Me sinto não merecedora de nada na vida.

Feita por >O que fazer · 11 mai 2023 Abordagem psicológica

Antes eu tinha vontades, tinha coragem, perspectivas. Com o passar do tempo, e com as porradas da vida, senti que perdi o brilho, perdi a vontade, perdi a coragem, o desejo, os sonhos... me sinto vazia. Não tenho coragem de enfrentar os problemas, na verdade sinto que tenho problemas de mais, e muitos que nem fui em quem criei. Sinto que a vida nao faz sentido nenhum, sinto que vivo num limbo e que na verdade eu nao tenho nada porque não mereço ter nada. To quase desistindo de tudo. Chega a ser dificil de explicar, mas é como se eu nao sentisse nada.

A melhor resposta 12 MAI 2023

Olá!
Entendo que você esteja passando por um momento difícil e sinto muito que esteja se sentindo assim. Parece que você perdeu a motivação e a esperança na vida, e que está lutando contra muitos problemas e sentimentos que parecem impossíveis de serem superados.
Neste caso, é importante lembrar que você não está sozinha nessa situação e que muitas pessoas passam por momentos semelhantes de desesperança e perda de sentido. É possível que esses sentimentos estejam relacionados com traumas ou experiências dolorosas do passado, ou talvez com desafios presentes que parecem insuperáveis.
Eu sugiro que você tente explorar esses sentimentos e problemas mais a fundo, talvez com a ajuda de um profissional da psicologia. Através da terapia, você poderá examinar esses problemas e sentimentos que estão causando sofrimento e trabalhar para encontrar soluções possíveis.
É importante que você se permita sentir todas as suas emoções, mesmo que sejam negativas. Muitas vezes, quando tentamos reprimir sentimentos dolorosos, acabamos criando uma espiral de negatividade que nos afasta ainda mais da felicidade e satisfação na vida.
Tente encontrar maneiras de se conectar com suas emoções positivas, mesmo que pareça difícil no momento. Talvez isso possa ser feito através de uma atividade que te traga prazer, um hobby, ou conversas com pessoas que te apoiam e te entendem.
Lembre-se que é importante cuidar de si mesma e não desistir. A vida pode ser desafiadora, mas também pode ser bonita e significativa. Com tempo, paciência e a ajuda certa, é possível encontrar sentido e felicidade novamente.
Estou à disposição.
Um abraço!

Herson Alex Psicólogo em Blumenau

134 respostas

31 MAI 2023

olá! Você estar precisando de ajuda? Então é só entrar em contato comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

15 MAI 2023

Olá, O que fazer, espero que esteja tudo bem com você.

Esses sentimentos que relata não devem ganhar mais espaço em sua vida, e por isso você deve começar a buscar ultrapassá-los desde já. Ao vir aqui, você já está dando um passo importante, que é de buscar ajudar profissional para você. Com a vontade de mudar, aliada a um acompanhamento profissional, você poderá ter bons resultados, e poderá recuperar totalmente tudo aquilo que você um dia já viveu, e desejou para si, como seus sonhos, perspectivas, coragem e projetos pessoais. Recuperar o sentido pessoal da vida, ou recriar um sentido novo para sua existência, é algo que todos estamos sujeitos a experimentar ao longo de nossas vidas, e esses momentos podem nos oferecer grandes oportunidades de mudanças e crescimento pessoal. Talvez você esteja se preparando para vivenciar algo realmente novo, que te traga novas perspectivas e te apresente um novo horizonte a sua frente. Um profissional de Psicologia pode te ajudar a superar esses sentimentos que relata, e te oferecer condições para você desenvolver seu potencial a partir disso que está vivendo. Procure não deixar que esse estado se avolume em sua vida, afetando ainda mais setores em seu dia a dia. Acredito que com o desenvolvimento de seu autoconhecimento, você vai descobrir como se conectar com o melhor de si, e com suas novas possibilidades. Desistindo, você não vai obter o que deseja. Procure ser um pouco mais paciente com seu processo, que com certeza você vai transformar esse estado em que está vivendo, em uma cenário muito melhor para si. Se houver possibilidade, procure iniciar seu processo de psicoterapia com um profissional de Psicologia.

Espero ter te ajudado, e desejo que tudo fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

15 MAI 2023

Olá... obrigada por escrever...
O primeiro passo você já deu, e geralmente esse é o mais difícil. Aceitar o problema e pedir ajuda...
Eu costumo dizer que na nossa vida sempre haverá dias ruins e difíceis, sim eles existem e estão presentes no nosso dia a dia,, e está tudo bem ter esses dias, eles apesar de não serem bons podem nos ensinar muito.
Mas quando eles passam a afetar nossa rotina esta na hora de buscar ajuda!!!
Você precisa entender e encontrar o que te levou se sentir assim, buscar trabalhar cada um desses sentimentos e buscar a tua melhor versão.
Te indico que faça psicoterapia, isso te ajudara muito a entender e resolver essas questões.
Me disponibilizo a ajudar você.

Sinta se acolhida! Fique Bem!
Um Abraço

Karim Silvestro
Psicóloga

Karim Cristina Silvestro Psicólogo em São José do Ouro

33 respostas

12 MAI 2023

Não é por acaso que voce nasceu...
Voce nasceu para se realizar, para cumprir com a tua missão de vida e ser feliz...
No percurso, desde o início da tua gestação, tua mente sofreu as "porradas" da vida e a tua mente foi se estruturando de acordo com as possibilidades de sobreviver. Hoje, com a idade que voce tem, até que ponto voce é o que a tua vida queria de ti e até que pondo você é o resultado do que os outros permitiram e te obrigavam a ser.
Por isso o sentimento de não merecimento...
Quem é voce? Qual a tua verdadeira identidade? Voce não veio aqui para solicitar que alguém te dê espaço... veio aqui para assumir o teu posto.
Faça Psicoterapia para ser auxiliada neste início. Mas o que é teu, é teu; voce precisa simplesmente ser.
De fato, a vida não faz sentido nenhum se voce não assumir a missão da tua vida; só sentirá vazio e angustia.
Voce não tem problemas demais. A vida só nos dá os problemas que temos a capacidade de resolver.
Se sente que tem muitos é porque é forte e pode superar todos.
Sei que conseguirá.
Abraços

5817 respostas

12 MAI 2023

Olá! Nosso trabalho começa com as porradas que a vida deu em ti, precisamos analisar e refletir o quanto elas te marcaram e o quanto vem inviabilizando atualmente sua vontade, coragem e perspectiva para si, para sua vida como um todo. As porradas e consequentes marcas que a vida te deu, são as questões que mais você precisa se dedicar agora, para que consequentemente seu melhor, seu potencial, suas maiores vocações possam aflorar com saúde - acredite, seu potencial como pessoa única e rica de realizações está aí dentro te aguardando.

E sim, enfrentar tantos problemas não é fácil, simples ou animador, ainda mais sozinho! Então você está no lugar certo, o/a psicólogo/a é o profissional especializado para nos auxiliar nessas travessias de transformação e crescimento. Falar sobre dores e temores não é simples, porém uma boa escuta de um bom profissional fará a diferença. Fico à disposição!

Um cordial abraço,
Bruno.

Bruno Souza Marques Psicólogo em Rio de Janeiro

183 respostas

12 MAI 2023

Bom dia!

Primeiramente, gostaria que você soubesse que nem sempre passamos por momentos bons na vida. Que por vezes a vida é dura conosco, e que adotamos uma postura para aprender a nos "defendermos" dessas "porradas da vida", sabe? Você me descreve estar sem vontade de nada, não é mesmo? E por vezes nada fará sentido se você não se redescobrir. Pense que esse é o momento de mudança, de virada de chave, mas que por vezes, fazer isso sozinha poderá ser desafiador. Procure ajuda de um profissional para te ajudar com isso.

Um abraço,
Psicóloga Aline.

Aline da Silva Psicólogo em Joinville

3 respostas

12 MAI 2023

Olá "O que fazer"! Obrigado por escrever. Na medida em que não se sente merecedora de nada, também não se dá o direito de julgar que não é merecedora. Você se coloca, no final das contas, como não merecedora de julgar a si mesma. Todos nós, seres humanos, somos muito complexos, ricos, profundos, cheios de possibilidades e potencialidades. Conseguimos, por exemplo, escrever textos como o que você escreveu. Textos como esse desperta motivações, reações em outras pessoas, inicia comunicação. Ponderar não ser merecedora, implica a sua possibilidade contrária: passar a merecer.
Você merece construir respostas e ser ajudada, para que possa se permitir vivenciar possibilidades e potencialidades.
Permita a um de nós, psicólogos, te ajudar.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

8607 respostas

12 MAI 2023

Olá.
Lendo seu relato, percebo muito sofrimento nas suas palavras. Imagino que, por diversas razões, você possa ter se frustrado várias vezes, já que se referiu às varias porradas que levou da vida e, diante disso, vale dizer que é esperado se sentir triste e desmotivado diante de tantas quebras de expectativas. Entretanto, quando essa tristeza extrapola o limite ou dura por tempo demais, pode ser que o sentimento de fracasso ganhe força e sua autoestima fique comprometida.
Diante desse tipo de cenário, como uma forma de defesa da nossa própria psique, não é incomum sentir-se vazio, desmotivado, mais introspectivo e até incapaz de sentir qualquer coisa. Entretanto, para lidar com isso, o melhor é falar sobre seus sentimentos e, assim, dar vazão a eles. Por mais que pareça difícil explicar, por em palavras nos ajuda a compreender melhor nossos sentimentos para que, aos poucos, possamos lidar com eles de maneira saudável. Essa é a base da psicoterapia, que eu indicaria para você, se for possível.

Amanda Möller da Silva Pimenta Psicólogo em Belém

3 respostas

12 MAI 2023

Sinto muito por se sentir assim.

Um começo importante é buscar um caminho pra separar o que depende de você e o que é do outro. Entender o que esses problemas significam pra você para a partir daí pensar em como lidar com eles. Porém isso tudo é um processo e o acompanhamento terapêutico pode ser um importante passo para isso. Você não precisa passar por tudo sozinho (a). Não existe uma receita de bolo nem um único caminho, na terapia será possível pensar no que é possível neste momento buscando te auxiliar a atravessar este momento de uma forma menos difícil.

Raquel Carvalho Vicente Psicólogo em Diadema