Meu bebê raramente ri de algo engraçado

Feita por >carol · 22 out 2020 Psicologia infantil

Meu bebê eh bem sério raramente ri de algo engraçado, tenho um filho de 3 anos a qual tenho q dar mais atenção e com isso acho q o desenvolvimento do meu bebê tá atrasado por não dar atenção exclusiva a ele, meu bebê eh mto quieto, quase não olha p mim, fala mama, papa, dada, entende quando peço p ele dar algo, entende qdo eh p bater palmas, ele tem medo de engatinhar, só ele cair de bruços no chão sozinho q ele já chora e não consegue engatinhar, quando quer algum objeto q tá longe ele tenta ir indo de bumbum p alcançar, ele eh mto quieto, serio, no banho tento estimular ele p ver se ele sorri mas raramente sorri e tem medo qdo espirro água nele, tem 9 meses, ele gosta de andar com apoio de minhas mãos, me sinto mal saber q ele pode tá assim mais parado no desenvolvimento por causa do meu filho mais velho, tanto q são bem diferentes meu mais velho nessa fase engatinhava, mexia em td, abria coisas, andava sem apoio, ria mto, sempre mto ativo, e meu bebê eh mto quieto, mais parado, não mexe mto em brinquedos, não se interessa em por eles na boca, isso eh normal?
Ele pode ter algum problema?

A melhor resposta 27 OUT 2020

Olá Carol. Primeiro é preciso entender que não existe uma formula de crescimento e adaptação em que todos os seres se igualem perfeitamente. Somos todos diferentes e de fato somos afetados pelo ambiente. Tente entender o que estimula mais seu filho, na tentativa e erro mesmo. Talvez ele seja mais introvertido mesmo e demore mais para se expressar no mundo. Minha dica é no momento não se agarrar a um ideal bebê, mas sim entender que bebê é esse, se aprofundar no que ele é. Desta forma você irá entender aonde agir e atuar para possibilitar uma maior expressão dele. Está tudo bem eles serem diferentes, agora busque entender mias essas diferenças e não coloca-las como um problema. Um grande abraço

Anônimo-381669 Psicólogo em São Paulo

40 respostas

24 OUT 2020

Carol, sinto q vc ta muito nervosa e preocupada. Vc consultou o pediatra dele para saber se tem algo errado p idade dele?
Abs Mônica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3149 respostas

23 OUT 2020

Olá Carol! Cada ser humano é único, seu filho também. Você apresenta uma série de dúvidas que será importante, para ficar mais tranquila, passar por avaliação adequada de desenvolvimento infantil, considerando as particiularidades da história de seu filho. Converse com mães de crianças da mesma idade. Não parte do princípio de que pode haver algum problema. Talvez não haja nenhuma alteração que precise de intervenção.
Conte, além do psicólogo, também com a avaliação pediátrica.
Estaremos à disposição.
Abraços virtiuais (em tempos de longo período de alta taxa de contágio da pandemia, sejamos razoáveis: máscara, higiene, distanciamento físico, senso de comunidade, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8689 respostas

23 OUT 2020

Oi Carol,
Nenhum filho é igual ao outro. Por isso não se preocupe em compará-los.
Te aconselho a dividir isso com o pediatra dele.
Um abraço.
Rute Martins - Psicóloga Clinica

Rute Martins Psicólogo em São Paulo