Sou extremamente nervosa e me sinto triste. Como buscar ajuda?

Feita por >Lara · 30 mai 2016 Psicologia clínica

Olá! Tenho 28 anos, sou casada e não tenho filhos. Depois que casei passei ser uma pessoa totalmente diferente, muito mais nervosa, irritada. Ha épocas em que choro muito e tenho muita tristeza, e outras com muita ansiedade. Porém, o problema maior está no nervosismo. Tenho até dó de meu esposo, pois chego a ser insuportável. Há dias em que até uma brincadeira dele é motivo para me deixar muito brava, uma ira incontrolável por nada. No trabalho também tem me afetado, pois nada está bem e não consigo ficar contente. Já pedi demissão três vezes, mas a empresa conversa comigo e não deixa eu sair. Não gosto de sair de casa e odeio visita. Além disso, sofro muito com meu peso, pois engordei 25 kg depois da casada. Como descobrir o que tenho? Como conseguir ajuda?

A melhor resposta 31 MAI 2016

Olá Lara!
Você não menciona em seu relato a quanto tempo é casada, porém, a primeira ajuda que acredito ser a melhor para buscar é a de um médico endocrinologista.
As vezes a mudança de humor e ganho de peso está associado a algum problema orgânico então é importante que você faça essa avaliação com o médico, principalmente se estas mudanças ocorreram em um curto período de tempo.
Após avaliar com o médico especialista sua saúde física buscar a ajuda de um Psicólogo lhe trará inúmeros benefícios, parece que tanto em sua profissão quanto em seu casamento você encontra-se descontente de alguma forma, ou então, encontra-se descontente com algum aspecto seu e desloca esse sentimento para seu emprego e marido.
É muito importante que você reflita sobre essas questões, conhecendo a natureza destes sentimentos e impulsos que possui.

Fico a disposição,

Atenciosamente,

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

9 JUN 2016

Boa noite Lara!

Você não relata se esse comportamento e sentimento sempre aconteceu ou se começou após o casamento e o ganho de peso.
Parece que você tem tido alguns conflitos com a adaptação ao casamento e a nova realidade da sua imagem corporal.
É preciso fazer uma avaliação mais profunda para identificar se o seu stress é consequência ou causa dessa situação.
Indico psicoterapia, por que lá no setting terapêutico você poderá aprender a manejar a sua irritabilidade e stress, trabalhar a sua identidade e reavaliar esse momento.
Sabe Lara, todas as respostas você já tem dentro de si, um psicólogo só ajudará a encontrá-las.
Outra indicação seria uma atividade física (caminhada, corrida, musculação), a mudança dos seus hábitos de vida (uma reeducação alimentar), aprender a fazer exercícios de relaxamento, ficar um tempinho (ainda que seja de 15 minutos inicialmente) sozinha praticando exercícios de respiração, meditação ou ioga também é muito válido.

Quando mudamos o nosso estilo de vida conseguimos ter mais facilidade para lidar melhor com questões internas, entretanto, as suas questões mais profundas só serão tratadas em psicoterapia.
A mudança no estilo de vida pode ser muito benéfica para você e caso você continue nervosa e triste procure ajuda, busque psicoterapia em sua cidade (procure por um psicólogo registrado em Conselho Regional de Psicologia).

Estou à disposição,

Atenciosamente

Mônica Reis Psicólogo em Rio das Ostras

11 respostas

30 MAI 2016

Olá Lara. Sabemos que o estresse, a raiva e o nervosismo fazem parte de nossas vidas. Mas, a partir do momento em que passam a nos prejudicar, é importante buscar ajuda. A terapia pode te ajudar a compreender de onde vêm seus sentimentos, o que os causa e aprender formas de lidar com eles para que não te tragam tanto sofrimento. Sei que é difícil procurar ajuda, mas tente dar o primeiro passo: converse com um profissional, busque orientações. Estarei disponível caso queira tirar alguma dúvida!

Marilia Siqueira Psicologia Psicólogo em Diadema