Meu filho de 4 anos está muito agressivo. O que fazer?

Feita por >Aline Cavalcante · 15 jan 2016 Agressividade

Meu filho de 4 anos presenciou uma briga minha com o pai dele, desde então ele tem medo de barulho muito alto e sangue da cor vermelha e ta muito agressivo. O que fazer?

A melhor resposta 19 JAN 2016

Aline, sou responsável pela unidade infanto-juvenil do CAPS de um município do RJ e enfrento essa situaçã todos os dias. Toda criança que presencia brigas pode desenvolver uma série de transtornos comportamentais assim, o primeiro passo é você não brigar mais na frente da criança. Essa é uma solução que você precisa implementar em seu relacionamento de alguma forma. Já o comportamento agressivo deve ser abordado da seguinte forma:
1. Fale pouco com o menino: crianças abaixo de 10 anos não devem ser submetidas a "discursos" explicativos uma vez que não tem estrutura cerebral para isso, principalmente se forem do sexo masculino. Treine, quando for discipliná-lo a falar o nome e mais 3 palavras, exemplo: João, vem aqui; João, tomar banho..
2. Fale baixo: ao presenciar brigas e gritaria ele terá uma tendência a considerar isso como padrão...portanto, quebre isso falando baixo;
3. Fale sempre segurando pelo pulso: segure firme mas sem machucar

Esses procedimentos fazem parte das estratégias de contenção da agressividade em crianças. Até mais.

Unidade de Neuropsicologia Psicólogo em Teresópolis

1 resposta

19 JAN 2016

Aline, A Criança absorve tudo que vêem nos pais, pois para eles os pais são tudo que eles se espelham, por isso seria necessário uma terapia tanto para a criança como para os pais, para que ambos possam entender o outro. e que as brigas do casal não reflita na criança.

Renata da Fonte Psicólogo em Jaboatão dos Guararapes

12 respostas

18 JAN 2016

Boa tarde! Seu filho ao presenciar essa cena, pode ter desencadeado algum medo, fobia ou até mesmo trauma. Para poder confirmar, encaminhe ele a uma Psicoterapeuta infantil que utilize como ferramenta a Terapia Cognitivo Comportamental, essa profissional irá fazer uma avaliação psicológica e descobrir a causa das agressões, se for o caso promover uma reestruturação cognitiva em seu filho para eliminar o dano causado.

Bárbara Alves de Paiva Psicólogo em Araguari

45 respostas

18 JAN 2016

Olá Aline
Você nos relata uma situação específica.
Seu filho presenciou uma situação que parece, para ele foi bastante traumática, pois você atribui a agressividade dele a este momento e diz que iniciou depois disto.
Sugiro uma entrevista inicial com uma psicóloga que trabalhe com crianças e com EMDR (simplificando, uma terapia específica para estresse pós traumático).
Na entrevista inicial, de anamnese, a psicóloga poderá definir junto com você os passos a seguir. Nesta sessão são colhidos todos os dados da vida da criança, do casal, dos relacionamentos, etc...
Se for pelo trauma, o trabalho será com EMDR. Se não, poderá ser feito um psicodiagnóstico com o objetivo de verificar como está a criança psicologicamente e propor para os pais ou pelo menos para a mãe o caminho a seguir; orientação familiar, ludoterapia, EMDR, .....
Espero ter colaborado com você.
Sandra Colaiori

Sandra Colaiori Psicologia Psicólogo em São Paulo

107 respostas

16 JAN 2016

Boa tarde Aline.Seria interessante você procurar um psicólogo infantil para o seu filho, para que possa avaliar a criança e entender o porquê da agressividade. Pode ser próprio da fase do desenvolvimento pela qual está passando. Após o atendimento e avaliação pelo psicólogo, esse poderá orientá-la melhor em como agir com seu filho. Boa Sorte.

Maria Eni de Mattos Psicólogo em Guarapuava

243 respostas

16 JAN 2016

Olá Aline. Cada fase do desenvolvimento infantil traz alguns desafios para a criança passar e continuar crescendo. Essa agressividade pode estar relacionada as ansiedades naturais do desenvolvimento que está sendo um pouco mais difícil para ele ultrapassar sem necessariamente estar relacionada a briga assistida. Porém você traz um dado importante que é a briga e talvez não só o momento da briga mas um relacionamento tenso entre você e o pai dele. De qualquer forma me parece um pedido de ajuda dele está agressividade. Você pode ajudá-lo conversando com ele sobre o que está acontecendo mas acredito que uma avaliação com um psicólogo pode ser importante porque pode ser definido qual o melhor caminho, uma terapia para ele entender e superar as ansiedades ou somente uma orientação para você de como agir e conduzir para ajudá-lo a superar as dificuldades. Procure ajuda Aline pois vai te ajudar a passar essa fase junto com seu filho. Renata Vidotte Vale

Renata Vidotte Vale Psicólogo em Campinas

22 respostas

15 JAN 2016

Aline, boa noite!
Seria importante você procurar um psicólogo infantil que através da ludeoterapia e da terapia, possam abordar pela fala e pelas atitudes da criança, expressões dos seus sofrimentos e suas dificuldades em relação ao contexto em que vive e que os desencadeiam. Ao ser encaminhado para psicoterapia infantil, a criança é acolhida e ouvida, tendo a oportunidade de expressar seu universo privado. Neste processo, a psicoterapeuta utiliza estratégicas lúdicas como jogos, brincadeiras, desenhos, colagem, pintura, argila, histórias para se comunicar com a criança, investigar e identificar quais os problemas psicológicos a impedem de se desenvolver de maneira saudável para depois ajudá-la a superar suas dificuldades. Neste processo é fundamental o envolvimento dos pais que também tem seus encontros para a compreensão do contexto que está sendo apresentado, bem como para construirmos todos juntos, as melhores formas de ajuda-lo. Estou à sua disposição para maiores esclarecimentos. Abraços, Danielle Almeida

Danielle de Almeida Psicólogo em Rio de Janeiro