Mal-estar sempre que saio de casa

Feita por >Ana · 26 dez 2018 Fobia

Olá! Tenho 24 anos e algum tempo venho sofrendo sempre que preciso sair de casa, viajar ou realizar alguma prova.
Desde os 15 anos notei que algumas situações me faziam ficar enjoada ou com desconforto por estar fora de casa, mas nunca me atrapalhou em nada. Porém depois que fiz 19 as coisas foram piorando, sempre passava mal quando ia visitar meu namorado que vivia em outra cidade, geralmente eu começava passar mal dias antes de visitá-lo, mas quando chegava na casa dele o enjoo passava. Hoje em dia já estou casada e faz 1 ano que não trabalho e sinto que a situação se agravou.
Já passei mal diversas vezes indo fazer provas e sempre passo mal quando preciso ir até alguma cidade vizinha resolver algo ou até mesmo antes de ir ao dentista. Eu não deixo de sair de casa ou fazer minhas tarefas por causa das náuseas ou vômito, porém isso atrapalha meu desempenho e é péssimo sentir desconforto fora de casa. Logo precisarei mudar de cidade e já me encontro desesperada pois sei que antes de sair de casa e na hora de pegar o avião eu irei passar mal.

A melhor resposta 27 DEZ 2018

Prezada Ana, você consegue identificar quais pensamentos passam pela sua cabeça antes de sair de casa, antes de provas e nessas situações que vocês descreve?

Você pode sentir ansiedade, medo e desconforto e esses podem gerar esses sintomas físicos de enjoo e náuseas. E todos esses sintomas emocionais e físicos tem início em seus pensamentos. Um psicólogo pode te ajudar no diagnóstico, não posso dizer com precisão, mas pelo que você descreve, você pode estar sofrendo de um Transtorno de Ansiedade, a Agorafobia. O nome do problema é o menos importante, importante é identificar que essa sensação está te trazendo prejuízos e que há tratamento para seu problema.

Procure um psicólogo, o que pode ser feito de maneira presencial ou online (Psicólogos Credenciados pelo CRP).

Atenciosamente,
Psicóloga Patrícia Klemz Coneglian - CRP 12/12217

WellMind Psicologia e Gestão de Pessoas Psicólogo em Blumenau

11 respostas

4 JAN 2019

Oi Ana, pelo seus relatos, você apresenta um quadro de ansiedade, isso atrapalha sua vida social, te oriento a procurar primeiro um clínico para fazer uns exames para ver suas taxas , mas não deixe de marcar uma consulta com o psicólogo para que você possa conhecer melhor sobre esses sintomas e qual a causa dessa ansiedade que pode ser tratada com terapia.

Psicóloga Luzinete Vasconcelos Psicólogo em João Pessoa