Meu filho de 16 anos está envolvido com drogas

Feita por >Aline · 30 nov 2015 Drogas

Meu filho de 16 anos está usando drogas e parece que vendendo também (vi conversas e fotos no cel dele). Somos uma família unida. Não sei como agir.. Me ajudem por favor. Grata

Não temos muitos recursos financeiros, mas preciso muito da orientação de vocês

:( me ajudem por favor.

Grata

A melhor resposta 1 DEZ 2015

Olá Aline. As vezes é difícil admitir, mas o fato de buscar ajuda indica que algo não vai bem. A fase a adolescência por si só já é um momento de turbulência pro adolescente, pois está em busca da construção da sua identidade, então ficar perdido é normal. Porém, é importante que ele tenha suporte para não desviar e ir para o caminho errado, que é o que está parecendo. Acredito que você deva buscar uma ajuda psicológica para o seu filho de um psicólogo, todavia, se ele resistir e não quiser ir, seria importante que você buscasse esse apoio psicológico para poder se fortalecer para buscar alternativas para lidar com ele da forma mais saudável e poder ajudá-lo. Qualquer dúvida estou a disposição. Um abraço

Dione Issagava Duarte Psicólogo em Ribeirão Preto

43 respostas

1 DEZ 2016

Busque ajuda profissional! A familia de usuarios de drogas precisa de acompanhamento assíduo.
Psicologa Cida Santos

Doutora Aparecida Paula Santos Psicólogo em Rio de Janeiro

21 respostas

3 DEZ 2015

Olá Aline, oriento você a procurar um CAPS ( centro de atenção psicossocial), lá você vai obter a ajuda necessária para lidar com seu filho, pois esta instituição lida com pessoas que fazem usam de substancias químicas.

Psicóloga Érika Barra Psicólogo em São Paulo

28 respostas

2 DEZ 2015

Olá Aline, invista sempre no diálogo dentro do ambiente familiar. Procure escutar seu filho, sem julgamentos e pré conceitos. Paralelamente, busque ajuda especializada. Os CAPS adi (Centro de Atenção Psicossocial álcool e drogas infantil) são instituições públicas que lidam diariamente com questões como essas, atendendo também a família. Procure o CAPS mais próximo de sua casa para ter mais informações. Espero ter ajudado.

Ludmylla Andrade Gomes Martins Psicólogo em Brasília

11 respostas

2 DEZ 2015

aline, procure orientaçao junto ao conselho tutelar de sua cidade.eles vao te dar as coordenadas ,ok? um abraço fraterno, sandra.

Sandra Elena Carosio Psicólogo em São José do Rio Preto

479 respostas

1 DEZ 2015

Boa tarde Aline. É ótimo que sua família seja unida, melhor forma de lidar com um problema tão grave e que também é social. Muitos jovens encontram nas drogas a forma mais rápida de subir na "vida" e conseguir poder. Os adolescentes não têm uma visão ampla de futuro, querem viver só o momento, a droga dá sensações imediatas. Importante que o pai ou os homens da família, mais velhos e experientes, alguns inclusive que tenham tido qualquer tipo de experiência em drogas ou álcool, para conversar com ele e expor o lado negativo das drogas. Além do psicólogo para escutar e orientar, a família precisa dar suporte e limites. Boa sorte. Saudações, Célia Jovanka.

Célia Jovanka Psicólogo em Rio de Janeiro

658 respostas

1 DEZ 2015

Olá Aline, muitos são os caminhos é uma questão muito difícil mas precisa de decisões a serem tomadas. O amor e a união da família é fundamental mesmos nos momentos mais complicados que virão; muita paciência e união para ajudar o seu filho e peça ajuda de todos tanto direta como indiretamente; procure informar através da internet os órgãos publico que dispõem de instituições que lidam e trabalham com a questão das drogas, primeiro procure lugares próximo ao seu bairro, na prefeitura da sua cidade e veja as orientações que são dadas, faça também uma busca por blog ou entidade que lidam com a questão da droga e família; a outra tarefa e a mais difícil e necessária é uma reorientação na vida do seu filho, mudanças de ambiente tanto local, como na escola e convivo social são de fundamental importância; O que importa é nunca desistir e mostrar para ele, sem forçar, que a vida tem outros caminhos que devem ser seguidos e que ele poderia começar a enxergar.

Jair da Silva Cerqueira Psicólogo em Osasco

64 respostas

1 DEZ 2015

Olá Aline, o ideal, já que é certo o fato do uso e talvez venda, é a família procurar uma orientação profissional e se for necessário encaminhar seu filho para uma internação em clinica de reabilitação. Existem bons profissionais em Campinas que podem fazer esta orientação e encaminhamento. Sei que é difícil mas quanto antes se buscar a ajuda melhor o resultado. Existem também entidades que podem ajudar como AA para alcoólatras existem para uso de drogas também. Procure se informar na sua cidade se existem essas organizações. Eles podem atender sua família e seu filho. Abraço. Renata Vidotte Vale

Renata Vidotte Vale Psicólogo em Campinas

22 respostas

1 DEZ 2015

Aline, muito angustiante sua situação. Você e sua família precisam de orientação,ajuda e apoio. Procure o auxilio de um profissional. Em São Paulo o Caps é uma instituição que trabalha com essas questões. Já para um trabalho particular procure Faculdades de psicologia que tem serviços a preços simbólicos. Boa sorte. Abs.

Cláudia Nejme Psicólogo em São Paulo

51 respostas

1 DEZ 2015

Olá Aline,
É muito difícil para uma mãe lidar com este tipo de situação. Talvez seja importante que voce possa receber ajuda e orientações, bem como ele próprio. Estou à disposição para conversarmos, e se achar interessante, procure um Narcóticos Anonimos na sua cidade. Eles oferecem ajuda gratuita e é um bom começo para conscientização e recuperação.

Isabela Corrêa Psicólogo em Curitiba

1 resposta