Me comparo com a ex do meu namorado

Feita por >Duda · 17 abr 2022 Autoestima

Quando conheci meu namorado, ele namorava. Depois ele terminou e nos tornamos amigos próximos. Minha paixão começou a crescer e ele ficava muito confuso se gostava de mim ou da ex dele. Isso me fazia ficar péssima na época, me perguntava se o problema era eu e me comparava muito com ela. Ele me dizia e me contava várias coisas e momentos que eles viveram e como ele sempre foi apaixonado por ela. Depois o tempo passou e começamos a namorar mas eu continuava me comparando com ela. Eu sei que ele não gosta e nem sente mais nada sobre ela mas mesmo assim eu me pego obcecada por saber tudo sobre a ex dele. Fico entrando sempre nas redes sociais dela para ver as fotos, o que ela está fazendo. O meu dia gira em torno disso. O tempo todo eu me pego pensando nisso e sinto uma extrema necessidade de ir olhar ela nas redes sociais. Eu não sei pq eu faço isso pq eu sei que ele me ama e reconheço que sou uma namorada maravilhosa mas acho que criei uma crença de inferioridade com ela na época que ele me disse que estava confuso sobre nós duas e hoje mesmo namorando com ele, sinto a necessidade de saber tudo sobre ela em um ciclo vicioso onde não consigo parar. Isso tá sendo um inferno pra mim pq me deixa muito mal e eu não paro de pensar em outra coisa. Até em sonhos ela aparece e eu acordo péssima. Eu quero sair desse ciclo, quero viver em paz e não em função dela. Eu quero não precisar mais pensar nela o dia todo. Infelizmente não tenho condições para fazer terapia mas preciso muito de ajuda. Muito obrigada.

A melhor resposta 24 ABR 2022

Duda,
Vai perder ele se continuar a se comparar com outras...
Aprenda a ser voce, aprenda a ser única, na tua maneira, exclusiva;
Se continuar traindo a si mesma, vai entrar num vazio muito grande, vai se decepcionar.
Não tente agradar ninguém... agrade a si mesma.
Faça Psicoterapia para se conhecer, para conhecer como a sua mente funciona, qual a sua forma de amar.
Abraços

5817 respostas

19 MAI 2022

Duda, infelizmente na sociedade em que vivemos lidar com a comparação é necessário. O que pode ser feito é você fortalecer a sua autoestima, passar a se admirar mais, olhar mais pra você e menos pra ela. Faça coisas que te levem a se admirar mais (aja de acordo com seus princípios, tenha compromisso com o que você quer na vida), relembre suas conquistas diariamente, tenha hábitos de autocuidado, entre em contato com a sua capacidade orgástica... Pense: esse comportamento está de acordo com quem você quer ser? Dialogue com seus pensamentos e crie estratégias de distanciamento destes comportamentos de stalkear a ex ele. Seu cérebro já está habituado a isso e precisa ser redirecionado. Pode criar uma lista de coisas que podem te afastar desse impulso. Coisas que te deixam imersa e entretida... E vai fazendo essas coisas até passar essa vontade. A terapia pode te ajudar muito nesse processo. Avalie se ainda com valores mais baixos não caberia realmente no seu orçamento.

Tainá Sampaio Psicólogo em Salvador

53 respostas

19 ABR 2022

Olá Duda, espero que esteja tudo bem com você!

Eu te entendo, e sei que pode parecer difícil direcionar nossa atenção para outras atividades em nosso dia a dia quando temos alguma situação que rouba nossa atenção. A nossa mente ela precisa ser constantemente educada, treinada, pois é muito fácil nos deixarmos levar por nossos pensamentos, mesmo que eles sejam o mais absurdo possível. Existem técnicas que nos ajudam na obtenção desse controle de nossa mente, para que possamos ficar mais focados no momento presente e em nossas atividades cotidianas, além do planejamento de nossas atividades futuras e do nosso desenvolvimento pessoal. Assim como em um academia onde treinamos nossos músculos e nosso condicionamento físico, podemos treinar nossa mente e nossas emoções para ter mais clareza sobre como ela funciona, e para que ela possa nos ajudar ao invés de atrapalhar. Mas mesmo com essas técnicas, mudanças não surgem da noite para o dia, e é preciso constância em sua prática. Além disso, um acompanhamento psicológico é sempre indicado nestes casos, porque ele vai te auxiliar no seu processo de autoconhecimento. De qualquer forma, é sempre mais indicado você realmente focar nas coisas boas e positivas de seu relacionamento agora, buscando ser espontânea e natural com seu namorado. Todo relacionamento é único, e comparações deste tipo não levam a nenhum lugar, e fazem você ficar gastando sua preciosa energia e tempo com situações que nem sequer existem de fato, e que não vão acrescentar nada para você e para seu relacionamento. O momento presente é o que importa, pois é nele que podemos alicerçar todo o nosso futuro. Se surgir uma oportunidade, busque um acompanhamento psicológico. Tenho certeza que isso vai te ajudar se entender melhor, e o porque você apresenta esse tipo de comportamento, e como melhorá-lo.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem!

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518
(Atendimentos On-line)

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

18 ABR 2022

Olá Duda! Obrigado por escrever. Como você pode querer que alguém te namoro, se você não está namorando a si mesma? Não há pessoas iguais: é perda de tempo procurar comparações. Se a impressão digital é única, imagine o todo (memórias, pensamentos, vivências). Seu dia girar em torno das informações sobre ela, não te permite construir a si mesma.
Também é importante alertar que o buraco é mais embaixo: você vê a vida dela, tentando garantir a ele. Você precisa garantir é a si mesma. Para tanto precisa resgatar tuas metas, planos (desde a idade mais nova que se lembrar), tal que precisa se cuidar no sentido de ponderar que quem está e estará sempre com você, vinte e quatro horas por dia, com as ferramentas mentais que você tem, será sempre você mesma.
Para estar consigo mesma precisa de estudos consistentes, trabalho consistente, turma de colegas e conhecidos com vinculação ética e significativa.
Abraços virtuais ( Com pandemia verdadeira não resolvida ainda, maioria de falsos políticos, grande maioria de falsos religiosos - atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Respeite a Ciência. Seja ponderado com a máscara, com o distanciamento físico, cuidando com afeto da aproximação humana!