Há uns dias atrás meu namorado relatou que ex estava pedindo para voltar.

Feita por >Mel · 31 jul 2024 Terapia de casal

Há alguns dias meu namorado disse que a ex pediu pra voltar devido ao problema de de saúde da filha, que se encontra com gastroenterite devido a ansiedade que a criança tem supostamente por causa da separação. Ele está meio diferente, distante e confusão já que envolve o emocional da filha da qual ele é apaixonado. Eu estou extremamente sem saber o que fazer, pois já tínhamos feito alguns planos e alguns tiramos do papel. Sinceramente não sei como reagir a essa situação toda.

A melhor resposta 8 AGO 2024

Olá Mel, tudo bem?
Lidar com a complexidade de relações familiares e a saúde emocional de uma criança pode ser extremamente desafiador. Compartilhe seus sentimentos e preocupações de maneira aberta e honesta. Explique como essa situação está afetando você e pergunte como ele se sente em relação ao pedido da ex e à saúde da filha. Ouça o que ele tem a dizer sem interromper. Entender a perspectiva dele pode ajudar a esclarecer suas próprias emoções e a encontrar uma solução conjunta.
Lidar com uma situação assim pode ser emocionalmente exaustivo, mas a comunicação clara e a empatia mútua podem ajudar a navegar por essa fase difícil. Se precisar, procurar apoio de um terapeuta pode ser útil para mediar a situação e encontrar soluções que funcionem para todos os envolvidos.
Se precisar estou à disposição.
Marília - psicóloga de abordagem psicanalítica.

Marília Figueiró Bueno de Oliveira Psicólogo em Ribeirão Preto

168 respostas

2 AGO 2024

Oi Mel
A relação com pessoas que foram casados, pior se tem filhos, é complexo porque se a ciclo que teve não estiver fechado, sem ressentimentos, sem mágoas, é doloroso, neste caso para você.
Ou porque ingenuamente você não questionou isso, não percebeu
Ou por irresponsabilidade dele e ou ignoráncia dele se envolver com você e agora gerar esse conflito.
O resultado é a doença da filha dele, cuja causa é a separação dos pais que não foi devidamente trabalhada.
Precisa dialogar muito com o teu namorado sobre isso, fechar o que não está fechado, encerrar contratos e só abrir outros quando tudo estiver resolvido.
Caso contrário, estará construindo a tua realidade em areia movediça... vai cair, não se sustenta.
Faça Psicoterapia para analisar essas questões e compreender melhor.

Abraços

6349 respostas

1 AGO 2024

Olá Mel,

É muito importante vc e seu namorado conversarem bastante sobre esse assunto e vc respeitar as decisões dele. Porem penso que seria importante ele estar disponível para dar todo o tipo de apoio emocional e material que a filha precise, e isto, não significa necessariamente retomar o antigo casamento. Provavelmente essa criança necessite de mais tempo e acolhimento para entender e aceitar a separação dos pais e o acompanhamento psicológico poderia ser importante a ela. Inclusive, vc mesma pode buscar por ajuda para que as suas dificuldades também possam ser ampliadas para serem melhores compreendidas.

Paz&Bem.

Angela Dias Campanha Psicólogo em São José do Rio Pardo

48 respostas

1 AGO 2024

Bom dia Mel. Questões parentais precisam ser resolvidas da melhor forma, ele pode cuidar da filha sendo separado. A questão é que a ex dele ainda tem sentimentos por ele e pode usar a doença da criança como manipulação emocional. Eu sugiro conversar com seu namorado, esclarecer os motivos do termino com a ex, se ele ainda sente algo por ela. Se o relacionamento terminou eu sugiro ele buscar uma terapia para que ele aprenda a lidar com a ex e seguir a vida dele de forma assertiva. ou vcs buscarem uma terapia de casal para fortalecer o relacionamento. A filha dele também pode frequentar um psicólogo para questões psicológicas, normais em caso de separação e muitas crianças fazem terapia para lidarem com o emocional. Espero ter ajudado. A disposicao.
Lisiane Hadlich Machado
Psicologa & Psicanalista & Terapia casal/familiar

Lisiane Hadlich Machado Psicólogo em Santa Maria

211 respostas

1 AGO 2024

Olá,
Relação de pais e filhos é diferente da relação entre homens e mulheres. Quando uma separação envolve o bem estar dos filhos, os pais precisam de maturidade para lidar com a nova realidade de vida dos filhos e suas consequências. Com certeza, existe várias formas de lidar com esta situação, mas é o seu namorado que vai decidir, visando o que ele acha melhor. Diante de decisão dele, cabe a você decidir o que é melhor pra você. Se ele não está levando em consideração a relação de vocês e não vê outra solução senão reatar com a ex., saiba que é uma relação que não vale a pena lidar, você vai perder. Busque em como se recompor dos planos que já saíram do papel, de como se reencontrar e se for difícil pra fazer isso sozinha, busque ajuda. Fico a disposição, abraços!

Adriana Gonçalves Psicólogo em Belo Horizonte

347 respostas

1 AGO 2024

Olá Mel, espero que esteja tudo bem com você.

É preciso compreender que a decisão de seu namorado de voltar ou não para a ex, é muito pessoal, e diz respeito a ele e o que ele está buscando no momento. Se ele está considerando essa possibilidade, levando em consideração a saúde da filha, é porque isso deve ser algo muito importante para ele, e principalmente para a criança, que a parte que precisa de maior atenção no momento. Como não houve traições, brigas, desentendimentos, separação, agressão, nem nada disso, essa questão passa a ser muito íntima, e você deve tentar buscar a compreensão necessária para lidar bem com todo esse contexto, não buscando culpabilizar ninguém pela situação, apenas tentando lidar com essa questão da forma como ela se coloca. Uma atitude compreensível e favorável agora, pode ajudar muito toda a situação, evitando desgastes desnecessários entre as partes. Talvez ele precise de espaço para pensar na melhor decisão, e seu apoio neste momento pode ser muito importante, tanto para você, quanto para ele e para a filha. Se desejar explorar essa situação com mais profundidade, e conversar com um profissional adequado, um Psicólogo pode te ajudar, e te oferecer novos ângulos para essa questão.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518
(Atendimentos On-line)

Clóvis Neto Psicólogo em Natal

985 respostas

1 AGO 2024

Bom dia, Mel! Obrigado por se colocar. Na verdade, todo pai e mãe, precisam ter como prioridade, em primeiro lugar a si mesmo, depois, pessoas como filha, filho, mãe, pai. Com isso não quero dizer que você deve considerar as coisas de forma inadequada para você. Há muitos aspectos a compreender mais profundamente.
Pode ser enriquecedor você falar mais detalhadamente sua posição, motivações, contexto de vida e emoções, com um de nós, psicólogos.
Estarei a disposição.
Atenciosamente,

9308 respostas

1 AGO 2024

Olá Mel! Como está?
Ao ler sua pergunta a primeira coisa que pude perceber é que a relação de vocês é sincera. Ele sentiu-se a vontade e conseguiu falar sobre o pedido da ex.
Partindo desse princípio, acredito que a melhor coisa a ser feita é vocês conversarem sobre os seus sentimentos, desejos e intenções.
A solução surgirá.
Espero ter auxiliado.
Cecília Mendes - Psicóloga

Cecília Mendes Psicólogo em Rio de Janeiro