Me sinto feia, quando me comparo e me cobro muito em todas as áreas

Feita por >Analice · 22 mar 2023 Abordagem psicológica

Eu vivo me questionando, me cobrando sempre quando eu me comparo .. tenho muito problema em comparação. Me arrumo me acho legal mais conforme eu vejo mulheres que tem mais condições de se cuidar e lindas me reprimi na hora , já quero embora ou já fecho a cara, me sinto muito feia , fracassada sendo na beleza ou na vida mesmo financeira.. me questiono o porque tudo pra mim é mais difícil , ou demorado

A melhor resposta 23 MAR 2023

olá! Você estar precisando de ajuda? Então é só marcar uma sessão comigo que ireilhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

23 MAR 2023

Olá Analice! Que bom que você escreveu. Certamente há muito mais coisas que você precisa e deve falar. Nós somos compostos de milhares de aspectos. Um deles é a parte externa, pele, compleição física, aparência. Nosso corpo, desde que somos concebidos, passa por infinitas transformações. Nada é definitivo. Quando agimos com espontaneidade, com alegria, com energia boa, nos tornamos bonitos, seremos companhia que as pessoas querem. Todos somos carentes, e em certa medida, buscadores de companhias, pois, no fundo, somos únicos, solitários, mas buscamos assemelhados.
Em cada um de nós, há um infinito de belezas que podem se manifestar ou não. Depende de nós.
Um sorriso, um olhar, um ato de estar junto, um afago, um fazer de café, um embrulhar um presente, uma fruta conduzida a alguém, magicamente nos embelezam.
Resgate a harmonia interior e troca social amorosa, espontânea.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: seja cuidadoso. A maior parte dos políticos não são confiáveis, a imensa maioria dos líderes endinheirados das religiões, são desonestos, tendo o deus dinheiro e não a ajuda aos mais pobres como intenção. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

8644 respostas

23 MAR 2023

Olá, Analice. Entendo que você está passando por um momento em que se questiona muito e se cobra bastante em relação a sua aparência e condições financeiras. Parece que você está se comparando com outras mulheres e se sentindo inferior quando vê mulheres que se cuidam mais e são consideradas bonitas. É importante lembrar que cada pessoa tem suas próprias características e que a beleza é subjetiva, ou seja, cada pessoa tem sua própria definição do que é bonito.

De acordo com a teoria cognitivo-comportamental, nossos pensamentos têm um grande impacto em nossas emoções e comportamentos. Talvez seja útil para você identificar os pensamentos que estão por trás dessas comparações e autocríticas. Seria interessante questionar se esses pensamentos são realistas ou se são distorcidos de alguma forma.

Por exemplo, se você se compara a uma mulher que tem mais condições financeiras para se cuidar, pode ser útil lembrar que cada pessoa tem suas próprias limitações financeiras e que talvez essa mulher tenha outras preocupações em sua vida que você não conhece. É importante lembrar que a vida de outras pessoas pode parecer perfeita do lado de fora, mas todos passam por suas próprias lutas e desafios.

Também pode ser útil desenvolver um pouco mais de autoestima e autocompaixão, aceitando-se como você é e valorizando suas próprias características. Talvez seja útil encontrar coisas que você gosta em si mesma e se concentrar nessas coisas ao invés de se comparar com outras mulheres.

Espero que essas sugestões possam ajudá-la a lidar com esse problema de comparação. Caso sinta que precisa de mais ajuda, estou aqui disponível para você.

Abraços!

Filipe Araújo Psicólogo em Recife