Minha filha de 4 anos tem perguntado o que faríamos se ela morrer. É normal?

Feita por >Adrielly · 14 fev 2022 Psicologia infantil

Minha filha de 4 anos tem perguntado se ela morrer eu vou ficar triste, perguntou para mim, para o pai e para a irmã, estamos preocupados pois ninguém fala sobre morte em casa. Ela não tem acesso a jogos e nem desenhos violentos, ótimo convívio com outras crianças, ela tem sido bastante agressiva em casa, mas estamos tentando corrigir, porém agora veio com esses questionamentos de o que faríamos se ela morrer.

A melhor resposta 15 FEV 2022

A pergunta é: aos 4 anos, uma criança tem a mesma noção de morte que um adulto?
Uma criança dessa idade pode entender muitas coisas, mas não tem as mesmas experiências de vida que um adulto tem. Então suas palavras podem ter outro sentido.
Nessa idade, o medo de sofrer abandono é muito comum. É importante reafirmar o amor e a segurança com palavras muitas vezes.
Dizer "eu sempre vou te amar" pode ajudar a criança a entender que não será abandonada.

Claudia De Simone Psicóloga Psicólogo em Diadema

2 respostas

15 FEV 2022

Oi Adrielly!
Crianças aos 4 anos de idade estão numa frase de curiosidade, questionamentos e algumas vezes necessidade de chamar atenção e de se sentirem amadas.
A morte é um tabu e as crianças não tem conhecimento do que ela significa. Por isso, sugiro que converse mais com sua filha tentando entender o que essas perguntas e comportamento tem significado para ela. Observe também o momento em que surgiram as primeiras mudanças em seu comportamento, principalmente à agressividade.
As crianças tem um jeito peculiar de se expressar. Se ela já ingressou na escola, procure professores e equipe escolar para verificar se esse comportamento é exclusivo de casa ou se ela tem apresentado comportamentos semelhantes na escola.
A correção é necessária desde o momento em que se conhece às causas. A psicoterapia infantil também é de grande auxílio nesses casos.
Lisandra Matos de Pinho - Psicóloga

Anônimo-396986 Psicólogo em Rio de Janeiro

55 respostas

15 FEV 2022

Olá Adrielly,
Você já questionou o que ela sabe a respeito da morte? Ela sempre foi uma criança agressiva ou o seu comportamento mudou? As crianças nesta idade não possui um entendimento adequado sobre morte, é importante você questionar para saber o que ela sabe a respeito deste assunto. As crianças se expressam muito através dos desenhos, é importante observar o que ela tem desenhado e brincar com ela para identificar se ela está sendo agressiva nas brincadeiras lúdicas. O correto é você levar ela para um atendimento presencial com um profissional, e observar como está a relação dela com todas as pessoas do convívio diário.

Abraços

Psicóloga Amanda Cesena Psicólogo em São Paulo

11 respostas

15 FEV 2022

Andrielly,
Voce sabe quem voce é? Sabe qual a sua verdadeira identidade? E o que veio fazer aqui?
Voce sabe quem é a sua filha?
Sua filha veio através de voces, mas não é de voces.
Converse francamente com ela, quem está vivo está vivendo este espaço de tempo aqui neste planeta para fazer alguma coisa, cada um terá que descobrir isso. E, depois que cumprir com o seu objetivo, volta pra casa.... estamos aqui, temporariamente. Todos voltam para casa, no seu devido tempo.
O que sua filha precisa fazer é viver com alegria a vida que ela tem e realizar o que ela deseja no seu coração, auxiliada por voce pais, que tem a obrigação de ajudar ela a compreender e quando fazer.... auxiliar a fazer, mas não impedir; dar segurança, mas não frustrar, bloquear... Ela vai ser o que os pais permitirem - pais felizes criam filhos felizes... pais frustrados, criam filhos frustrados - colhe-se o que se planta.
Por isso os filhos são maravilhosos porque desafiam os adultos para que eles se realizem, sejam felizes!

5817 respostas

15 FEV 2022

Boa noite Andrielly
As crianças se expressam através dos comportamentos, as vezes as palavras não têm um mesmo significado do real.
O importante é que ela está expressando algo que a está deixando em sofrimento psíquico, algo que quer conversar mas não tem as palavras corretas para um entendimento maior.
Consulte uma psicóloga.
Psicóloga Andreia Maria Duarte de Oliveira

Andréia Maria Duarte de Oliveira Psicóloga Psicólogo em Porto Alegre