O que fazer para meu filho de 7 anos não segurar as fezes?

Feita por >Adriana · 19 nov 2017 Psicologia infantil

Tenho um filho de 7 anos e ele segura demais as fezes e depois acaba fazendo na cueca

A melhor resposta 20 NOV 2017

Olá Adriana, bom dia.
A saúde física dele já foi averiguada para descartar hipóteses orgânicas? Se sim, sugiro que procure um psicólogo infantil para avaliação, pois existem vários fatores emocionais que podem causar esse comportamento. É importante pensar, por exemplo, se há muita rigidez na rotina do seu filho e se ele pode estar resistindo a essa autoridade retendo as fezes. Isso, em alguns casos acontece, pois o controle do intestino é uma das poucas coisas que a criança pode escolher fazer. Mas, podem existir outras possibilidades também, por isso é fundamental procurar ajuda de um profissional capacitado. Um abraço.

Cristiane Melo Psicólogo em Campinas

232 respostas

21 NOV 2017

Adriana, é possível que seja uma forma dele exercer controle sobre você, dependendo da sua reação de ficar preocupada, de dar uma atenção excessiva a isso. A criança muitas vezes busca formas de manipular os pais em busca de atenção e essa pode ter sido a porta que ele encontrou para conseguir o que quer de você. Mas ao passo que é sempre importante uma avaliação com um médico pediatra primeiro, com o objetivo de descartar problemas físicos. Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

20 NOV 2017

Olá Adriana!
Este comportamento indica um comportamento regredido de busca de controle. É indicado que você proporcione a ele acompanhamento psicológico para que seja possível compreender o que pode estar motivando este comportamento e como melhorá-lo.
A retenção de fez além de causar constrangimentos pode prejudicar a saúde e bom funcionamento do aparelho gastro intestinal.

Abraços

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

20 NOV 2017

Olá Adriana!
Primeiramente, você já conversou com o médico pediatra a esse respeito? Caso já esteja descartada a hipótese de qualquer problema fisiológico, podemos considerar as questões psicológicas. Ele pode estar com dificuldade para dedicar um tempo para ir ao banheiro, isso pode acontecer caso a criança goste muito da brincadeira, fazendo com que ela adie demasiadamente o horário de cuidar do próprio corpo e da própria higiene.
Além disso, existem os problemas mais ligados ao psiquismo e nestes casos será necessário procurar a ajuda de um psicólogo para atendê-lo.
Procure observar se existe alguma razão, ou um horário/dia da semana mais específico, para que isso aconteça. Converse com o psicólogo sobre as suas observações.
Estou à disposição para mais esclarecimentos, ok?
Um abraço!

Sheila Cirigola Psicóloga Psicólogo em São Paulo