Eu sou ciumenta e queria muito ser ajudada

Feita por >Luísa · 13 set 2021 Terapia de casal

O problema é que eu não consigo achar a raiz do problema pois ele nunca me deu motivo para eu desconfiar, ou algo do tipo... eu não sou insegura em relação ao meu eu num geral... mas ele tem que viver pisando em ovos comigo de modo que eu sinto incomodada por me sentir sensível assim... os gatilhos geralmente são amizades femininas, e ele sair... quando ele cita algum dos dois eu sinto o ciúmes > racionalizo o ciúmes > mas ainda continuo sentindo o ciúmes mesmo depois de racionalizar... eu queria ajuda, pois não queria ser eu o motivo do fim do relacionamento, eu o amo muito...

A melhor resposta 27 SET 2021

Luisa,
Se queres ser ajudada, faça psicoterapia para ser curada, para harmonizar seu emocional.

5822 respostas

14 SET 2021

Boa tarde, Luisa,
Você está procurando a resposta para o seu ciúme no lugar errado. Não é a outra pessoa, ou o que ela faz, mas como VOCÊ lida cm o que ela lhe traz. Será a falta de estar mais perto? Ou o medo de ser trocada?
Em ambos os casos, o que está por trás é o seu sentimento de baixa auto-estima, que te faz duvidar de si e da sua relação.
Costumo dizer que para uma relação dar certo primeiro cada qual deve se bastar, para só então procurar alguém para compartilhar o tempo e os sentimentos. Pois se temos medo dentro de nós, é só o que poderemos dar à reação.
Trabalhe a sua insegurança com você mesma antes de mais nada, e a relação vai começar a melhorar. Pode ter certeza.
Se tiver interesse, a psicoterapia pode ajudá-la muito.
Fico à disposição.

Felipe Moreira Psicólogo em São José dos Campos

448 respostas

14 SET 2021

Olá Luísa! Grato por escrever. Você está, ainda em estado de negação. Você sente-se insegura sim. Não há como levar adiante, de forma saudável, relacionamento em que o natural e necessário contato com outras pessoas, seja causador de ciumes. Isso envolve posse e exclusividade social, que a médio prazo, empobrece o relacionamento, colocando nele extrema carga de dependência e expectativa. Você precisa amadurecer, valorizar a si, ter a essência da compahia, na harmonia interna, na valorização de si mesma, independente dos outros.
Recomendo que veja nossos perfis, escolha um de nos, e venha para uma caminhada científica com um psicólogo.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos, políticos, de grande maioria de falsos religiosos (empresários da fé), até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Instituto Butantan, TV Cultura, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Organização Mundial da Saúde!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.