Meu filho tem 4 anos e falou para o pai que queria que ele morresse.

Feita por >Nathalia · 4 ago 2023 Psicologia infantil

Meu filho é uma criança alegre, espontânea, muito inteligente e gosta de perguntar tudo.
Hoje seu pai chegou cedo do trabalho, não deu muita atenção , como faz com frequência, ficou no telefone e enquanto eu tava guardando a roupa dele, no mesmo cômodo meu filho falou que queria que o pai morresse, que queria machucar ele. No momento, me virei e perguntei, filho vc gostaria que alguém falasse isso para você? De machucar vc, ele disse que sim. Meu esposo, mesmo que eu brigue muito com ele por isso, ameaça de bater muitas vezes, eu quem me meto pois não concordo com bater em filhos. Sempre estou com meu filho , ele só fica sem mim quando está na escola pois trabalho em casa, não sei se ele escutou na escola, mas ele nunca havia falado algo assim. Me preocupou, o pai ficou até sem falar com ele o resto do dia, eu o acolhi, conversei explicando o que ele havia dito, ele ficou pedindo perdão ao pai que o ignorou. Infelizmente só posso educar meu filho já que o pai dele traz muitas feridas de infância mas nunca procura ajuda. Não sei o que fazer, se me preocupo. Me ajudem?

A melhor resposta 6 AGO 2023

Oi Nathalia,
Percebe claramente que o problema não resolvido nos pais é acionado nos filhos e se reforça quando, neste caso, o pai para se vingar, fica magoado e não fala com o filho.
Teu marido precisa fazer Psicoterapia para curar, sanear, resolver este conflito que está dentro dele, para harmonia da família.
Nada a fazer com o filho... ele apenas externalizou a energia que colhe do ambiente.
Abraços

5817 respostas

7 AGO 2023

Olá Nathalia, obrigado por trazer sua dúvida. Pelo seu relato dá para perceber muita indiferença do pai em relação ao filho, e não é estranho que o filho, numa tentativa de chamar a atenção do pai para si, se expresse com comportamentos agressivos. A criança não tem a maturidade emocional que um adulto tem, então o mais comum é retrair-se ou iniciar comportamentos agressivos, mesmo que sejam verbais. Creio que o que seu filho que é um pai mais presente, mais amoroso, mas pelo que você falou seu marido tem questão mal resolvidas consigo mesmo. O ideal seria seu marido fazer terapia para lidar melhor com esses problemas interiores, mas essa vontade tem que partir dele, não pode ser algo forçado ou obrigado. Quando ao seu filho, procure sempre dialogar com ele, procure mostrar que mesmo que o pai não esteja presente que você está lá para ele. Espero ter ajudado e boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

6 AGO 2023

Bater é proibido, violento e traumatiza qualquer criança. A melhor forma de lidar com isso é conversar,manter a calma e explicar para seu filho que machucar as pessoas não é legal.
O que essa criança está tentando avisar é "eu estou aqui,sinto falta do meu pai,porque meu pai não me dá atenção"
E é isso que precisa ser trabalho em terapia ....pode até ser terapia em família.

Eu atendo online, caso precise

Érika Dipe Psicólogo em São Joaquim da Barra