O que fazer se minha filha de 4 anos está retendo as fezes?

Feita por >Gisele · 10 dez 2017 Psicologia infantil

Minha filha de 4 anos esta segurando as fezes, não sei mais o que fazer!! Ela teve infecção urinária de repetição a partir dos 2 anos e desde então acrescento PEG 4000 no leite para justamente ajudá-la a evacuar todos os dias. Até então estava funcionando bem, mas há duas semanas que tem ficado uns 5dias sem conseguir ir..chora e segura..chegamos a usar supositórios e Minilax, mas nada adiantou..até que conseguiu..e agora isso está virando hábito. Me preocupo se isso significa chamar atenção oubse tem algo de fundo emocional..estou completamente perdida!

A melhor resposta 14 DEZ 2017

Boa noite Gisele
A saúde física dele já foi averiguada para descartar hipóteses orgânicas? Se sim, sugiro que procure um psicólogo infantil para avaliação, pois existem vários fatores emocionais que podem causar esse comportamento. É importante pensar, por exemplo, se há muita rigidez na rotina do seu filho e se ele pode estar resistindo a essa autoridade retendo as fezes. Isso, em alguns casos acontece, pois o controle do intestino é uma das poucas coisas que a criança pode escolher fazer. Mas, podem existir outras possibilidades também, por isso é fundamental procurar ajuda de um profissional capacitado. Um abraço.

Cristiane Melo Psicólogo em Campinas

232 respostas

19 DEZ 2017

Boa noite Gisele, sugiro que você leve sua filha para uma avaliação médica e depois psicológica, pois ela passa por um processo difícil, você relata que fez uso de medicamentos e que se transformou em um "hábito", isso pode está prejudicando, dificultando em vez de sanar o problema e, você não fala da rotina diária de sua filha, mas sugiro também que procure brincar mais com ela, mudar a rotina diária introduzindo brincadeiras e passeio no parque para aliviar a tensão.Um abraço.

Eliane Weber Psicólogo em Salvador

574 respostas

11 DEZ 2017

Olá Gisele,

Sugiro que busque ajuda do pediatra para entender melhor o que está ocorrendo... se ela está realmente "segurando" ou se há dificuldade na evacuação por algum problema fisiológico. Se aa fezes ficam muito endurecidas, as crianças tendem a chorar e prender para não sentirem dor no momento do coco. Observe esta questão. Caso descosiderem estas hipoteses, busque ajuda de um terapeuta infantil, o qual utilizará de recursos lúdicos trabalhar com sua filha.

Espero ter ajudado

Elisa Lengler

Elisa Canellãs Lengler Psicólogo em Florianópolis

453 respostas

11 DEZ 2017

Gisele, o primeiro ponto é uma avaliação pediátrica, onde o médico vai avaliar se não tem nada errado com criança. Depois a sugestão é que busque um psicólogo que trabalhe com crianças, para analisar a dinâmica familiar e sugerir intervenções que possam te ajudar nesse comportamento. Muitas vezes a criança começa a segurar e controlar a defecação como forma de manipular os pais. Então a orientação psicológica será bem vinda para você. Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

11 DEZ 2017

Olá Gisele.
Sabemos que a encoprese se caracteriza inicialmente por uma constipação que pode ser desencadeada por uma alimentação inadequada ou por alguma predisposição orgânica. Nesse processo, as fezes endurecidas podem causar dor ao evacuar; para evitar a dor, a criança segura a vontade de fazer e se instala um ciclo vicioso. Necessidade e vontade, dor e prazer se misturam em um conflito corporal que logo se torna também um conflito familiar. É preciso trabalhar com sua filha sobre essas vontades, deixando que a s coisas aconteçam naturalmente, sem pressioná-la, sem cobrar. Tenho certeza que a ajuda de um terapeuta seria essencial nesse processo.
Boa sorte! Um abraço

Psicóloga Andréia Cokado Psicólogo em Campinas

8 respostas

11 DEZ 2017

Bom dia Gisele. Converse com o pediatra de sua filha para investigar se é algo fisiológico. Ela tem intolerância a lactose? Caso não seja nada fisiológico, sugiro que procure ajuda de um psicólogo para trabalhar a causa emocional que faz com que ela retenha as fezes. Boa sorte.

Maria Eni de Mattos Psicólogo em Guarapuava

243 respostas

11 DEZ 2017

Olá, Gisele.
Sugiro que converse com o pediatra da sua filha. E veja o que ele fala, assim talvez ele peça mais exames para descartar qualquer outro problema fisiológico, caso não seja encontrada outra razão. Procure por um psicólogo.

Fernanda Veronesi de Menezes Psicólogo em São Paulo