Inveja de mulheres, Timidez, Baixa autoestima, Solidão

Feita por >Amp2606 · 1 abr 2023 Abordagem psicológica

Eu sempre sofri com isso desde a infância. Meu pai me educou pra ser uma pessoa muito quieta, ele não deixava eu sair de casa, eu não podia tonar minhas próprias decisões. Eu não podia olhar pra homens, não podia ter amizades com ninguém, ele sempre falava que isso era pro meu bem. Ele sempre me comparava com outras pessoas, porque eu não fazia as tarefas domésticas que era minha obrigação por eu ser mulher. Eu não podia namorar, não podia ir pra festas. Sinto que perdi minha adolescência.
Hoje com 23 anos me sinto perdida. Não sei quem sou ou o que eu quero fazer. Fico paralisada na vida. Eu tenho muito inveja de mulheres que são independentes. Quando vejo alguma mulher que trabalha ou tem seu próprio negócio, eu me sinto inferior a elas. Porque eu queria ser como elas.

A melhor resposta 24 ABR 2023

O primeiro passo para você ir se conhecendo e se sentindo melhor é experimentar. Qual função você gostaria de fazer? Você pode trocar informações com as pessoas que trabalham nas áreas que te despertam interesse para saber como é o dia a dia delas, os pontos positivos e os pontos negativos.
Quem são as pessoas que você admira? Quais são as qualidades que essas pessoas tem? O que você não gosta nas pessoas? Isso tudo pode ser um ponto de partida para te ajudar a ir se encontrando e reconhecendo as coisas que tem valor para você e as que não tem.
Claro que não vai ser rápido nem fácil, nós somos seres que estamos em constante construção e desenvolvimento, por isso é importante procurar uma psicóloga, ela vai te ajudar durante toda essa trajetória. Se tiver interesse basta me enviar mensagem. Boa sorte!

Viviane de Oliveira Souza Psicólogo em Santos

1 resposta

24 ABR 2023

Olá. Pelo que me parece seu pai foi bastante controlador e limitou bastante você ao longo do seu desenvolvimento, dificultando que você pudesse definir e exercer sua própria identidade. Seu pai queria moldar você a imagem de fantasia que ele tinha na cabeça e não permitiu que você fosse quem você queria ser, daí esse seu sentimento de se sentir perdida. Você precisa entender que não é inferior ninguém e precisa fortalecer sua auto estima, visto que parece que sua autoconfiança é baixa. É importante você olhar para dentro de si, reconhecer suas capacidades e potencialidades e ser quem você é, se desenvolver por si mesma, tentar deixar para trás a imagem que seu pai lhe projetou. Fazer terapia com um psicólogo pode te ajudar muito nesse processo. Espero ter ajudado. Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

5 ABR 2023

olá! Você estar precisando de ajuda? Então é só marcar uma sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

5 ABR 2023

Olá! Obrigada por compartilhar conosco um pouco da sua história.
Pelo que você traz, a sua relação com seu pai foi de muito controle, né?! E com certeza a forma como somos educadas vai nos moldando ao longo da vida. No entanto, a construção do ser humano nunca está encerrada por completo e você ainda pode se reinventar e se permitir ser quem você é.
Entendo que deve ser muito angustiante se sentir perdida enquanto percebe ao seu redor outras mulheres já em outro momento da vida. Mas é importante ter cuidado com a comparação, tá? A comparação, às vezes é muito cruel, machuca e gera um autocobrança excessiva. Lembre-se, cada pessoa tem uma história de vida, cada um tem vivências que possibilitam ou não estarem em determinado lugar. Cada um tem seu tempo (você precisa viver no seu). Não digo isso com o intuito de lhe incentivar a se acomodar, mas sim com o intuito de lhe incentivar a olhar com mais carinho e paciência pra você e para o seu processo.
Dito isso, não poderia deixar de falar também da importância do processo de psicoterapia para o autoconhecimento. Você diz que se sente perdida, não sabe quem é e o que quer. A psicoterapia, sem dúvidas, é um ótimo espaço para você descobrir mais sobre você mesma e traçar seu caminho dentro do que fizer sentido pra você.

Fico à disposição, caso precise e queira meu auxílio.

Isa Laury Oliveira Psicólogo em Wenceslau Guimarães

10 respostas

4 ABR 2023

Olá! Essa situação é realmente bastante complicada, o controle excessivo e as redeas em excesso que os pais colocam, muitas vezes resultam nessa situação de "estar perdida" que você mencionou. O ideal seria você embarcar nesse caminho de autoconhecimento para enteder seus gostos, suas ambições, seus prazeres, assim como compreender aquilo que te causa aversão, que você não gosta, etc. Como isso não foi incentivado durante sua infância e adolescência pelo controle excessivo de com quem ir, de quais lugares frequentar, de quais coisas você pode ou não fazer, além dessa comparação com pessoas em realidades diferentes da sua, essas descobertas devem ser feitas a partir de agora, quando você se sentir preparada. Tanto para se sentir segura para iniciar esse processo quanto para uma ajuda e acompanhamento do próprio processo, seria bastante interessante iniciar uma psicoterapia, para isso eu me encontro totalmente a disposição! Nunca é tarde para buscar ajuda e para se desenvolver e melhorar como pessoa.
Uma abraço!
João Prim.

João Prim Psicólogo em Palhoça

4 respostas

4 ABR 2023

Olá, você quer e pode, acontece que seu pai não lhe educou para a vida, para voar por si própria, e sim ,conforme talvez tenha sido passado para ele como é uma criação, pena que ele não estava certo, mas para ele sim, ele estava dando o melhor porque foi como ele recebeu, mas você agora deve cortar esse cordão e caminhar por si mesma, eu te ajudo a construir sua identidade, sua autoestima, é um exercicio, são treinos e posso ajudar você nessa trajetória para se encontrar, ressignificar tudo que passou, praticar o perdão por essa criação falha mas saber que daqui pra frente, você pode cuidar de si mesma, fazendo primeiramente uma espécie de limpeza ou detox emocional, e aí, sim,estará pronta para escrever a própria história. Te aguardo.
Steffany Alves
CRP 22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

453 respostas

4 ABR 2023

Olá! Imagino o quanto tenha sido difícil pra você ter que lidar com essa situação num período de descobertas. Agora que já é adulta pode começar a ter uma vida diferente, você tem responsabilidade pela sua vida agora e pode começar a trilhar um caminho diferente. A terapia vai te ajudar , não deixe o que aconteceu no seu passado guiar a sua vida agora.
Cléa Andrade

Cléa Andrade Psicólogo em Rio de Janeiro

460 respostas

3 ABR 2023

Oi....
Voce foi adestrada pelo teu pai a ser o que ele queria.
Em troca voce recebeu elogios dele, "não era como as outras" "não precisava fazer as tarefas de casa" ... voce aceitou. foi obrigada a aceitar e hoje, com 23 anos percebe os resultados: solidão, vazio interior, timidez, baixa autoestima, inveja de outras mulheres, sentimento de ter perdido a adolescência... digo mais... Voce perdeu a tua Inteligência Natural, substituiu a tua inteligência pela opinião dos outros, da família, da educação, da sociedade, das crenças limitantes.
Agora, precisa resgatar a ti mesma, precisa iniciar a tua verdadeira vida; precisa deletar tanta coisa que te foi colocadas apenas para te moldar a um padrão diferente de ti mesma.
Precisa fazer Psicoterapia para conhecer quem é realmente voce, qual a tua verdadeira identidade, qual o teu proósito de vida e recuperar o endereço de ti mesma. Por isso se sente perdida, sem norte, sem ânimo, desgostosa da vida.
Precisa começar a ser pai e mãe de ti mesma, se responsabilizar pela sua vida, suas escolhas e decisões, pelos resultados e consequência destas.
Mas, vai conseguir... que ótimo que se deu conta cedo...
Abraços e fico à disposição

5817 respostas

3 ABR 2023

Olá Ampo2606! Obrigado por escrever. Que bom que você escreveu. Vinte e três anos é idade ótima para lidar com a estratégica, ponderada e enriquecedora participação em outras frentes de vida. O tempo é igual para todos. Quase todos os pais e mães, errando ou acertando, querem o bem de seus filhos. Enquanto você estava quieta, sem poder vivenciar as amizades, atividades esportivas, sociais, culturais, certamente você ponderou e aprendeu muitas coisas da posição que lhe era possível, que certamente te ajudarão muito a vivenciar com o devido critério o mais adequado posicionamento possível diante das possibilidades socias. Não se esqueça que o fato de você sentir inveja de outras mulheres seja um verdade absoluta. Certamente há mulheres que vivem inveja de você. Elas também não tem fundamentos, assim como você não tem fundamentos.
Certamente você precisa se conhecer mais profundamente, ver tuas riquezas adormecidas, seus potenciais, vivenciar mais rico entendimento, naquilo que é possível, para entender a natureza humana, em você e em outras pessoas.
Pelo jeito que você escreveu, tanto você, quanto o psicólogo, dentre nós, que for escolhido, viverão trabalho muito promissor e gratificante.
Conte conosco.
Abraços!

8607 respostas

3 ABR 2023

Olá.
Nunca é tarde para começar algo novo, você só precisa desbloquear estas "crenças" que foram sendo depositadas em sua mente ao logo de sua vida. Os atendimentos psicológicos podem te ajudar a encontrar quem você é.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

2 ABR 2023

Olá,

Esses sentimentos precisam ser avaliados de forma mais profunda, observando sua história de vida e seus comportamentos no momento presente, caso se interesse estou disponível para uma consulta inicial gratuita. Juntos, podemos trabalhar em soluções e estratégias personalizadas para superar seus obstáculos.

Lembre-se, procurar ajuda é um sinal de força. Estou aqui para apoiá-lo(a) nessa jornada.

Luan Ricardo Santana Psicólogo em João Pessoa