Medo de decepcionar

Feita por >Renata da Silva Santos · 6 ago 2018 Autoestima

É difícil explicar o que sinto ou como me sinto , mais vou tentar ... Sou casada , com uma pessoa maravilhosa a qual é ótimo pai , trabalhador e esposo ... Porém tem alguns momentos de arrogância e ignorância ... Ai que começa nosso problemas ele é uma pessoa que fala com arrogância as vezes não só comigo mais com nossos filhos e isso me incomoda muito ... Pois eu tenho muita paciência ... Não consigo maltratar as pessoas ou trata Las com desprezo e nem responder mal ... E ele faz isso e isso me incomoda muito ... Brigamos sempre por essas atitudes dele e sinto que isso está afetando nosso casamento ... Eu tenho medo de descepcionar as pessoas ... De magoar as pessoas e me sinto triste e desapontada quando fazem isso comigo ... As vezes me sinto que sou carente e dependente de atenção e que isso me magoa muito quando ocorre porém tbm perdoo com muita facilidade e acredito que por esse motivo as pessoas sempre me descepcionam ... Enfim acredito que isso é algum problema psicológico ... Choro por qualquer situação e estou me sentindo perdida por ser assim

A melhor resposta 6 AGO 2018

Olá Renata. Acredito que algumas crenças que carregamos desde nosso núcleo familiar, como por exemplo: "Todas as pessoas precisam gostar de mim" ; "Eu tenho que agradar a todos" fazem com a gente se sinta deprimido quando isso não acontece e pensamos: "Devo estar errando em alguma coisa", gerando mais sentimentos negativos, assim não se consegue desenvolver habilidades assertivas de relacionamento com as pessoas (principalmente as mais próximas).
A proposta psicoterapêutica é fortalecer essas habilidades, enfraquecendo essas crenças nucleares que causam sentimentos negativos (sentir-se magoada, desprezada, etc) e aumentar sua autoestima e confiança nos relacionamentos sociais.
Espero ter colaborado de alguma forma. Estou à disposição. Abraços. Eliana Benedetti.

Eliana Benedetti Psicólogo em Americana

363 respostas

7 AGO 2018

Oi Renata, boa noite!
Geralmente o medo de decepcionar, contrariar o outro está ligado ao medo, a fantasia de não ser amado e aceito pelo outro. Isso se constitui desde tenra infância quando a criança por alguma razão entende que deve agir de determinada maneira para ser aceita, do contrário se sente ameaçada, acha que não será amada sendo do seu próprio jeito . Em certa medida, isso tem como consequência se sujeitar ao outro - e quando você diz perdoar fácil e por esse motivo as pessoas acabam te decepcionando novamente, me parece possível que seja para não entrar em conflito com o outro, por isso "esquece" e 'se sujeita' (faz sentido pra você?). Isso traz muito sofrimento, de fato, pois é uma dor profunda quando sentimos que o outro não tem o mesmo cuidado que temos. Mas é importante poder olhar pra você e descobrir de onde vem essa necessidade em agradar o outro, qual a fantasia que se tem em não poder decepcionar o outro... uma boa análise permite que você possa se conhecer a fundo e nesse processo, se sentir menos perdida e mais confiante, mas segura em relação a si mesma, e isso fará com que se sinta segura em suas relações, podendo ser mais assertiva.
Espero ter podido ajudar. Estou à disposição caso queira conversar mais a respeito.
Um abraço.
Monique

Monique Carvalho Psicólogo em São Paulo