Eu tento, mas....

Feita por >Wladd · 19 jul 2021 Terapia de casal

Sou pai de três, sendo uma de 8, um de 5 e um recém nascido de menos de dois meses. Não tenho vícios com álcool ou fumo, todo o dinheiro que ganho no trabalho é todo voltado para a casa. Compreendo fazer o mínimo em casa, como varrê-la, guardar/lavar louça, roupas, arrumar camas... Vejo e sinto minha esposa sobrecarregada com nosso recém nascido mas ainda sim quando ela "explode" de raiva, joga na minha cara o que sou e que sinto ser: um péssimo pai, um péssimo marido, um zero a esquerda. Já tive vontade de morrer mas no fim sei que não é solução. O que fazer, se muitas vezes não consigo ter essa coragem de mudança? Não sinto nem vejo apoio algum, de ninguém - como mudar?

A melhor resposta 20 JUL 2021

Oi, sinto muito estarem passando por essa situação!

Saiba que você deu um passo muito importante vindo até aqui para pedir ajuda! Esse foi um ótimo exemplo de coragem de mudança, as coisas só mudam quando estamos dispostos a mudar e você parece estar.

Filhos (ainda mais recém nascido), casa, trabalho, rotina são coisas que impactam muitas relações. Sua esposa está passando por um momento sensível, o período de amamentação, hormônios colaboram para essas crises, no entanto compreender as razões dos conflitos não significa aceita-los, né?!

Com esse breve relato não conseguimos ir muito a fundo nas suas dores, mas se for possível, procure ajuda de um profissional para guia-los da melhor forma. Se precisar me coloco à disposição.

Vivian Curvelo - Psicóloga

Vivian Curvelo Psicólogo em Hortolândia

175 respostas

21 JUL 2021

Wladd....
Se está tentando é porque não está fazendo.
Tentar é ficar em cima do muro... e fica em cima do muro porque não se valoriza, não tem autoestima, não term amor-próprio.
E não se culpe pela situação.
A realidade é o que é e não como queremos que seja.
Tem tres filhos, realmente a mulher fica netediada cuidando dos tres...
Percebe que ela está estressada, cansada... deixa ela compartilhar contigo deste sentimento dela.
Abrace ela, deixa ela chorar, está duro mesmo, mas foram voces que se colocaram nesta situação.
Agora juntos precisam superar sem que se sinta explorado e sobrecarregado.
Ambos precisam de momentos em que possam descarregar tudo o que sentem.
Seja o ombro para ela... ela que seja o ombro para você...
Sim... precisam de Psicoterapia de Casal...

5892 respostas

20 JUL 2021

Olá Wladd,

Veja bem, toda mulher é vista como "super heroína" como "guerreira" e outros adjetivos que a deixam extremamente sobrecarregada, exausta e atenta o tempo todo.
Aqui pelo ao menos temos um ponto positivo, você quer ajudar, mas não sabe como, muito provavelmente porque você quer ajudar mais do que dá conta, isso significa dizer que você estabelece um padrão muito alto de ajuda, e no fim se frustra por não conseguir fazer o mínimo.
Lembre que vocês são um time, e como parceiros, devem jogar juntos para a criação desse bebê, ficar com ele mais vezes, trocar fraldas, deixar sua mulher relaxar, levar a família para passear, tentar ajudar com o almoço, com o jantar, com as roupas sem que ELA tenha que pedir, sem que ELA venha a solicitar, pois acredite meu caro, cuidar de uma criança tem desafios inimagináveis, e você também tem seu trabalho claro, mas você não deve pensar que está "ajudando" você deve fazer sua parte, relacionamentos são construídos com diálogo, com confiança, respeito, dedicação, então seria a hora de se questionar: Eu tenho oferecido isso tudo a minha parceira de vida?

Se precisar repensar, estou à sua disposição,

Mirian Rocha - Psicóloga.

Mirian da Rocha Oliveira Psicóloga Psicólogo em Petrolina

4 respostas

20 JUL 2021

Olá Wladd! Grato por escrever. Calma! Mulher com bebê de dois meses mais dois filhos, sente-se sobrecarregada, algumas vezes, com dificuldades para administrar as demandas das crianças, depois, aos poucos, as coisas irão se organizando, você vai aprendendo a lidar com as questões, vai se esforçando por contribuir um pouo mais. As falas de sua esposa, estão distorcidas pelas sensações intensas que ela está vivendo; passará. Seja tolerante com ela, isso passará. Três crianças são maravilhosas fontes de descobertas, de aprendizado, de agradáveis e surpreendentes feitos, contruções e sonhos.
Poderá ser muito importante você poder conversar com pessoas de sua confiança, amadurecidas, éticas, ponderadas. Também poderá enriquecer você refletir sobre as vivências atuais, com a assessoria científica de um psicólogo.
Conte conosco.
Abraços virtuais (em tempos de muitos falsos religiosos, muitos falsos políticos, até alguns falsos cientistas, sigamos as orientações de instituições científicas e de comunicação, sérias, tais como: Universidades Públicas, Insitituto Butantan, TV Cultura e Organização Mundial da Saúde!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8719 respostas

20 JUL 2021

Wladd, tanto ela como você precisam de Terapia. Terapia de Casal, assim diante disso tudo que cita o casamento não terá desgastes maiores... e os problemas não irão se agravar.
Isso é urgente.

Ana Rique Psicólogo em Recife