Como lidar com filho de 5 anos que se masturba?

Feita por >Mayara · 19 dez 2016 Psicologia clínica

gostaria de saber o que devo falar para meu filho de 5 anos ao pegar ele se masturbando com ursos e travesseiros, e ainda convida amiga para brincar de adulto. qual palavras devo usar ele já foi em uma psiquiatria ja faz um ano que não vai, ele não faz isso com frequência ja disse para ele que isso so adulto pode fazer que ele ainda é criança e tem que brincar com os brinquedos, amigos e não fazer isso. então queria saber se o que eu falo está certo ou tem alguma conversa melhor.

A melhor resposta 19 DEZ 2016

As crianças não se excitam. A experiência é exclusivamente sensorial. O problema está no olhar do adulto para a sexualidade infantil. O adulto erotiza e enxerga coisa que não tem.
Bater, xingar, reprimir não é o caminho para tratar a masturbação na infância. A criança não entende que, moralmente, o comportamento em público não é bem aceito. Em ambiente privado, os pais precisam dizer que é algo para se fazer quando estiver sozinho, no banheiro ou no quarto. O que o adulto precisa fazer é dar a noção da intimidade. Se a criança insiste, a conversa precisa se repetir. É um momento de descoberta do corpo e dos órgãos sexuais.
Tenho sugestões de livros que podem ser instrumentos para uma conversa com seu filho, caso interesse.

Estou à disposição,
Marci Kraft

Marci Kraft Psicólogo em Joinville

189 respostas

21 DEZ 2016

Nesta idade a "masturbação" não tem conotação sexual que há para o adulto, a criança encontra-se no processo de descoberta de seu corpo.
Quado ocorrer, não brigue nem diga coisas "negativas" a respeito, apenas tire-o deste foco, da situação, de forma natural.

San Med Psicologia Psicólogo em São Paulo

63 respostas

20 DEZ 2016

Olá Mayara, o que você está passando é comum acontecer, controle-se para não puní-lo ou ter atitudes exageradas, pois ele está agindo por impulso, conhecendo seu corpo. Já que você relata que isso não é frequente, não se preocupe, mas oriente ele assim como já vem fazendo, mude o foco da atenção dele. É preocupante quando você relata "brincar como adultos", fique atenta se ele não tem visto isso acontecer de fato, em televisão ou na intimidade de pessoas que ele convive! Melhor forma é redirecionar a atenção para outra coisa, chame para brincar de outra coisa e se a frequencia aumentar procure um psicólogo ou psiquiatra.

Espaço Recriar Psicólogo em Curitiba

48 respostas

19 DEZ 2016

Olá!
Estou de acordo com a profissional Marci Kraft.
A masturbação infantil é uma situação bastante difícil para os pais, justamente porque não sabem com agir diante desta situação.
É importante compreender que a criança está se descobrindo, e que medidas repressoras realmente não ajudam.
Porém, conversar com a criança e dizer que não é bem visto ou aceito este tipo de comportamento em público, e que é algo que se faz quando estiver sozinho é importante.

Fico à disposição!

Jessica Moreira Carvalho Psicólogo em Londrina

170 respostas

19 DEZ 2016

Olá!
Estou de acordo com a profissional Marci Kraft.
A masturbação infantil é uma situação bastante difícil para os pais, que tem não sabem com agir diante desta situação.
A criança está se descobrindo, é medidas repressoras realmente não ajudam, mas dizer para a criança que não é bem visto ou aceito este tipo de comportamento em público, mas é algo que se faz quando estiver sozinho.

Fico à disposição!

Jessica Moreira Carvalho Psicólogo em Londrina