Marido com depressão

Feita por >Mary · 22 jul 2023 Depressão

Meu marido esta com depressão. Ja faz tratamento pisiquitrico mas parou com as consultatas com psicologa pois ele voltava pior do que quando ele ia. Chegou um ponto que eu tambem estou ficando bem triste e ansiosa, estou tendo que carregar tudo nas costas, a familia dele nao ajuda muito como rede de apoio. Me sinto sobrecarregada, nao queria me separar pois o amo mas minha saude mental esta no lixo. Estou indo ao psiquiatra tambem e psicologo. Nao sei o que fazer, sera que devo terminar para cuidar da minha saude mental ou estou sendo muito egoista? Fora que a separacão seria muito dura para ambos. Nao temos problema na relacao, nosso problema é a depressao que surgiu infelizmente. Vejo uma dificuldade grande dele mudar o jeito de pensar mesmo tomando os remedios, tem a mente muito fechada. O clima de casa esta ruim. Sou desempregada, minha e ja disse que posso morar com ela se necesssario. Nao sei como lidar.

A melhor resposta 25 JUL 2023

Oi Mary, imagino a situação pela qual você está passando, sinto muito por isso. Pode ser muito desafiador lidar com um companheiro que está passando por um transtorno mental, nosso desejo maior é que tudo se resolva logo e fique bem, mas infelizmente em saúde mental o tempo das coisas é bem diferente. Alguns quadros evoluem mais rápido que outros. A depressão, por exemplo, não é única, existem vários tipos dela. O tratamento é basicamente o mesmo, medicação e terapia. Outros fatores ajudam, como apoio familiar e dos amigos, mudança de hábitos. Se o seu marido não está fazendo terapia está fazendo o tratamento de forma incompleta. Quando você relata que ele voltava pior da terapia, é a sua percepção ou a dele? É natural se sentir pior depois da terapia pois é um momento onde você vai acessar sua dor, entrar em contato com o que você não quer, então é como limpar uma ferida, vai doer num primeiro momento para depois melhorar. Se ele não se sentiu à vontade com o psicólogo, mude, mas não deixe de ficar sem a terapia, pois é na terapia que o indivíduo vai aprender a ficar mais consciente dos comportamentos e pensamentos que trazem prejuízo e de como lidar com eles. Eu compreendo que o pensamento de se separar dele existe justamente pela carga emocional envolvida, mas como citei acima, é importante ele voltar para a terapia. Sem conhecer detalhes não posso dar orientações mais direcionadas, mas acho que é o suficiente para você pensar. Você falou que está fazendo terapia, então trabalhe esses sentimentos na sua terapia. Espero ter ajudado. Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

26 JUL 2023

Entendo que você está passando por uma situação muito difícil e que está se sentindo sobrecarregada pela situação do seu marido. É essencial cuidar da sua saúde mental também, pois não conseguirá ajudá-lo efetivamente se você mesma estiver sobrecarregada. A depressão é um problema complexo e requer um tratamento abrangente, incluindo tanto o acompanhamento psiquiátrico quanto a terapia com psicólogo.

Se você já está buscando apoio profissional para si mesma, é um passo importante. A decisão de terminar ou não o relacionamento é muito pessoal e depende da sua capacidade de lidar com a situação. Não é egoísta priorizar a sua saúde mental, pois, para ajudar alguém, é fundamental estar bem consigo mesma.

É importante tentar conversar abertamente com o seu marido sobre a situação, reforçando a importância de buscar ajuda profissional contínua para ele também. Às vezes, pode ser difícil para alguém com depressão aceitar a mudança, mas com apoio e paciência, é possível que ele melhore.

Considerando a oferta de ajuda da sua mãe, pode ser uma opção temporária para você se afastar da situação estressante e cuidar de si mesma, permitindo que ambos trabalhem em suas questões pessoais.

Se possível, busque orientação e apoio profissional para ajudá-la a tomar decisões adequadas ao seu contexto específico.

Caroline Paula da Silva Psicólogo em São Paulo

48 respostas

25 JUL 2023

Olá Mary, você está no caminho certo, fazendo terapia e tento o acompanhamento psiquiátrico para passar por esse processo tão complicado. Continue firme na terapia, leve os seus questionamentos para as sessões e reflita sobre as possibilidades de tomada de decisão. Fico a disposição, abraços

Adriana Gonçalves Psicólogo em Belo Horizonte

217 respostas

25 JUL 2023

Mary,
Boa noite - realmente é uma situação que merece atenção e cautela. Pensar em você é importante sim, cuidar de sua mente para não entrar no mesmo estado depressivo que ele.

Se ele não conseguiu ter vínculo com a profissional de psicologia que o estava atendente, acredito que seja importante mudar, mas é muito importante estar atento que as vezes, a piora do quadro pode ser reflexo de uma pessoa que não quer sair da zona de conforto ou que usa esses rompantes de piora como uma forma ganhar seu apoio para justificar o abandono do processo terapêutico afastar o profissional quando as intervenções realizadas pelo profissional estão promovendo reflexões que a pessoa ainda não se permite, então ela pode boicotar o tratamento, o que não deixa de ser uma forma de defender-se para não sair da zona de conforto - quando falo zona de conforto não quero dizer que ele faz de próposito, não é isso, naturalmente todos temos uma tendência a evitar mudanças, entender os gatilhos pode ser importante para ele e para você. Mas, manter-se nesse estado não deve ser uma opção.

Voltando para você, manter ou não o casamento, é algo que só você poderá decidir a partir do processo terapêutico que está se propondo. Se ao longo do processo você entender que é isso de fato que quer, é possível que seja o menos traumático possível para todos os envolvidos.

Carla Glenda Souza da Silva Psicólogo em São Gonçalo do Amarante

15 respostas

24 JUL 2023

Olá, Mary. Obrigada por nos escrever.

Compreendo o quão difícil e desafiadora deve ser essa situação para você e seu marido. É louvável que você esteja buscando ajuda profissional para cuidar de sua saúde mental, pois é fundamental que você também esteja bem para oferecer apoio ao seu marido. A depressão pode ter um impacto significativo não apenas na pessoa que a vive, mas também em seus entes queridos.

Primeiramente, é importante lembrar que você não está sendo egoísta ao considerar sua saúde mental. Cuidar de si mesma é essencial para que você possa continuar apoiando seu marido da melhor maneira possível. A sobrecarga emocional e as responsabilidades adicionais podem ser extremamente desgastantes, e é compreensível que você esteja enfrentando desafios em lidar com essa situação.

A continuidade do tratamento do seu marido é crucial, tanto com o psiquiatra quanto com a psicoterapia. Se ele teve experiências negativas com psicólogos no passado, talvez seja útil procurar um profissional que tenha experiência em lidar com casos de depressão e que estabeleça uma conexão mais positiva e produtiva com ele. Às vezes, pode ser necessário experimentar diferentes profissionais até encontrar o adequado.

Lidar com a depressão pode ser um caminho longo e difícil, mas com a continuidade do tratamento adequado e o apoio emocional, seu marido tem a chance de melhorar e enfrentar os desafios que surgirem. Além disso, o envolvimento de familiares e amigos pode ser valioso como rede de apoio para ambos.

Nesse momento, é essencial que você cuide de si mesma e busque apoio para lidar com os desafios emocionais que está enfrentando. Lembre-se de que você merece cuidado e atenção tanto quanto seu marido, e buscar ajuda profissional é um passo positivo para enfrentar essa situação.

A terapia individual para você pode fornecer um espaço seguro para expressar suas emoções, tomar decisões ponderadas e desenvolver estratégias para enfrentar esse momento difícil. Se necessário, não hesite em contar com a ajuda de amigos, familiares e profissionais para encontrar a melhor forma de enfrentar essa situação.

Um grande abraço,
Conte comigo!

Larissa Darck (atendimento - online)

Larissa Darck Psicólogo em Alfenas

7 respostas

24 JUL 2023

Se seu marido está com depressão precisa se curar e precisa de Psicoterapia. Não basta os remédios do psiquiatra, estes não curam, apenas remediam. Precisa de Psicoterapia; se a psicóloga que ele ia não ajudou, troca, mas não deixe de fazer a única coisa que cura a depressão.
Voce precisa saber lidar com um marido com depressão; ele estando com depressão tem muitos ganhos, se faz de coitadinho para não mudar. Mudar é responsabilidade e ele não quer isso.
Voce também não está resolvendo a sua situação, está desempregada, sem trabalhar, com baixa autoestima. Não resolve voce se separar. Precisa aprender a lidar com esta situação.
Qual a tua contribuição em fazer o clima estar como está?
Se voce quer, voce pode mudar...
Abraços

5817 respostas

24 JUL 2023

Olá Mary, espero que esteja tudo bem com você.

Sinto muito que você esteja passando por esse momento Mary. É importante mencionar que cada escolha traz seus benefícios e desafios, e a responsabilidade por assumi-las deve ser considerada no momento da decisão. Um tratamento para depressão que se mostre mais completo, deve passar obrigatoriamente pela psicoterapia, sendo este muitas vezes o tratamento principal, pois poderá tratar diretamente as causas que estão se levando ao estado depressivo. Se há apenas o tratamento medicamentoso junto ao profissional de psiquiatria, então o tratamento está incompleto, e o resultado pode não chegar como se esperava. Outro ponto importante é que, se vocês não estão notando mudanças com atual tratamento em psicoterapia, é indicado então buscar outros profissionais, que possam desenvolver o tratamento junto a vocês de uma maneira que possa melhor atender a necessidade de ambos. Seguindo esse caminho é possível estar mais consciente e comprometido com as futuras escolhas de ambos. Estando com seu marido ou não, a depender de sua decisão, você não deve se descuidar de sua saúde mental e emocional. Seu estado geral é importante, e estando ele em boas condições, suas escolhas também estarão alinhadas com suas intenções e com seus desejos. A depressão pode ser ultrapassada, desde que haja comprometimento, força de vontade e consciência. Torço por você.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518
(Atendimentos On-line)

Clóvis Leite Psicólogo em Natal