Fui desleal e trai meu marido no início do relacionamento.

Feita por >Instuniversal · 13 mai 2024 Terapia de casal

Fui desleal e trai meu marido no início do relacionamento. Ele descobriu com cerce de 3 meses que estávamos juntos mas resolvemos tentar ficar juntos porque nós amamos muito. Neste meio tempo engravidei e perdi 2 bebês, mas temos briga constantes porque ele sempre trás o tema da traição à tona e fala que eu tenho que consertar as coisas. Mudei completamente minha postura após os 3 meses e nunca mais dei motivo algum, mas as brigas ainda permanecem. Não quero terminar meu relacionamento, amo muito ele, mas ao mesmo tempo não sei o que fazer para seguir em frente sem esta dor tão grande que ele sente, dizendo que destruí sua honra. Como se faz para um homem recuperar sua honra? Não sei o que fazer

A melhor resposta 15 MAI 2024

Lidar com as consequências de uma traição pode ser incrivelmente difícil para ambas as partes em um relacionamento. É positivo que você reconheça o impacto que suas ações tiveram e esteja comprometida em seguir em frente e reconstruir a confiança.
No entanto, é importante entender que reconstruir a confiança e superar uma traição leva tempo e esforço de ambas as partes. Seu marido está passando por um processo de cura emocional, e pode ser necessário que ele processe seus sentimentos e encontre uma maneira de lidar com a dor e a mágoa que ele está sentindo.
Lembre-se de que reconstruir a confiança após uma traição é um processo complexo e não há uma solução rápida. Leva tempo, esforço e compromisso mútuo, mas é possível superar isso se ambos estiverem dispostos a trabalhar juntos, e se quiser estou aqui para auxilia-los nesse processo através de terapia.

Kelli Ortiz Ribeiro Psicólogo em Curitibanos

4 respostas

14 MAI 2024

Você não é responsável por ele e não tem que recuperar honra nenhuma. Honra não são os outros que dão. É ele que precisa recuperar. O que ele está fazendo é gerando culpa por cima de ti dizendo que você é a responsável por tudo.
Não, você não é a responsável, e não fez nada de errado. Se você traiu é porque ele deixou a porteira aberta e você saiu, ousou, fez experiências, foi fiel às suas emoções e sentimentos.
A vida te deu a liberdade e o poder de escolha para fazer todas as experiências que voce quiser. Ok que quando toma uma decisão de casar, mas voces não estavam casados, apenas estavam juntos...
Há uma realidade que é você: voce precisa se realizar na vida, precisar corrigir condutas, conflitos, problemas particulares, conflitos, culpas, dependência emocional, medos.
Ele é outra realidade: ele também precisa se realizar, resolver seus conflitos, seus traumas pessoais, particulares.
Há um 3ª realidade que é voces dois juntos: como vão conviver juntos, se realizarem juntos, um auxiliando o outro quando ainda tem muitas coisas particulares para resolver?
Ambos precisam de Psicoterapia para resolverem suas particularidades, entenderem porque as coisas estão acontecendo assim com cada um e só depois, pensar fazer Terapia de Casal para ajustar a convivência.
Abraços

6349 respostas

14 MAI 2024

Bom, aparentemente ele não te perdoou, já que constantemente retorna ao assunto e se lamenta. Se isso aparece em todas as brigas, é possível que ele sinta rancor das suas atitudes. Ele quer fazer o relacionamento dar certo também? Ou apenas você?
Por que se ele quer que dê certo, é primordial perdoar e aceitar o fato, para que vocês sigam em frente juntos.

Anna Beatris Camilo de Souza Psicólogo em Valinhos

5 respostas

14 MAI 2024

Ola, se vocês realmente querem ficar juntos é preciso trabalhar juntos para isso. Sugiro uma terapia de casal de casal. A traição aconteceu e não tem como mudar isso, mas podem trabalhar as consequências deste ato e refletirem se são capazes de seguir em frente ou não. Fico a disposição para ajudá-los, abraços

Adriana Gonçalves Psicólogo em Belo Horizonte

347 respostas

14 MAI 2024

Bom dia, Instuniversal! Obrigado por se colocar. A questão da honra dele, ele deve lidar, amadurecer, recuperar a harmonia, a autonomia, a essência de si mesmo. A você compete lidar com tua verdade, construir tua evolução. Nunca se esqueça que o grande namorado de cada pessoa, somente pode ser, precisa ser ela mesma. Não temos a idade de vocês, nem a história, mas é preciso que cada qual se cuide no sentido de ser responsável por se melhorar, sem cobrar de si mesmo a perfeição, nem olhar para o erro como predominante. A maior parte das pessoas, na maior parte das vezes, fazem coisas corretas. Acontece, que algumas vezes, todos nós falhamos. Não podemos nos cobrar a perfeição, nem vivenciar situação em que outras pessoas de convivência, fiquem muito tempo olhando para um erro ou atitude do passado, que não agradou a ela. Isso persistindo apaga o predominante lado positivo da gente.
Estarei a disposição para aprofundamentos.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.