio dos ótimos e péssimos, há o razoável. Você certamente está fechada, evitando as pessoas. Lembre-se, do mesmo modo que você, na sua intimidade, admira muitas pessoas, quer companhia, trabalho, muitas pessoas também , na intimidade, te olham admiram, consideram-te potencial boa companhia. Permita-se trocar olhares, falas, pensamentos, para além do dinheiro, do físico. O futuro virá de meta realista, consistente, de longo prazo, com aprimoramento do posicionamento perante a iniciação, desenvolvimento e consolidação de vínculos. Certamente um profissional de Psicologia poderá te ajudar muito. Um abraço. Coloco-me à disposição. Ary Donizete Machado - Psicólogo.

8602 respostas

15 ABR 2019

Olá, sinto muito por você. Parece que você está passando por um processo depressivo. Sugiro que você procure um psicólogo. Você está passando por um momento difícil, mas irá passar. Um profissional poderá te ajudar a lidar melhor com isso tudo e sair dessa. Você é importate, não desista de você! Melhoras e boa sorte! Qualquer coisa, estou à disposição.

Psicóloga Milena Puga Araujo Psicólogo em Rio de Janeiro