Eu tenho lembranças e sonhos de um abuso, mas não sei se de fato aconteceu

Feita por >Clara · 31 mai 2020 Traumas

Eu não me recordo de todos os detalhes , mas na minha memória aconteceu quando eu tinha 7 anos.
Eu me lembro que naquela época havia muitas crianças na minha rua e cada dia eu brincava na casa de uma.
Me recordo de ir a casa de um amigo dois anos mais novo que eu e a prima dele estar lá, ela devia ter 14 anos.
Eu lembro dela obrigar a gente a ficar se tocando , e mexendo um com o outro, nunca ouve a penetração.
Desde então eu venho tenho essas lembranças , são meio apagadas e só me lembro de algumas cenas em específico ,me parece que algo me proíbe de lembrar o resto. Elas sempre acontecem quando estou ansiosa , ou quando ouço algo sobre abusos e sempre quando isso ocorre me sinto fraca.
Eu me sinto culpada por não contar a alguém , porque foi isso que eu fiz , manti isso pra mim , tenho 16 agora, não consigo dizer a ninguém isso , primeiro porque não tenho certeza se de fato ocorreu e segundo por que sinto vergonha , por se isso aconteceu foi por um pouco de culpa minha.
Não sei se é possível ,mas pode ser que eu tenha esquecido ou simplesmente apagado o abuso da minha cabeça? Porque se for isso eu preciso saber uma forma de conseguir me lembrar , pra mim poder de fato saber o que aconteceu. Por favor me ajudem.

A melhor resposta 4 JUN 2020

Olá Clara!
É indicado que inicie a psicoterapia por ser um processo de autoconhecimento e fortalecimento emocional.
Pode ser que o processo ajude a resgatar memórias mas mesmo que elas estejam não tão nítidas e um pouco fragmentadas é possível elaborar o trauma.
Vale ressaltar que você era apenas uma criança, sendo suscetível as ordens de uma pessoa mais velha, por isso, não se culpe como se tivesse sido cúmplice.
Não deixe de procurar ajuda!

Fico a disposição

Abraços

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

5 JUN 2020

Bom dia Clara,
Quero começar dizendo o seguinte: se é realidade ou fantasia nesse momento não se pode ter certeza. Fato é, que essa "lembrança" está causando dor e sofrimento e impedindo que você viva a sua de forma plena e saudável.
Você não pode ou não deve se culpar por algo que pode ter acontecido na sua infância, até porque, isso ainda não passou pelo crivo da certeza.
Você pode sim ter se utilizado de algum mecanismo de defesa interno e ter apagado essa lembrança (na integra ou parcial), isso é comum. Você só terá certeza das coisas que lhe ocorreram, quando realizar um mergulho interno e buscar as respostas dentro de você. Porquê é ai que elas estão! E isso só é possível mediante processo terapêutico.
Você precisa de ajuda Psicológica. Busque, não carregue mais esse fardo que não lhe pertence!
A dúvida não trabalhada e essas questões não elaboradas, vão continuar te aprisionando.

Me coloco a sua inteira disposição

Um grande e sincero abraço

Sandro Nogueira

Sandro Nogueira Psicólogo Psicólogo em Bocaiúva

8 respostas

2 JUN 2020

Oi Clara,
Abusos quase todos sofremos, de um jeito ou de outro. O fato de não lembrar-se possivelmente seja porque condena esta prática
No momento da brincadeira achou divertida, mas a censura interna posterior condena, te proíbe e te cobra.
O importante agora é tirar o sentimento que permanece e liberar a emoção para que a experiencia não prejudique o relacionamento.. Invista em Psicoterapia.

5817 respostas

1 JUN 2020

Olá! Obrigado por participar. Esse tipo de estado mental é altamente comum. A sexualidade é, em grande medida, maravilhosa; com a mesma medida, é também incomodativa: para o controle, para a cultura, para a organização íntima. Ser uma pessoa sexual é inevitável. Será importante, você poder conversar sobre essa questão com um psicólogo. Isso exige muito respeito, sensibilidade, empatia por parte do profissional. Cabe adiantar, que seus pais ou responsáveis, posto que você tem dezesseis anos, precisam propiciar um consentimento, embora, não seja necessário que eles saibam dessa especificidade. Provavelmente esse assunto específico lhe seja difícil para que se abra com eles. É, no entanto, bastante frequente as pessoas precisarem cuidar de uma lembrança como essa (real ou imaginária), quando a mesma permanece causando-lhes sensações e percepções desagradáveis ou distorcidas. Cabe acrescentar que você não pode ser culpada pelo que descreveu agora. Na ocasião, se foi real, você não tinha o entendimento das possíveis implicações daquela experiência. O psicólogo, dentre outras preparações, estuda, treina e tem responsabilidade legal de representar um porto seguro, de confiança, sigilo e não julgamento, para que as pessoas possam colocar para esses profissionais suas lembranças não elaboradas. Com as lembranças relatadas, o profissional ajuda a pessoa a situar a questão, dentro da razoabilidade e elas passam a poder se desenvolver e ampliar o crescimento pessoal em outras áreas da vida,que essas lembranças, dificultavam. Estamos à disposição. Abraços virtuais (em tempos de pandemia, saia de casa, somente para o que for necessário, com máscara, higiene e distanciamento físico: uma morte a mais evitada, vale toda a vida preservada!) Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.