Eu quero terminar, mas tenho medo e me sinto culpada

Feita por >Glaucia · 22 abr 2022 Terapia de casal

Então, tem um ano que estou namorando, conheci ele em um app e até então a gente se deu muito bem e quando não vimos foi incrível ele parecia ser uma pessoa super divertida e animada e começamos a namorar de primeira, mas os dias foi passando e ele foi ficando um pouco diferente, ele sempre foi muito carinho e amoroso comigo isso não posso negar, mas ele não era aquele cara que eu conheci e depois descobri que ele tava com um problema na cabeça que ele não podia trabalhar e nem estudar e sempre tem crises de convulsões e aqui era tudo novo pra mim, mas eu fui forte e fiquei do lado dele ia em consulta, ficava com ele em hospital eu saia cansada do trabalho e já ficar com ele, e ele também era recíproco comigo, mas ele era muito fechado e e tinha mudanças de humor e começamos a brigar muito, por conta dessas mudanças de humor e por ele sempre tá me afastando dele quando ele não tava bem e sumia o dia todo e n dava notícias e eu me preocupava,ele também era muito ciumento e ficava com raiva quando eu saia. Mas ele não assumia e ficava me tratando mal e eu conversei e ele melhorou mas ainda sim brigávamos, ele me escondeu algumas coisas e descobrir e perdoei tbm, e uma vez a terminamos ele pesquisou uma ex e brigamos pq ela sempre me incomodou e sempre disse isso e ele me prometeu parar de falar oi pesquisando sobre ela e aí um tempo descobrir ele marcando com ela de pegar uma roupa q comprou e sendo q eu dizia q isso me deixava mal pelo fato dele já te mentido por conta dela, mas perdoei e nos entendemos, eu também sou um pouco difícil eu sei sou um pouco estressada e tenho traumas, mas sempre deixei claro pra ele mas e outra minha mãe desde o primeiro dia nunca gostou dele e eu tbm me afastei da família e amigos e só queria tá com ele e me sentia só sem ngm, me afastei da minha mãe e comecei a brigar muito com ela e com o tempo fui ficando muito ansiosa, e até ser diagnóstica com depressão e foi quando precisei dele e ate então ficou cmg, mas com o tempo ele foi se irritando e não entendia e falava que meu problema ia estragar o namoro e a gente começou a brigar mais chegou o momento que nenhum dos dois se entende mais e eu quis dá espaço pra ele, mas ele parou de falar cmg e responde quando quer e me deixando tendo crises, será que a relação tá me deixando doente e deixando ele doente tbm? Será que eu preciso ficar só e cuidar de mim e ele fazer o msm?

A melhor resposta 24 ABR 2022

Oi Glaucia,
Eu te pergunto:
O que voce quer na vida?
O que voce está fazendo consigo mesma?
Quais os resultados que estás tendo nos últimos tempos?
Voce tem necessidade de sofrer? Por que estás escolhendo ficar com ele?
Voce não veio aqui para ser cuidadora, sofredora, responsável por uma pessoa com problemas...
Veio aqui para se realizar, para ser feliz... estando dessa forma que estás hoje, consegue ser feliz?
Consegue realizar seus sonhos? Qual o verdadeiro motivo de continuar com ele?

Avalie, decida conscientemente sabendo que somos responsáveis por nossas escolhas e decisões.
O destino é feito pelas escolhas e decisões.

Abraços.

5817 respostas

25 ABR 2022

Olá! A sua depressão não é por causa do namoro, a depressão ela tem causa multifatorial, sendo assim não é só o relacionamento que trouxe a depressão, ele pode ter sido um dos fatores.
Pelo que relata seu namoro tem tido muitos desenconcontros, quando começa qualquer relacionamento começa conhecendo de uma forma mais superficial e com o tempo esse relacionamento vai sendo mais profundo porque vai conhecendo o outro e aí pode ter algo que não concorde, que o outro tenha valores diferentes do seu e aí perceba que não quer seguir em frente nesse relacionamento. Se ele parou de falar com você e não entende que nesse momento está com depressão, o que você vai fazer? Continuar tentando mesmo assim? É esse tipo de relacionamento que você quer ter?
Nesse momento é necessário que pense em você e faça seu tratamento de forma adequada.
Cléa Andrade

Cléa Andrade Psicólogo em Rio de Janeiro

460 respostas

25 ABR 2022

Olá Glaucia! Obrigado por escrever. Desculpe-me a demora por responder. Certamente você precisa cuidar de si e ele, cuidar dele. Você descreveu repetitivas improvisações:
- Namorar sem conhecer de fato;
- Significar diagnóstico de depressão explicado por namoro difícil;
- Pensar que você é difícil, que nós, os demais, também não somos difíceis.
Você precisa amadurecer, precisa se conhecer melhor, aprimorar autoestima e identidade.
Estaremos a disposição, para científicamente, te ajudar.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia ainda verdadeira, maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos - atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Tenha sensatez com máscara e aglomerações. Enriqueça a afetividade.

8644 respostas

23 ABR 2022

Boa noite Glaucia
Esse é um momento que deves parar e pensar sobre tudo fo teu relacionamento. A família é importante e talvez não houve uma comunicação mais profunda pois eles podiam te ver sofrer e querem que tu seja feliz.
No momento em que conheceu melhor teu namorado descobriu quem era ele, com seus defeitos e virtudes.
Por estar com ele se dedicou a todo momento em não deixa lo sozinho mas quando tu precisou desta atenção não houve reciprocidade. Mas considerasse aqui que ele pode se comportar de maneiras diferentes, digo sumir e intolerante, por medo. Medo de perder.
Mas neste momento é pensar em ti.
Psicologa Andreia Maria Duarte de Oliveira

Andréia Maria Duarte de Oliveira Psicóloga Psicólogo em Porto Alegre