Masturbação infantil (5 anos)

Feita por >kayla · 14 nov 2017 Psicologia infantil

Bom dia. Minha filha tem 5 anos e tem se masturbado na escola. Todos os dias. Durante todo esse ano a professora vem me relatando isso. Já conversei com ela, expliquei que não se deve fazer isso na escola, perto de coleguinhas e pessoas. Somente quando estiver sozinha. Ela passou por uma psicologa que a avaliou e optou por não coloca-la em terapia dizendo ser normal. Mas o problema continua. Na minha casa ela não faz. Já a vi fazendo algumas vezes, mas nada comparado a escola. Geralmente em momentos de muita ansiedade ou de relaxamento quando assistia desenho, por exemplo. Nessas vezes a chamei pra fazer outra coisa, tirei o foco e funcionou. Mas na escola não funciona. A professora chama, ela para e logo em seguida volta a fazer. Alguma dica, sugestão?

A melhor resposta 15 NOV 2017

Olá Kayla,boa noite.
Além do que a colega abaixo já relatou, eu acrescentaria que é preciso observar o que há por trás desse comportamento, pois me parece que ele se tornou habitual. É comum comportamentos também aparecerem e se manifestarem em momentos de tédio. Ela pode estar usando isso para tirar o foco do aprendizado e do contexto escolar.
Vc relatou que ocorre com mais frequência na escola, mas em quais momentos? Seria interessante investigar também os detalhes envolvidos nesse contexto para explorar a questão com maior profundidade. Outra hipótese é que ela tenha percebido que recebe atenção nos momentos em explora os órgãos sexuais e, portanto, pode estar usando isso para conseguir a atenção desejada.
Enfim, existem algumas hipóteses a serem exploradas. Se sentir que não consegue lidar com isso sozinha, procure auxílio, novamente, de um psicólogo. Um abraço.

Cristiane Melo Psicólogo em Campinas

232 respostas

21 NOV 2017

Oi Kayla, sugiro que busque outro profissional da psicologia para avaliar melhor o que está acontecendo. Claramente há um elemento que deve estar reforçando esse comportamento, só não foi identificado ainda. Pode ser uma forma de lidar com situações que ocorram no ambiente escolar, pode ser outra coisa. Sem muitas informações precisas só podemos especular e sugerir que você procure outro profissional. boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

16 NOV 2017

Kayla, entendo essa sua preocupação, já que as crianças não têm filtro e falam e julgam o tempo todo.
Ela já passou pelo pediatra, seria interessante que fizesse exames simples e corriqueiros, descartado essa possibilidade física, sugiro que faça Psicoterapia, para que seu trabalhada essas compulsões.
Não podemos esquecer que a masturbacao faz parte do desenvolvimento infantil, porém o lugar é muito inadequado.
Busque um Psicoterapeuta, isso irá ajudar muito.
Espero que eu tenha conseguido lhe ajudar.
Abraço
Vera Pelizzari

Vera Pelizzari Psicóloga Clínica Psicólogo em São Paulo

295 respostas

15 NOV 2017

Oi kayla, bom dia.
Acredito que seja importante investigar mais o contexto escolar relacionado aos sentimentos e pensamentos da sua filha, aqui você também não cita se estão passando por alguma situação difícil ou como é o relacionamento entre você, sua filha e o pai dela. Também precisa ver quanto tempo se passou desde a consulta com essa psicóloga, considere retornar ao atendimento ou procurar outro profissional.
Fico à disposição,
Suiani Oliveira Fustinoni

Suiani Oliveira Fustinoni Psicólogo em São Paulo

224 respostas

15 NOV 2017

Olá kayla
Só para acrescentar algo além dos já mencionados pelas colegas. Fale com uma ginecologista infantil, pode ser alguma coceira que quando ela está sentindo alguma ansiedade ou tédio se acentua. Além disso pricure outro profissional de psicologia.
Boa sortem

Florescer Psi Psicólogo em Rio de Janeiro

489 respostas

15 NOV 2017

Olá Kayla!
É normal que a criança procure explorar o corpo e descubra algo sensorial ao tocar os órgãos genitais. A conduta do adulto deve ser pontual, colocando limites e buscando preservar a criança de doenças, como uma infecção urinária, por exemplo. E parece que você está lidando bem com isso em casa.
Na escola, os educadores observam que todas as crianças sentem a mesma coisa e pelo seu relato, parece que está acima do que é observado nas outras crianças. O que difere o normal do patológico é a intensidade. Você já consultou o pediatra para falar sobre isso?
Outra opção seria procurar um outro psicólogo. Ou, se preferir, poderia colocá-la para praticar algum exercício, como a natação, a fim de reduzir a ansiedade, que poderia estar associada à masturbação.
Qualquer dúvida, estou à sua disposição!
Um abraço!

Sheila Cirigola Psicóloga Psicólogo em São Paulo