Eu tenho problemas com rejeição, como resolver?

Feita por >masarap · 1 set 2021 Desenvolvimento pessoal

eu fico frustrada só de pensar em ser rejeitado por qualquer coisa, tanto profissional quanto sentimental.
eu tenho medo de fazer algo e quando faço eu fico nervosa e com medo de ser rejeitada, eu odeio sentir que alguém tá mudando cmg e achar que ela vai me deixar, também tem o caso de que eu deixe as coisas, eu rejeito atividades que eu já amei, e eu não entendo.
quase que eu perdia alguém importante pq achava que ela só tava ali por algum motivo e não por mim, e isso é frustrante.

A melhor resposta 2 SET 2021

Sim, voce precisa fazer Psicoterapia para curar teu emocional, tem traumas, conflitos emocionais que precisam ser compreendidos e retirados de lá para que a tua vida flua naturalmente. Sem limpar isso a vida se torna um duelo interno, criado pelas feridas emocionais.
Precisa aprender a amar-se, a cuidar de si mesma, precisa esquecer dos outros e focar somente o que te dá prazer, ousar ser e fazer o que voce gosta, sem se importar com a opinião dos outros.
Precisa entender que cada um é diferente do outro, cada um tem desejos diferentes, pontos de vista diferentes como voce também tem pontos de vista que são seus e está certo. Nada de errado nisso. As outras pessoas podem, tem o direito de achar o que voce faz, uma porcaria e está tudo bem... é apenas a opinião deles. Importa que voce faz e se isso te agradar, está tudo bem.
A opinião diferente deles não vai te destruir... ninguém consegue te destruir, se voce não deixar.

5948 respostas

6 SET 2021

Olá! É importante fazer terapia para trabalhar a sua autoestima. Você tem sentimentos de insegurança em alguns aspectos da sua vida, que devem ser trabalhados, parece ser hipersensível à criticas e rejeições. Viver assim é muito sofrido, busque ajude.

Cléa Andrade Psicólogo em Rio de Janeiro

460 respostas

6 SET 2021

Boa noite. Pelo seu relato vc tem medo do abandono.
Provavelmente vc durante a infância teve pouco contato com as pessoas significativas de sua vida, pai mãe... Vc pode tratar isso em terapia .
Sou Mônica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3183 respostas

6 SET 2021

Olá.
Este seu sentimento de medo da rejeição e de abandono, pode ter origem na sua primeira infância, com os atendimentos psicológicos você pode entender o que está acontecendo, inclusive a melhorar sua forma de se relacionar com amigos e parceiros amorosos, pois este medo costuma influenciar em todas as suas relações como você mesma relatou.
A psicoterapia poderá te ajudar a enfrentar melhor estes seus medos.
Jane assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

2 SET 2021

Olá, Masarap!

A psicoterapia pode te ajudar a entender os traumas que foram gerados ao longo da vida, que te levam a ter esses comportamentos. É importante trabalhar em terapia seus medos e seuas inseguranças.
Fico a disposição.
Um abraço.
Rute Martins - Psicóloga Clinica

Rute Martins Psicólogo em São Paulo

1408 respostas

2 SET 2021

Olá Masarap.
Grata por participar aqui.
É grande o número de pensamentos intrusivos que não são realidade. Na verdade, 95% deles não condizem com a realidade. Se nos deixamos ser controlados por esses pensamentos corremos o risco de fugir da realidade e a vida social fica quase impossível pois a todo momento podemos "projetar" no outro o nosso próprio pensamento como se aquele pensamento fosse da outra pessoa e podemos nos afastar ou fugir. As outras pessoas também podem se afastar frente às acusações verbais ou corporais, como gestos e exigências que para elas são injustas da sua parte e assim se instala o isolamento, depressão além dos sintomas de perseguição e rejeição que acompanham esses pensamentos intrusivos, repetitivos e disfuncionais que levam à essas atitudes disfuncionais e à relacionamentos disfuncionais na vida social, familiar e profissional.
Procure ajuda profissional, a psicoterapia trata dessa e outras questões relacionadas.
Fico à disposição.
Maria Nair
Psicóloga Clínica
Terapia Cognitivo Comportamental.

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

883 respostas

2 SET 2021

Olá Masarap! Grato por perguntar. Salvo engano, você já escreveu aqui outras vezes. Não me lembro o conteúdo. No texto atual é preciso situar o fato de que a grande rejeitadora é você mesma. As pessoas rejeitem por medo, por insegurança. Com medo e inseguranças, colocam - movidas pelas emoções - perigos em coisas que não apresentam perigos, interpretam as coisas de forma diversa da realidade, dada a distorção das instabilidades emocionais. Tendem a ter expectativas muito altas, que rapidamente geram frustrações, interpretadas como rejeições.
Você precisa desenvolver autoconfiança, precisa conhecer tua personalidade, teus potenciais, tuas habilidades, reorganizar estilo de vida, ocupação do tempo, direcionamento de trocas sociais. Para tanto será muito importante você passar por uma caminhada científica com um psicólogo, desde que venha com persistência, disponibilidade de abertura mental, regularidade e disciplina.
Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos, até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Instituto Butantan, TV Cultura, Universidades Públicas, Organização Mundial da Saúde!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8780 respostas

2 SET 2021

Oi, sinto que se sinta desta forma.

Evidente que você sabe claramente qual teu sintoma, esse medo excessivo de ser abandonada e rejeitada.

Tão importante quanto, agora precisamos tentar entender qual a origem desse sentimento, sempre existe uma origem. No entanto, muitas vezes ela não fica tão clara e consciente.

O sintoma tende a diminuir na medida em que encontramos sua origem e trabalhamos em cima dela, pensando em qual a melhor forma possível para lidar com seu aparecimento.

Para isso, o acompanhamento psicológico se faz muito necessário! Você pergunta no título, "como resolver?", e infelizmente te digo que não existe fórmula mágica, sentimentos como esse vão se formando em volta da nossa personalidade e se fazem cada dia mais presente, mais difícil de supera-los. Cuide-se.

Você deu um grande passo chegando até aqui, espero que a psicoterapia seja uma possibilidade para ti. Me coloco à disposição.

Espero ter ajudado.

Grande abraço,
Vivian Curvelo - Psicóloga e Terapeuta Sexual

Vivian Curvelo Psicólogo em Hortolândia