Continuar casado ou tentar uma vida diferente?

Feita por >Mauricio · 6 fev 2017 Terapia de casal

Tenho 40 anos e sou casado a 19. Minha esposa é uma pessoa maravilhosa, dedicada, fiel. O sexo sempre foi normal. O famoso arroz com feijão. Eu gosto de coisas mais selvagens mas sempre abri mão ou nunca coloquei em prática pois ela não gosta. Ela é mais velho do que eu 11 anos.

Depois de um problema profissional e consequentemente problemas financeiros a 8 anos atrás, passei a trair. Passei a procurar coisas diferentes. Passei a pensar que minha vida poderia ter sido diferente, que poderia ter feito outras escolhas.

Me casei muito novo, com 20 anos.

Nesses 8 anos trai várias vezes mas nunca tive coragem de deixar minha esposa.

Conheci a dois anos uma pessoa que combina muito comigo. Vivemos um amor intenso e acabamos sendo descobertos.

Quase sai de casa. Não o fiz por não sentir segurança nessa nova pessoa que conheci.

Refiz meu casamento, decidi ser um bom marido, mas passados dois anos, essa pessoas voltou a me procurar e voltamos a nos ver novamente.

Tenho a agora a oportunidade de deixar minha família e viver uma vida mais intensa com uma pessoa um pouco mais nova, com ideias diferentes, sexo muito mas muito intenso, e gosto dá idéia de começar tudo de novo.

O problema é que estou indeciso em relação a isso novamente. Não fomos descobertos.

Vejo minha esposa, vejo todos os anos juntos, nossa história, nossa filha de 17 anos, nossos apto que lutamos tanto pra conquistar, nossa família e familiares e isso tem me deixado na dúvida novamente.

Devia abri mão de tentar ter uma vida diferente, de tentar algo novo pra continuar vivendo essa vida "normal" ? As vezes penso que o problema está em mim. Que eu deveria parar de pensar em outras coisas e passar a pensar apenas em seu um bom pai e marido.

Mas e eu ? Como pensar em mim e parar de me preocupar com que os outros vão pensar ?

A melhor resposta 7 FEV 2017

Mauricio, bom dia! O ser humano pode ter sempre estes questionamentos que lhe permite instabilidade quanto aos seus sentimentos e emoção, bem como a sensação de se sentir perdido. Muitas pessoas entram em relações sérias com objetivos específicos: união, família, filhos, estabilidade para uma vida. E assim, as pessoas acabam se casando para estarem certas da presença do outro. Depois, acabam por ter que saber lidar com o fato de estarem presentes, mas não terem o amor e carinho a todo momento devido a rotina, que precisa de demonstrações/ manifestações que o casamento nem sempre propicia.
Neste contexto que você apresentou, por termos processos químicos intrínsecos a nós que nos deixa mais propício à busca de aventuras/desafios (em algumas pessoas com maior intensidade, em outras menos), precisamos cuidar cada dia mais dos nossos sentimentos, sensações, emoções e razão em nosso modo de ser e agir. Permitindo-nos a cada dia conhecermos nós mesmos! Quando estamos apaixonados, as inconstâncias de nossos hormônios interferem em nossa capacidade reflexiva e, fatalmente, criamos mundos imaginários de ilusões e expectativas que, com o passar do tempo, e o contato com a realidade em si, se mostram diferente e geram frustração. Não porque a realidade em si seja ruim, mas talvez porque seja diferente do que imaginamos. E, assim, deixamos até de curtir momentos e pessoas que poderia ser interessante de vivenciar. Portanto, a vida que você talvez se imagine vivendo, pode ser que esteja somente na sua imaginação, a realidade pode ser bem diferente e você precisa perceber e se responsabilizar por tudo isso.
A insatisfação quanto aos pequenos comportamentos podem se intensificar principalmente quando há uma dificuldade de comunicação do casal. Contudo, só vocês podem conversar e se responsabilizar quanto à tentativa de reconciliação ou a separação. É importante esta percepção e conversa até mesmo para o relacionamento em parceria na educação de sua filha, que está na adolescência.
É claro que não há uma resposta ou solução única para todos os casos, mas existem profissionais que podem ajudar neste processo através da terapia individual ou mesmo de casal, caso vocês se sintam a vontade em fazer. Na terapia de casal é preciso que ambos estejam dispostos a ouvir e se entregar na busca da reconciliação conjugal saudável através de novos comprometimentos de cada um, e uma reconciliação de ânimo para manter o relacionamento e avida sexual.
Relacionamento é sempre negociação e muita conversa, para lidar com todas as fronteiras de valor, de contato, de sentimentos... que impactam no nossa forma de se relacionar.
E para encontrar as suas respostas, seria importante você buscar um processo terapêutico até para entender se precisa realmente dessa vida nova ou se está apenas em uma fantasia, se ama ou não e, se quer reestruturar sua vida conjugal. Estou à sua disposição, caso precise de acompanhamento ou para maiores esclarecimentos. Abraços, Danielle Almeida

Danielle de Almeida Psicólogo em Rio de Janeiro

353 respostas

18 MAR 2017

Todos têm potencial inexplorado!

Atendimento e acompanhamento psicológico.
Destinado a todo aquele que:
* necessita de diagnóstico quanto ao nível de alterações no comportamento, na personalidade e na cognição, bem como o nível de gravidade de determinadas lesões cerebrais e transtornos de aprendizagem;

* deseja identificar potencialidade e dificuldades cognitivas;

* busque expressar seus conflitos e dificuldades, ultrapassar os obstáculos que o impedem de integrar-se e adaptar-se adequadamente ao meio social;

* busque otimizar desempenhos em concursos, provas e processos seletivos.

Aline De Coster Psicólogo em Rio de Janeiro

608 respostas

9 FEV 2017

Olá, Maurício!
Já pensou em fazer análise?
Seria importante para você se submeter ao processo de análise. Já que, tem vários questionamentos e questões que o faz pensar sobre o seu desejo,no que a sua decisão pode trazer como consequências ou seja se vale a pena deixar sua família e viver algo intenso, com outra pessoa. Terapia de Casal, também pode ajuda-lo, caso queira reatar o casamento novamente, além de ser uma oportunidade de colocar na palavra os seus desejos, coloca-los em questão para sua esposa.

Fico a disposição!

Jessica Moreira Carvalho Psicólogo em Londrina