Me sinto triste comigo mesmo

Feita por >Juan · 31 mar 2022 Motivação

Me sinto desmotivado, triste, tudo q eu tento parece q da errado de alguma forma.. falho muitas vezes, sou desorganizado, desatento, impaciente e isso tudo me cansa, fico sem vontade de trabalha.. consegui um psicólogo de graça mas as vezes parece q ele não me entende ou eu q não sei explicar oq eu sinto.. tenho vontade de ir num psiquiatra perguntar se preciso de medicação mas sinto q não vou explicar bem ou ele não vai me entender e pode me medicar errado. Fico muito triste com essas coisas, tudo se torna um problema.. não aguento mais nem as mínimas coisas

A melhor resposta 3 ABR 2022

Juan,
Legal voce expor sua situação aqui.... é como voce se encontra, é o impacto que está sentido, só que talvez esteja se colocando de forma errada, talvez esteja se colocando como vítima da situação e é isso que precisa entender!
Todos nós estamos aqui para dar satisfação a nós mesmos; nos desafiamos estar aqui, escolhemos o ambiente, o meio, escolhemos as experiências que queriamos fazer.
A realidade não é a mesma para todos, cada um constroi a sua realidade. O mundo, o meio é um enorme utero onde cada um gestina a si mesmo, desenvolve seus talentos e uso os recursos que tem de uma forma a ponto de tornar-se o que faz, cada um colhe o que semeia. Voce está aqui, vivendo esta realidade, e não é por acaso. A vida te deu a liberdade e o livre arbítrio para que voce pudesse realizar tudo o que quiser. Como voce está usando este poder?
Como se enxerga? A quem está sendo fiel? Quem é voce?
Os resultados que voce está colhendo te mostram que deves mudar... só que voce está sendo insensível contigo mesmo e continua fazendo o que os outros dizem ou querem e não o que a tua alma quer... enquando for infiel a si mesmo, vai continuar colhendo péssimsos frutos.
Não, não precisa gastar com psiquiatra e achar que medicação salva... não, medicação não salva ninguém. Voce não precisa fazer isso. Voce precisa de si mesmo, ouvir e fazer o que a sua alma quer. Quando fizer isso, a saúde retorna e os problemas começarão a desaparecer. E, se precisar de orientação, não aceite trabalho de graça, por isso que o psicólogo não está te ajudando... precisa pagar para ter retorno, voce não é um pobre coitado; está em dificuldade, mas é um ser que está lutando. Portanto, faça trocas e não aceite de graça. Seja um homem que valha a pena e não que dá pena.
O teu secesso, só depende de voce mesmo!

5826 respostas

1 ABR 2022

Juan, boa tarde!

Seu relato não aqui é muito resumido, o que dificulta uma compreensão a cerca do que está vivenciando. É importante que encontre um profissional que você possa trazer com mais clareza o que está acontecendo, já que segundo você mesmo, o psicólogo que o acompanha, talvez não esteja compreendendo suas vivências. Você precisa passar por um processo que proporcione autoconhecimento, isso irá te ajudar em alguns pronto citados por você a exemplo da desorganização, desmotivação e impaciência.

Paula Gomes Maciel Rodrigues Psicóloga Psicólogo em Fortaleza

10 respostas

1 ABR 2022

Oi Juan,
A psicoterapia é um processo de médio a longo prazo. Te aconselho a falar com seu psicólogo a dificuldade em explicar o que sente, falar da sua vontade em procurar um psiquiatra, mas tem receio de não conseguir colocar o que realmente esta se passando com você. Seu psicólogo pode ajudar fazendo um laudo do seu estado emocional para o psiquiatra.
Um abraço.
Rute Martins - Psicóloga clinica

Rute Martins Psicólogo em São Paulo

1408 respostas

1 ABR 2022

Não sei se você observou, mas no seu discurso há mesmo algumas falhas de comunicação, a primeira é que ele não traz uma pergunta, apesar de essa área ser dedicada a perguntas e respostas, parece muito mais um desabafo, o que dificulta ao seu interlocutor entender o que você realmente quer, se é perguntar algo ou desabafar algo. Porém ao identificar sua insatisfação com essa dificuldade em expressar o que você deseja, eu me pergunto também se você tem claro para si mesmo de onde vem tais dificuldades, aliás, talvez entender a origem de todas essas dificuldades seja a raiz do problema. No que toca à relação com seu psicólogo talvez leve um pouco mais de tempo para ele te entender, não apenas pela comunicação, mas porque o psiquismo humano é extremamente complexo e realmente leva um bom tempo até entendermos bem uma pessoa, portanto, apesar de compreender que você já não aguenta mais essa situação e que talvez você deseje se livrar dessas sensações desagradáveis o quanto antes, eu recomendaria tentar exercitar um pouco mais a paciência, esperando um pouco até a terapia gerar um melhor esclarecimento e até conversar com seu psicólogo sobre você ter a impressão de não estar sendo compreendido, afinal, como apontei no início, essa pode ser justamente uma das questões a serem tratadas na terapia.
Um grande abraço!

Weslley de Sá Farias Psicólogo Psicólogo em Aracaju

24 respostas

1 ABR 2022

Olá Juan8! Grato por escrever! Trabalho sério com psicólogo, exige persistência, disciplina, insistência, mente aberta, regularidade por longo tempo. Em certa medida, será importante, em vez de você esperar que ele te entenda, será você se esforçar para entendê-lo, afinal quem quer e precisa se modificar é você.
Uma sugestão simples: aceite um trabalho simples com servente de pedreiro, auxiliar de ajudante, persiste nele por alguns anos. Após isso, frentes interessantes te aparecerão.
Sei que você não entendeu os fundamentos da sugestão, mas há vários.
Estou a disposição para melhor explicar.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos (atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento), até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Pondere o uso de máscara! Mantenha proximidade afetiva com distanciamento físico.

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico e orientador ocupacional