Me assumi a meus pais

Feita por >Ingrid · 22 jun 2022 Orientação sexual

Passei 19 anos da minha vida numa religião que me ensinou o quanto ser homossexual é pecado, que Deus não se agrada, mas desde muito nova sentia atração por mulheres, aos 15 fiquei com uma menina e depois disso percebi que não sentia atração por homens.
Me assumi pra meus pais a pouco tempo, acabei saindo da religião também, isso faz apenas 1 mês e eu não sei o que fazer, sinto nojo de mim, medo do julgamento, mas o sentimento de culpa, conciência pesada, está me consumindo, não consigo dormir, comer ou fazer qualquer outra coisa... Penso em voltar atrás, dizer pra os meus pais que me enganei, que não sou lésbica, mas eu sei o quanto será difícil controlar e esconder esses sentimentos, quem eu sou de verdade... Quero ser livre, feliz, quero poder me olhar no espelho e sentir orgulho, não desprezo ou vontade de não estar mais aqui....

A melhor resposta 24 JUN 2022

Ingrid. Não é fácil assumir de verdade o q queremos , vc foi forte e devem estar fazendo vc se sentir culpada.
É preciso ser forte. Faça terapia.
Sou Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

23 JUN 2022

Olá Ingrid!
Este momento é novo para você, é um momento de mudanças, e você sentirá medo das coisas e sentimentos que estão por vir.
Entendo que voltar atrás teria o intuito de agradar o outro, no caso seus pais. Mas olhe para você, nas novas descobertas e o quanto poderá se sentir livre sendo você mesma.
Não deixe de buscar psicoterapia, será importante para as novas questões que surgirão ao decorrer de sua vida.

Fernanda Vieira Domingues Tafner Psicóloga Psicólogo em São Paulo

5 respostas

23 JUN 2022

Olá Ingrid
Quem é voce? De onde voce veio? O que está ou a que veio?
Todos os problemas surgem pela ignoráncia, pelo desconhecimento de si mesma.
Por isso, precisa fazer Psicoterapia, para se conhecer e iniciar a sua jornada... até agora não fez nada para si mesma.
Até agora, voce se adestrou ao que o sistema queria de voce, ao que a religião pregou, ao que as crenças te fizeram acreditar...
Até agora, não é a Ingrid... é a falsa Ingrid, é como os pais e a religião quiz a Ingrid ...
Se continiuar assim, certamente vai adoecer, física e psicologicamente...
Não tem nada de errado voce gostar de mulheres, voce transar com mulheres, voce amar mulheres...
É a forma que voce acha bom te relacionar... a vida te deu a liberdade e o livre arbítrio.... porque não usa?
Abraços

5817 respostas

23 JUN 2022

Olá Ingrid! Que bom que você escreveu. Histórias semelhantes a essa que você relatou, não são raras. Certezas absolutas são suspeitas. O ser humano é complexo, sente culpa, sente-se preso, quer ser livre. A maior prisão está, na maior parte das vezes (quando não há fato prisional jurídico), dentro da própria pessoa. Certamente você precisa amadurecer, elaborar elementos de construção da tua identidade.
Isso faz ser alta a recomendação para que conte com a assessoria científica de um psicólogo.
Estaremos a disposição.
Abraços virtuais (A Covid e a Dengue são verdadeiras. A maior parte dos políticos são falsos, a grande maioria dos ditos "lideres religiosos" são falsos, querem é dinheiro, são atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção. Há até alguns falsos cientistas. Diante disso sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Use máscara, evite aglomerações e elimine criadouros de mosquitos.

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico e orientador ocupacional

8634 respostas

23 JUN 2022

Oi Ingrid! Que momento difícil você está passando, né?
Mas olhe, pelo que você relatou, você não tem dúvidas sobre sua orientação sexual, o que está acontecendo é que você está vivenciando sentimentos de culpa, medo e incertezas sobre o que acontecerá a partir de agora. Olhando para sua história de vida, onde a religião teve um peso grande, eu imagino que deve ter sido bem difícil dar esse passo de revelar sobre sua orientação sexual para sua família.
Dessa forma, sentir esse turbilhão de coisas que você vem sentindo, apesar de muito desconfortável, pode ser completamente natural e esperado, já que é como se você estivesse dando um passo totalmente novo, em uma direção totalmente nova pra você. Grandes passos muitas vezes vem acompanhados de sentimentos difíceis.
Se puder, acolha esse momento, pode ser que esses sentimentos difíceis fiquem com você por um tempo, mas senti-los não significa necessariamente que você está agindo errado ou que deveria voltar atrás, tá bem? Você pode sentir essas coisas e ainda assim continuar seguindo na direção do que é importante pra você. Se estiver muito difícil, busque psicoterapia. Pode te ajudar muito nesse momento. Um abraço.

Camila Murad Psicóloga Psicólogo em Sertãozinho

1 resposta

23 JUN 2022

Olá, Ingrid
Eu sinto muito que você esteja passando por essa situação com sua família, nem imagino o tanto que isso possa te angustiar.
É muito complicado eu te recomendar apenas um processo de terapia e prometer que vai ficar tudo bem quando aquilo que te machuca está dentro de casa. Entretanto, penso que ele poderia ajudar a fortalecer sua autoimagem, afim de talvez suportar melhor essas situações. Torço para que, com isso, você não precise mais introjetar as ideias preconceituosas do seu meio e seja feliz e livre, como certamente merece.
Ah, mais uma coisa: caso seja de teu desejo, num processo de terapia podemos chamar teus pais para uma (ou mais de uma) conversa sobre o assunto, explicando que essas ideias machucam, etc. Mas, claro, apenas se for de teu desejo, ok?
Boa sorte no teu caminho
Qualquer coisa fico a disposição.

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha