Eu quero muito fazer tec enfermagem mas tenho medo o que é normal?

Feita por >Letícia · 6 fev 2023 Fobia

Eu tenho medo de está lá estagiando e ver pessoas esfaqueada ou pessoas com osso pra fora e ter que pegar nesses tipos de casos tenho medo de desmaiar ao ter que limpa ou tocar

A melhor resposta 7 FEV 2023

Olá Letícia,
Que bom que chegou aqui! Vamos pensar juntas sobre tudo isso.
Primeiro gostaria de dar lugar a esse medo. É natural senti-lo, sinta-se confirmada. Nossas emoções são genuínas, acontecem e pronto, independente de nossa vontade. Cabe a nós aprender a direcionar, organizar os pensamentos, manejar isso que sente.
Você já pensou em entender o que te fez optar por enfermagem? O que te faz querer estar nesse lugar profissional? Quais características e funções, habilidades que uma enfermeira precisam? Qual a rotina, situações, percepções dessa realidade?
Talvez trazer tudo isso à consciência possa te ajudar com isso que sente, entender o que faz sentido, o que você quer ou não quer para sua vida.
Só assim você conseguira agir a respeito com maior maturidade.

O que muitas vezes acontece é que dificilmente somos ensinadas a manejar ou lidar com aquilo que sentimos, não desenvolvemos grandes recursos de enfrentamento ou não somos preparadas para tal realidade. Até mesmo não sabemos como e onde encontrar ajuda profissional para superar e reorganizar com qualidade e saúde as relações do dia a dia, os desafios, os encerramentos, os enfrentamentos da vida.

Já pensou em fazer terapia? O processo de autoconhecimento pode te ajudar muito com isso! Terapia com psicóloga é para além de distúrbios mentais, precisamos transcender isso! Psicoterapia é desenvolvimento pessoal, amadurecimento e desenvolvimento de habilidades, ampliar de consciência, é fortalecimento de autoestima! Isso pode te ajudar muito a entender o que te acontece, desenvolver habilidades de reorganização e planejamento, aceitação diante o que não está sob seu controle mudar e empoderamento frente ao que pode sim ser ajustado com funcionalidade e saúde.

Espero ter te ajudado!
Caso queira começar terapia, contratar um profissional para te ajudar com tudo isso, Conte comigo..
Psicóloga Chris

Christiane Teixeira dos Santos Psicólogo em São Carlos

144 respostas

10 FEV 2023

Letícia
Tem muitas formas de atuar na enfermagem...
Se na prátiaca, nos estágios verificar que não tem coragem de atuar nestes campos citados, podes migrar para outros.

Abraços

5817 respostas

7 FEV 2023

olá! Você estar precisando de ajuda? Então agende sua sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

7 FEV 2023

Olá Letícia! Obrigado por citar. Esse tipo de medo, de receio é normal, acontece. De outro lado, é preciso entender o contexto e a história consciente dessa escolha profissional. Você não cita a tua idade. Será muito enriquecedor, antes, você passar por uma orientação ocupacional consistente e dinâmica a ser conduzida por um psicólogo especializado.
Estarei a disposição.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples. Cuidemos do atual resgate da civilização e da democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Quem apoia terrorista, antidemocrático, bárbaro, se faz um deles.

8607 respostas

7 FEV 2023

Olá Letícia, boa noite!
Obrigada por escrever...
Antes de escolher uma profissão é interessante você se colocar como se estivesse nela, ler informações, artigos, depoimentos de pessoas que passaram pelo mesmo processo, às possíveis dúvidas e medos. Pois principalmente na área da saúde você vai lidar com vidas, mas, primeiramente a sua vida, tanto no sentido físico, biológico e sua saúde mental.
Seria importante verificar o porque você se interessa em fazer um curso que vai contra seus próprios medos, será que seria interessante colocar a sua saúde mental e até mesmo profissional em risco, antes mesmo de começar?
Existe um tipo de atendimento psicológico para atender pacientes com dúvidas em escolha de profissões e oferecem orientação profissional, onde todas essas questões seriam analisadas.
Me coloco a disposição...

Tatiana Maria Silva Gomez Psicólogo em Sorocaba