Meu filho tem 4 anos e ainda não fala. O que fazer?

Feita por >tales henrique · 23 dez 2016 Dificuldades de aprendizagem

Meu filho tem 4 anos de idade, e não consegue falar nenhuma frase, apesar de ter começado aos 4 meses suas primeiras palavras, ele não teve evolução, pois não passa de mamãe papai e pequenas palavras mesmo assim com muita dificuldade foi acompanhado por fono, e parou, dois pediatras informaram que ele é normal e não tem nenhum grau de altismo,

Estou bastante preocupado com sua evolução perante aos demais crianças em sua idade, apesar de ter um alto grau de inteligencia, bastante elogiado na escolinha, o que fazer:?

A melhor resposta 26 DEZ 2016

Olá Tales!
Com 4 anos ainda não falar realmente é preocupante. Invista em acompanhamento fonoaudiológico e invista na estimulação que este profissional te orientar, se necessário for fazer mais de uma sessão na semana é importante! Além disso psicoterapia é fundamental, uma avaliação psicológica inicialmente, para verificar se há outras questões emocionais e até mesmo da dinâmica da casa de vocês que pode influenciar. O momento para este grande investimento é agora, pois logo entra em período de alfabetização e até lá tem tempo para normalizar esta fala para que não tenha outros atrasos. Espero ter ajudado!

Espaço Recriar Psicólogo em Curitiba

48 respostas

27 DEZ 2016

Bom dia. O pediatra não é a pessoa mais indicada pra dizer se una crianca tem autismo ou não. Ser inteligente também não descarta a possibilidade. Consulte um neuropediatra que te orientará melhor. Não falar ais 4 anos é bastante preocupante e fora do padrão. Também pode ser um DEL Disturbiio Específico da Linguagem. Ou outras questões do desenvolvimento cerebral.....

Denise Ferreria Ghigiarelli Psicólogo em Arujá

57 respostas

27 DEZ 2016

Olá Tales, é fundamental que você dê continuidade ao acompanhamento com a fono e favorecendo promovendo também o acompanhamento psicológico para que todas as dificuldades que ele possua possam ser trabalhadas e desenvolvidas.

Abraços,

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

26 DEZ 2016

Prezados responsáveis, vejo que vocês tomaram medidas muito positivas para a situação do seu filho de quatro anos. A avaliação fonoaudiológica e providencias desse profissional podem agregar muito, juntamente como uma avaliação neuropsicológica, buscando identificar uma hipótese diagnóstica que explique tal situação. Com isso, vocês poderão buscar informações precisas que possam auxiliar na situação familiar de vocês, assim como saber quais profissionais podem contribuir com a situação de modo a não desperdiçar investimentos com medidas que podem não apresentar resultado.

Anônimo-271188 Psicólogo em Florianópolis

63 respostas

26 DEZ 2016

Olá Tales!

Procure urgente um tratamento fonoaudiológico para investigar o aparelho fonador e estimular a fala. E um psicologo para averiguar a parte emocional da criança e também lhe orientar.

Att.

Psicóloga Ana Paula Souza Psicólogo em Guarulhos