Filmes pornográficos

Feita por >Vania Cunha · 10 mar 2015 Terapia de casal

É normal a pessoa ter que assistir filmes pornográficos para se sentir estimulada? Somos casados há 3 anos...

A melhor resposta 11 MAR 2015

Não posso falar no termo normalidade já que é um conceito bem amplo, porém, qual o contexto da relação sexual do casal deve ser considerado.
De fato buscar um estimulo externo ao sexo que não seja em comum acordo acende um alerta e mostra que é hora de uma conversa franca sobre o que pode estar acontecendo na relação.

Diego Leiras de Araujo Psicólogo em Rio de Janeiro

11 respostas

17 MAR 2015

Olá Vania!!!

É uma alternativa de estimulação, produzida pelos efeitos da pornografia, agora será que é saudável???, assim como a estimulação pode ser de outras formas, ex.: pelo simples contato corpo a corpo, pensamentos, atração física, porcentagem de testosterona, progesterona, estrógeno, etc. Afinal o nosso corpo é uma química hormonal e de neurotransmissores que reagem de acordo com os estímulos biopsicossociais, de acordo com o processo de desenvolvimento humano, aumentando ou diminuindo de acordo com a nossa faixa etária. A finalidade primária da relação sexual é a reprodução humana, consequentemente se não houvesse está sensação "prazeroza" nesta relação não haveria a perpetuação da espécie, o ser humano aproveita deste ato para uma busca de prazer, que deixa sensações agradáveis quando de comum acordo. A influência dos aspectos culturais propõe um comportamento aceitável a ser seguido considerando as normas e regras de cada região.

Ponto de vista, uma terapia de casal poderia ajudar e orientar, esclarecendo dúvidas sobre a questão proposta.

Carlos César Petruy Psicólogo em Curitiba

343 respostas

17 MAR 2015

Bom dia Vania.
Há algo importante aí, terceiro ano de casados. Esse é um período no qual a relação de vocês entra em outro nível, sim, porque nos dois primeiros anos ainda há a novidade de estarem casados, há toda uma adaptação, o tesão sem dúvida é maior. Quando entramos no terceiro ano, já não há tanta novidade assim, concorda? Então pode ser que exista essa necessidade dos filmes para apimentar. A vida de casado é um constante aprendizado e superação pessoal e isso é maravilhoso, é preciso de vez em quando olhar pra relação e ver aonde ela está precisando de mais pimenta. Agora, se SÓ existe estimulação quando ocorre o filme então conversem para ver o que está havendo, uma coisa é apimentar para o "vôo" ser mais alto, outra é apimentar para que o avião comece a voar, entende? A relação a dois precisa ter muita conversa mesmo, porque sentimos, agimos e pensamos diferente deles.

Abraço,

Marianne Coêlho.

Marianne Coêlho Psicólogo em Fortaleza

22 respostas

13 MAR 2015

Os dois estão de comum acordo? Há diálogo nessa relação? É interessante você procurar ajuda de um profissional na área. Talvez algo nessa relação não está lhe deixando à vontade.

12 MAR 2015

Vânia, desde que esse recurso externo esteja sendo buscado em comum acordo, tudo bem.
Uma boa relação de casal deve trazer prazer aos dois e estar de acordo com os valores de ambos.
Ambos devem se sentir livres para expressar o que vai no seu interior, suas dúvidas, seus medos, suas restrições.

Sandra Colaiori

Sandra Colaiori Psicologia Psicólogo em São Paulo

107 respostas

11 MAR 2015

O estímulo, do seu marido, para uma relação sexual deve ser você, mas para isso é necessário que ele se sinta a vontade contigo e sinta que você está a vontade com ele, havendo uma conversa franca sobre o assunto, sem meias palavras, sem medo de Todos nós precisamos estar seguros para nos abrirmos totalmente ao nosso parceiro, conhecermos bem um ao outro para que nossa vida sexual seja plenamente satisfeita e sadia. É tudo uma questão de entrega, mas isso é um processo, que se conquista diariamente. É isso

Dínerson Fiuza Psicólogo em São Paulo

272 respostas

11 MAR 2015

Olá Vânia, essa prática é muito comum no mundo masculino, pois eles são muito visuais. Porém se só há estimulação quando se assiste aos filmes podemos pensar que algo não está bem. Primeira coisa a se fazer é ter uma conversa muito sincera entre os dois. Dependendo da conversa você pode sugerir que ele procure um profissional (sexólogo, psicólogo, médico etc), ou ambos procurem. Um estudo feito em Cambridge constatou que o efeito da pornografia no homem tem sido a redução no desempenho sexual com sua parceira. Ou seja, em vez de apimentar, é um verdadeiro balde de água fria.
Boa sorte.

Vanessa Silveira Castro Psicólogo em Fortaleza

14 respostas

11 MAR 2015

Olá Vania
Quanto falamos de "normal" estamos falando de norma, ou seja algo que está normatizado, no entanto nas relações o mais importante seria pensarmos em NATURAL e não no NORMAL. Ou seja, a decisão deve ser do casal, e se for de comum acordo não haverá problemas. Seria bom pensar no por que desse questionamento, que remete, talvez a uma criação sob uma cultura repressora talvez por questões religiosas. O caminho sempre é o dialogo, e se não conseguirem sozinhos não exitem em buscar ajuda de um terapeuta de casal e sexólogo.

Augusto Mendes Psicólogo em Rio de Janeiro

7 respostas

11 MAR 2015

Olá ter como regra ver pornografia para se sentir estimulado não é saudável. Mas esporadicamente usar desse artifício pode ser um fetiche inofensivo. Caso a excitação esteja condicionada à pornografia se isso te incomodar você pode tentar expressar seus sentimentos para o seu parceiro e caso ele deseje ele pode procurar um terapeuta para que ele possa se excitar com outros estímulos.

Att,

Thyago Vargas

Thyago Henrique de Souza Vargas Psicólogo em Rio de Janeiro