Família do meu marido é muito próxima

Feita por >Janaina · 27 set 2016 Terapia familiar

Moro encima da casa dos meus sogros. Tenho 2 filhas (12 e 07 anos) e minha sogra se dispôs a cuidar delas quando tive que voltar a trabalhar, após a licença maternidade. Porém, sempre coloquei alguém para ajuda-la.

Temos uma casa de praia e toda vez que vamos pra lá (a cada 15 dias) ele vão também. Porém, isso está me incomodando, pois não consigo ter um relacionamento familiar (eu, marido e filhas). E fico chateada de não levá-los, pois eles gostam muito de lá. No entanto, isso está me prejudicando no relacionamento com nossas filhas. E meu marido não entende isso.

A melhor resposta 27 SET 2016

Olá! Segundo seu relato, apesar do incomodo você tem dificuldade em se recusar a leva-los. É importante que busque ajuda de um profissional para que você possa enxergar outras maneiras para fazer isso. E acredito que o diálogo é muito importante neste momento, tanto com a sogra quanto com o marido. Expor a situação também pode ajuda-la, parece que é mais fácil ceder ao invés de enfrentar a situação.
Fico a disposição!

Jessica Moreira Carvalho Psicólogo em Londrina

170 respostas

4 OUT 2016

Olá tudo bem?
Seria muito bom se você conseguisse, expressar sua vontade e uma boa dica é conversar diretamente com os sogros, falando que vcs precisam de um pouco de privacidade, uma ideia seria que uma vez vcs fossem juntos e outra vez que vcs fossem sozinhos. Conversando as coisas se ajeitam. Caso vc não consiga dizer não indico que realmente procure um profissional psicólogo para ajudar nesse caso.

Anônimo-284951 Psicólogo em Chapecó

50 respostas

28 SET 2016

Olá Janaina. Com certeza a intenção de sua sogra é a melhor possível, mas ao mesmo tempo é muito importante que depois que o casal resolve se unir deve manter uma distancia da família de origem para que o relacionamento seja saudável. Este tempo em família que você deseja é fundamental. Uma boa conversa entre você seu marido e depois com os pais deles pode ajudar. Procure um profissional que trabalhe com Terapia Familiar, ele poderá auxiliar neste processo.
Edna Rocha - Terapia de Família - Porto Belo - SC

Edna Sandra Rocha Psicóloga Psicólogo em Bombinhas

29 respostas

28 SET 2016

A forma como isso te incomoda e você reage diz de sua personalidade e talvez seja um fato que precise ser repensado para aí ser ressignificado e você conseguir de fato mudar. Pense um pouco sobre como isso tem se repetido em sua vida: quantos e quais as vezes você se manteve em uma situação desconfortável por não conseguir dizer não ou faltar coragem para tomar uma decisão? Fica essa ideia e precisando estou a disposição. Abraço!

Psicóloga Graziele Gontijo Psicólogo em Betim

2 respostas

27 SET 2016

Janaína, entendo como se sente e é bem difícil mesmo essa situação. Talvez você deva quebrar essa rotina convidando um outro casal com filhos para ir junto e dizer para sua sogra que eles se convidaram e que você ficou sem graça de não levá-los. Quem sabe assim vendo que suas filhas brincam com outras crianças e vocês, enquanto casais poderiam se divertir jogando baralho, ou outra coisa de que gostem, seu marido poderia compreendê-la melhor, e fazer diferente das próximas vezes. Caso isso não "cole"façam terapia de casal, pois vocês tem direito a uma vida conjugal separa dos sogros. Boa sorte.

Beatriz Fujimoto Psicólogo em Patos de Minas