Isso tem algo haver com abuso?

Feita por >Deise · 17 ago 2022 Violência sexual

Quando eu tinha 5 a 7 anos eu e meu sobrinho sentamos no colo de um homem e começamos a brincar e nessas brincadeiras tentamos abrir o zíper dele , eu me lembro de ter visto um pouco da parte íntima dele. Ele não fez cara de bravo , lembro dele sorrir. Sinto vergonha de falar sobre isso , tenho medo de me julgarem. Por que ele não fez nós pararmos?

A melhor resposta 18 AGO 2022

Boa noite Deise
Vcs não tinham a mesma percepção que tens hoje, vcs eram crianças e estavam brincando. A atitude do homem em sorrir pode ter sido por ele ter encarado a situação como uma curiosidade de vcs ou como um comportamento natural que não necessariamente seja de cunho sexual.
Psicologa Andreia Maria Duarte de Oliveira

Andréia Maria Duarte de Oliveira Psicóloga Psicólogo em Porto Alegre

226 respostas

19 AGO 2022

Olá Deise.
Vocês eram crianças e estavam curiosas com a sexualidade como qualquer criança nessa fase. O adulto não iniciou a brincadeira, não forçou vocês a nada e nem as incentivou a continuar a brincadeira. Portanto não caracteriza como abuso sexual. Entendo que você sente vergonha por conta das cobranças sociais que envolvem a sexualidade. Acredito que ele riu para demonstrar que não ficou chateado pela invasão de vocês. Mas entenda que se ele não usou de Poder em nenhum momento, nem com atos e nem com palavras ou gestos não caracteriza violência Sexual. Fico à sua disposição se precisar Terapia online ou presencial em Curitiba-PR
Maria Nair
Psicóloga

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

884 respostas

19 AGO 2022

Olá Deise! Obrigado por perguntar. Cada pessoa sente, vivencia, memoriza suas experiências de jeitos particulares. Será importante você, em relação de profunda empatia, confiança, acolhimento ética, respeito, sigilo, poder conversar com um psicólogo, que você escolherá. A história dos dias anteriores, das circunstâncias que antecederam, acompanharam e sucederam o relatado, como significado, memória e sentimento, para você, ajudarão a trabalhar a sensação de vergonha, medo. No momento quem está julgando, é você mesma. Somente pelo relatado, não é necessário configurar abuso ou persistência. É, por enquanto, memória desconfortável a ser melhor refletida.
Abraços virtuais (A Covid e a Dengue são reais. A maior parte dos políticos são falsos, a imensa maioria dos
ditos, "líderes religiosos" querem é dinheiro - são falsos, atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção! Há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Retome as máscaras, evite aglomerações e elimine os criadouros de mosquitos.

8647 respostas

18 AGO 2022

Boa noite, Deise
O que você e seu sobrinho fizeram é inerente à curiosidade humana, uma criança deve ter suas dúvidas sobre tudo respondidas conforme sua capacidade de compreensão em cada momento, inclusive sexuais. Porque ele não fez com que vocês parassem só ele poderia responder...
Fico à disposição
Karen Borowski - Atendimento Online

Anônimo-405478 Psicólogo em Rio de Janeiro

41 respostas

18 AGO 2022

Oi Deise,
Não Deise, isso não tem nada a ver com abuso... muitas crianças convivem com seus pais em casa e ficam nús naturalmente, como se fossem vestidos. Só quando sentirem constrangimento é que se cobrem e cada qual respeita o outro. Não é proibido os pais e os filhos falarem sobre seus corpos; o penis e a vagina são partes do corpo e são tão normais e importantes quanto as mãos, a boca e o nariz. Há muito tabu a respeito disso, muita hipocrisia, muita sensura a uma coisa natural.
Abuso é quando uma pessoa mais fraca é submetida por uma mais forte e é obrigada a fazer coisas que ela não quer. Pode ser abuso sexual, abuso alimentar, abuso de trabalho....
Sua mente pode ter criado uma cena influenciada pelo que ouviu do meio.