Marido agindo de forma controladora.

Feita por >Sara · 2 out 2020 Terapia de casal

Sou casada a 5 anos, sempre tivemos um ótimo relacionamento, sempre conversamos sobre tudo entendamos o lado um do outro.... Porém no último ano começou a ficar conturbado, meu marido ja sofreu de depressão as vezes sua autoestima abaixa e sempre tento deixa-lo seguro de que é amado, mas meus esforços se tornaram inúteis não sei se esse comportamento tem haver com essa baixa autoestima ou o que. Fato é que quer saber tudo que fiz no dia até por horário, se eu cochilar em algum horário diferente durante o dia diz que estou mentindo afinal nunca durmo nesse horário, quando estava trabalhando questionava até o passar perfume, até em casa se colocar outro tipo de roupa é por que vou sair, e isso que somente saio para a casa das minhas irmãs que por sinal são minhas vizinhas, e até isso ele tem implicado, escuto que vivo fora e que dou mais valor a elas que a ele, detalhe que ele nem em casa está nesses momentos e quando chega vai me buscar com piadinhas como não tem mais casa? Me sinto envergonhada pois minha família ja percebeu então até diminui a quantidade de vezes que vou lá, também começou a controlar meu celular faz uma vaarredura todo dia na minha frente me sinto uma criança pequena, olha whats, face, até galeria e até histórico de navegação isso mais de uma vez ao dia, chegou a inclusive no meio de uma conversa com o meu coordenador devido ao home office arrancar o celular da minha mão para ver se realmente era trabalho, e quando está fora e me mandar mensagem e eu Não responder em no máximo meia hora, liga, fica bravo pq como estou em casa tenho não tem pq não o responder logo... tenho um bebê de 2 meses e desde que ele nasceu começou a dizer que não doou atenção mais pro marido, inclusive até antes do meu resguardo acabar se eu não estiver disposta a sexo é pq não o amo mais enfim... eu ainda o amo mas esse comportamento tem acabado comigo não sei o quanto mais aguento, qnd conversamos sobre geralmente discutimos, ele chora e diz que so quer o melhor pra gente e que se esforça para mudar, e com me sinto mal pois como ja disse ele é uma boa pessoa e sempre foi ótimo mas essa insegurança está acabando comigo...

A melhor resposta 3 OUT 2020

Olá Sara! Grato por escrever. A insegurança faz as pessoas verem o que não existe. Ele, pelo seu relato, está muito inseguro. Será que o bebê é o primeiro filho? Sendo isso, pode ser um fator que contribui. Vocês precisam de ajuda. É preciso precaução para gerar maior segurança para ele, mas também é preciso precaução, para que as ações dele sejam baseadas em fatos reais e não em interpretações enganosas, decorrentes de estados emocionais. Será importante contar com pessoas de sua confiança, da confiança dele, para o dia-a-dia.
Será necessário ele passar por conduta científica com psicólogo, para resgatar a autoconfiança.
Estaremos à disposição para maiores detalhamentos.
Atenciosamente (em tempos de persistência de alta taxa de contágio da pandemia, sejamos razoáveis: máscara, higiene, distanciamento físico, abertura mental, empatia, espírito de comunidade, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8644 respostas

2 OUT 2020

Oi Sara,
Dentro de um casamento, cada um tem que respeitar a individualidade do outro, senão, um lado fica sufocado e a relação abalada.
Pelo que contou, seu marido precisa de ajuda, e rápido, para trabalhar as inseguranças, os medos, traumas, para o quanto antes vocês voltarem a ter um relacionamento sadio.
Converse com ele, diga como se sente, e ofereça ajuda para ir ao psicólogo.
Me coloco a disposição.
Um abraço.
Rute Martins - Psicóloga Clinica

Rute Martins Psicólogo em São Paulo