Me apaixonei pelo meu melhor amigo. Contar ou guardar pra mim?

Feita por >James · 26 jun 2024 Abordagem psicológica

Sou um homem gay e me apaixonei pelo meu melhor amigo também gay. Ocorre que tudo era apenas uma amizade, mas eu vejo nele tudo e todas as qualidades que eu gostaria de ter (e não é fisicamente, apenas) em um rapaz para me relacionar. Como faz tempo que estou solteiro, não sei se é extrema carência ou se confundi a amizade, porém, fiz uma autoanálise e sim, gostaria de ser mais que amigo. Contudo, prezo pela amizade já que ele é tão especial ao meu lado. Não sei se devo contar ou guardar esse sentimento pra mim e seguir a vida.

A melhor resposta 27 JUN 2024

Bom dia James, é uma auto analise perigosa e tendenciosa. Se for ilusão e carência você vai perder a amizade. Sugiro buscar uma terapia para seu autoconhecimento, auto estima. Se você for correspondido por ele pode ser algo natural, mas como faz tempo que você esta solteiro parece ser uma projeção de carência afetiva. Um relacionamento saudável e satisfatório vem a partir de estar bem consigo primeiro, é um bom ponto de partida para fazer terapia e ate ter certeza do real significado do seu emocional, respeitar a amizade já construída. Abraço fraterno.

Lisiane Hadlich Machado Psicólogo em Santa Maria

190 respostas

27 JUN 2024

Oi James! Não existe caminho certo ou errado. O que existe são decisões que podem trazer consequências para a relação de vocês, de acordo como ele receber essa informação que ainda tu guarda em segredo.
Vamos pensar se interferiria na amizade de vocês se, por ventura, tu falasse que está gostando dele. Se a resposta dele for negativa, se tu suporta a possibilidade de ter que se distanciar dele como amigo. Porque isso pode acontecer quando tu falar.
Por outro lado, se a resposta for positiva, pro que tu espera, ótimo.
No entanto, acho muito importante o que a tua angústia sinaliza. Essa situação exige muito cuidado, porque pode por a perder uma amizade que é preciosa pra ti.
Tu mesmo mencionou que está em um momento de carência. Será que não seria possível trabalharmos para que tu te abra mais para o mundo e encontre caras tão bacanas quanto ele para construir uma relação, sem precisar arriscar a amizade de vcs?
Outro fator que podemos ir pensando é na frequência que vocês tem se visto e dos programas que vocês fazem juntos. As vezes o fato de tu estares muito imerso apenas nessa relação de amizade pode fazer com que tu idealize esse amigo (de forma amorosa) porque é quem no momento está suprindo grande parte das tuas necessidades afetivas.
Vejo que oxigenar as relações, trazer novas possibilidades mais de amizades, ficantes, dates, pode te ajudar a ver outros caras também interessantes que tu possa te enxergar namorando.

No mais, se precisares de mim para iniciar um tratamento psicoterápico me ponho a disposição. Abraço.

Eduardo Marchioro Psicólogo em Porto Alegre

18 respostas

27 JUN 2024

Bom dia, James! Grato por se colocar. Lidar com relacionamento é muito complexo. As pessoas são ricas, únicas, raras, cheias de possibilidades e potencialidades. A mistura de papéis (amigo e namorado) é inadequação de extrema dificuldade para lidar. Denota acomodação ao que está perto, para outra função.
Será que você está sendo, em primeiro lugar, namorado de si mesmo.
Amizade é algo tão profundo, nobre, raro, que não se deve vivenciar situações que possam desfazer a amizade. Amizade se constrói por décadas.
Cuidado. Reveja tua autoestima, tua identidade, tuas metas.
Namorar amigo é inadequação de meta.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.