Comportamento em adolescente de 16 anos

Feita por >Cris · 22 jun 2020 Adolescência

Meu filho de 16 anos se recusa a tirar a blusa de moletom mesmo fazendo 40 graus no verao... por causa disso nunca sai de casa. Ja conversei inumeras vezes mas sem sucesso... se recusa a falar com um psicologo... nunca namorou.... so se relaciona com quem joga o mesmo jogo que ele no Play Station...

Eu e meu marido estamos bastante incomodados com essa situacao..

A melhor resposta 23 JUN 2020

Olá Cris, entendo seu incômodo.
Seria necessário um acompanhamento para compreender o que está se passando com ele.
Me parece que ele não quer ajuda.
Mas talvez ir pelo caminho de entender o que ele pode estar sentindo?
A blusa no calor ou uso constante, tem um sinal de algo neste comportamento.
Uma conversa leve, sempre com amor pode ajudar nesta aproximação.

Rosimeire Faria Psicólogo em Guarulhos

2 respostas

23 JUN 2020

Olá Cris! Grato por participar. Seu relato, ainda que curto, aponto pontos sérios a serem cuidados. Embora seja comum pessoas de dezesseis anos recusarem-se a ir a psicólogo, não é bom o comportamento de evitar tirar o moletom, assim como não é bom trocar a vida real pela vida virtual. Muitas vezes direcionamos formas de lidar com os filhos através dos pais. Certamente será muito útil de importante vocês aprofundarem com a ajuda de um psicólogo, o entendimento mais abrangente da história dele, da família, a rotina de vida. Com esses dados buscar soluções para o problema. Estamos à disposição para maiores esclarecimentos e possíveis ações concretas. Atenciosamente: Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8607 respostas

22 JUN 2020

Olá Cris!
Embora ele seja resistente o indicado mesmo é que inicie a psicoterapia.
Tanto para trabalhar a questão da autoestima como também as habilidades sociais já que ele passa muito tempo jogando.
Não deixe de procurar ajuda!

Fico a disposição.

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo