Insistir em um relação que só eu quero?

Feita por >Thiago · 12 mai 2022 Terapia de casal

Conheci uma pessoa em um aplicativo de relacionamento e logo de começo um se encantou pelo outro. Não acreditava em amor a primeira visita, mas isso realmente aconteceu com a gente. Começamos a nos conhecendo melhor e a relação foi evoluindo, cada dia nos envolvendo mais e o amor foi crescendo. Conheci todo a família dele e ele conheceu uma parte da minha, pq uma parte da minha família não entende minha orientação sexual, mas isso não era uma problema para nós. Com 3 meses começamos a namorar e estava indo muito bem. Moramos um pouco distante um do outro, mas isso não era um problema, que sempre dávamos um jeito de se ver. Como trabalhamos , nossos dias de se ver eram nos finais de semanas. Fazíamos muito coisas juntos, passeávamos bastante, conhecíamos lugares novos, muitas aventuras. Mas ele é uma pessoa ciumenta e as vezes tinha umas crises sem necessidade, mas sempre fui o mais transparente possível para não termos problemas. Meu telefone ele sempre mexia, pq eu não tinha nada para esconder, mas quando eu queria mexer no dele, já era um problema. Ele ficava super incômodo, então fizemos um acordo de nem mexer no telefone do outro. Mas estamos convivendo bem. Mas por ele se ciúme no início, acabou me deixando ciumento também, e quando eu fazia isso ele reagia de uma forma ruim, parecia que eu não tinha o direito de ser igual a ele.
Eu sou do tipo de pessoa que gosta de falar o que sente, que gosta de conversar e tentar resolver as coisas e ele é do tipo que não gosta de falar e deixa as coisas quietas, acha que vai se resolver sozinho.
Ficamos 11 meses namorando e nesse meio tempo tivemos algumas brigas por causa dos nossos ciúmes. Ele chegou a terminar comigo umas 2 vezes, mas eu sempre corri atrás e conseguia voltar. Ele é uma pessoa muito cabeça dura e orgulhosa, fala que quando chega a uma conclusão, que não volta mais atrás.
Nossa relação tinha alguns problemas, são coisas bobas que foram juntando. Mas sei que o sentindo um pelo outro ainda existe.
Tivemos uma briga a 3 semanas atrás e ele terminou e disse que era de vez. Não quis se encontrar pessoalmente e disse que não te volta. Eu liguei, mandei mensagem implorando para voltar, mas ele disse que não tem volta.
Mas disse que queria manter a amizade, pq fala que sou especial, só que não damos certos juntos.
Porém estou mal com a situação. Sei que ele gosta de mim, mas essas coisas pequenas está interferindo.
Não estou conversando direito com ele depois que parei de insistir, não mando mensagem. Mas ele de vez em quando está me mandando, mas só fala sobre uma viagem que vamos fazer.
Temos uma viagem para fazer juntos pq compramos no decorrer do relacionamento. Vamos só nos dois e a viagem vai cair durante o aniversário dele. No momento do término ele disse que iria na viagem, mas que não teríamos nenhum envolvimento.
Não sei que faço, se vou ou não nessa viagem.
Tenho esperança que ele mude de ideia.
Mas estou com medo de me machucar mais.
Obs: Ele é orgulho com todo mundo, não é só comigo. Faz parte da personalidade dele. Ele não fala com pessoas da família dele por ser cabeça dura.
Também estávamos passando por uma fase complicada no trabalho e coisas da vida que contribuíram para o término.

A melhor resposta 16 MAI 2022

Oi Thiago.
Vi abaixo alguém sugerindo terapia de casal. Mas não possibilidade disso quando não se tem um casal.
Você está não só sofrendo pelo término, mas também pela fantasias (esperanças) criadas.

O mais apropriado seria você buscar fazer terapia para conseguir olhar pra tudo isso de forma mais aprofundada.

Caso esteja disposto, estarei aqui!
Jean Pierre

Jean Pierre da Rocha Carneiro Psicólogo em Porto Velho

117 respostas

16 MAI 2022

Thiago. Tentem ajuda profissional. Terapia de casal.
Sou Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

13 MAI 2022

Olá Thiago! Grato por escrever. Namoro é experiência para se conhecer mais de perto, verificar detalhes. Vocês se conheceram mais de perto, verificaram e, uma das partes, concluiu que não será possível a evolução. Na verdade a maior parte dos namoros são experiências de aprendizado, mas que terminam. Acontece que antes de namorar outra pessoa, a pessoa precisa ter o centro das referências em si mesma. Ao mesmo tempo precisa ser flexível para negociar convivência. É preciso haver certa igualdade, reciprocidade. Vocês, pelo relatado, não viviam isso.
A avaliação sobre se vai à viagem ou não é íntima sua. Pelos sinais do texto, você terá dificuldade para separar as coisas. Sendo isso verdade, será melhor não ir.
Estarei a disposição para ponderações mais específicas.
Abraços virtuais (A pandemia e a dengue estão vigentes. A maior parte dos políticos são falsos, a imensa maioria das ditas lideranças religiosas, são falsas - atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção. Há até alguns falsos cientistas. Diante disso sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Seja ponderado com a máscara, aproxime afetivamente, mas evite aglomerações e criadouros de mosquitos.

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico e orientador ocupacional

8644 respostas

13 MAI 2022

Olá Thiago.
O namoro é a fase do relacionamento exatamente para conhecermos a pessoa na intimidade. Na fase da paixão que dura aproximadamente 2 anos é possível que as dificuldades, inseguranças dos parceiros passem despercebidos mas à longo prazo começam a ser notados durante a convivência mais próxima. A maioria dos namoros termina porque não existe afinidades e isto é normal. Idas e voltas na fase de namoro sem trabalhar com profundidade o motivo que está causando as rupturas podem caracterizar um comportamento padrão que poderá se perpetuar sem resolver a questão que provavelmente continuará latente e no futuro causará mais conflitos, sofrimentos e perdas ainda maiores. Tenha em mente que ele só mudará o comportamento negativo dele se ele quiser. Procure fazer terapia para falar de seus sentimentos e emoções, desenvolver a sua auto estima e assertividade. Invista no seu potencial, se fortaleça para sentir se mais seguro, ame-se em primeiro lugar. Você se tornando uma pessoa interessante, capaz de cuidar-se sozinho, viver sozinho, estudar, será também interessante para os outros e não precisará implorar o amor dos outros. Fico à disposição para auxiliá-lo nesse processo de autoconhecimento. Maria Nair de Castilho Ramlow
Especialista em Psicologia Clínica
Terapia Cognitiva Comportamental

Maria Nair Psicólogo em Curitiba