Filho de 4 anos que só fala em bunda

Feita por >Gabi · 15 out 2020 Psicologia infantil

So não digo que é 24h por dia por que ele dorme. Outro dia ele pegou um objeto para colocar no ânus. Fico com meu filho 24h por dia, não deixo ele com ninguém por isso tenho certeza de que ele não está sofrendo abuso sexual. Ele fica o tempo todo dando tapas no bumbum e fora quando ele coloca uma mão em cada Nadega e abre a bunda e fica se remexendo... Isso me mata de vergonha. Chega em qualquer lugar e grita: BUNDA! Somos evangélicos e não assistimos programações imorais em casa. Já conversei muito com ele e quando percebi que a conversa não adiantou, parti para o castigo, para a reclamação e até para a punição: cada vez que ele coloca a mão no bumbum( Nadega) dou uma palmada e nada está adiantando. Lembrando que ele não mexe no ânus coçando ou masturbando sei lá. Ele abre a bunda e fica se remexendo e falando em bunda da hora que acorda até a hora que aí dormir, já estou surtando.

A melhor resposta 16 OUT 2020

Olá Gabi.
Grata por sua pergunta.
Fico feliz por você já ter esclarecido que tem certeza que ele não sofreu nenhum abuso.
Então procure não valorizar essa ação dele batendo ou falando sobre isso. Apenas mostre algo do interesse dele, chame para outra atividade lúdica. Ofereça lápis para pintar, tintas, quebra cabeça, peças de montar e desmontar, música, canto, caminhadas, passeios. Planeje atividades variadas para todos os dias da semana.
Pense que é uma fase e que logo isso vai passar. Procure ler sobre o desenvolvimento da sexualidade nessa idade e a necessidade de descobertas da criança. Evite expor esse assunto para outras pessoas que possam usar de preconceitos e chacotas contra o seu filho.
Procure ajuda psicológica se a situação se estender e lhe causar muita ansiedade.
Fico á disposição.
Psicóloga Maria Nair de Castilho Ramlow

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

884 respostas

16 OUT 2020

Olá Gabi! Grato por escrever. Ainda não temos mais detalhes da história dele, da constituição da família, da rotina de vida. Essas informaçoes nos ajudarão a dar respostas melhor embasadas. A parte isso, por enquanto é possivel sugerir algumas reflexões:
- Criança de quatro anos apresenta muita curiosidade e abertura mental para experimentar novidade. Isso pode implicar, oferta de outros estímulos e brincadeiras para ele;
- Você, como adulta, pode imaginar, inventar, direcionar para ações interessantes que podem inviabilizar esses comportamentos. Vejamos algumas alternativas práticas e saudáveis:
jogar queimada, chutar bola, pega-pega, esconde-esconde, caça ao tesouro, carrinho, charadas, advinhas, peteca, pião, bolinha de vidro. Também ter cachorro pode ser muito bom.
Evite celuares, televisão ou qualquer troca ou observação passiva de situação virtual.
Não dê atenção, nem negativa, nem positiva a esse comportamento, ignore, direcione outro comportamento.
Cuidado: todas as posturas práticas de todas as religiões sérias, feitas com ética, são válidas, mas a ação da família, é primordial.
Não conseguimos, por mais que queiramos, controlar tudo, acertar todas as escolhas, precisamos humildade para nos redirecionar.
Nós, psicólogos, ficaremos realizados e felizes, se for possível, em te ajudar a ponderar de forma mais abrangente e profunda, a construção da identidade de seu filho, intimamente, vinculada ao desenvolvimento da identidade do grupo familiar.
Conte com um de nós.
Atenciosamente (em tempos de longa duração de elevada taxa de pandemia, sejamos razoáveis: máscara, higiene, distanciamento físico, abertura mental, senso de realidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8607 respostas

16 OUT 2020

Gabi, pode ser que ele esteja fazendo isso para chamar a atenção e está conseguindo.... procure um profissional. qqcoisa sou Mônica

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro