Eu quero ir em festas e viajar somente com os meus amigos

Feita por >Luna · 18 set 2023 Terapia de casal

Eu namoro e me sinto muito presa dentro dessa relação. Antigamente eu não tinha tantas condições financeiras de sair e viajar, mas hoje to com condições e com muitos desejos reprimidos do que não vivi enquanto era mais jovem. Tenho 26 anos e tenho vontade de ir em varios show de forró somente com os meus amigos, sem meu namorado. E essa vontade existe porque eu vivi muitos momentos incriveis com esses amigos no forró e no nordeste quando eu não tinha dinheiro e hoje tenho vontade de viver mais momentos como aquele só que podendo levar eles comigo.

Quando to com meu namorado numa festa me sinto presa porque não consigo conhecer outras pessoas. Acredito que por ficar sempre de mão dada - outro homens não chegam em mim pra conversar - e eu tenho muitos amigos homens que fiz no decorrer da minha vida inteira e que conheci indo a novos lugares e me movimentando. Além de ter que dar atenção, beijar, abraçar e não poder ficar tão descontraida com minhas amigas e amigos. Não quero sair sozinha pra ficar com outras pessoas, quero sair sozinha pra me divertir sem ele ao lado. Isso é errado?

Tudo ele fecha a cara, tem ciumes, quer abracar e beijar toda hora. E em uma festa eu só quero beber, dançar, conhecer pessoas, e sentir que eu sou eu. Porque quando to com ele sinto que sou apenas a namorada dele. Quando pessoas desconhecidas vão cumprimentar a gente em festas, acabam ficando amigos dele e não meus (como quando estou sozinha), acredito que é porque homem acaba respeitando e não se aproximando da "namorada" do cara.

Enfimmm. Sempre fico em terminar pra ir viajar. Terminar pra ir pra uma festa. Eu não queria terminar. Eu queria ir, voltar, e continuar com ele. Mas ele diz que não faz sentido eu querer ir numa festa sem ele. Mas eu amo a minha individualidade. Eu to errada ou é possivel ter uma vida individual e namorar?

A melhor resposta 26 SET 2023

Olá Luna,
para que você namore e tenha liberdade de ir a festas e viajar sozinha, isso tem que ser acordado com o seu namorado. Se para o seu namorado não faz sentindo, sinal que ele busca um relacionamento diferente do seu. Na vida temos que fazer escolhas e muitas das vezes essas escolha implica em abrir mão de algo. Uma coisa é certa, não dá pra ter tudo. Se esta num momento de curtir sua liberdade, saiba que para isso, terá que abrir de um relacionamento sério no qual implica companheirismo e cumplicidade. Fico a disposição, abraços

Adriana Gonçalves Psicólogo em Belo Horizonte

227 respostas

11 OUT 2023

Olá, Luna.
Você pergunta se é possível ter uma vida individual e namorar. Sim, é possível, mas pode depender da pessoa que se tem ao lado. Parece que o problema não é ele estar na mesma festa que você está, mas ele não deixar você a vontade em um ambiente com muitas pessoas.
Mesmo que existam rapazes que acabam conversando com ele, não parece ser este o problema, é importante que você entenda melhor o que está acontecendo para saber lidar com esta situação, já que não tem interesse em terminar, mas apenas em poder ser mais festeira, pelo seu relato, não parece que tem intenção de ficar com outros rapazes, apenas quer se divertir. Porém entenda que "a facilidade faz a oportunidade", ou seja, se ficar muito solta, a chance de homens te assediar é maior e com o tempo a chance de acontecer algo, embora não parece seu interesse, é alta.
Sugiro que busque se conhecer melhor para lidar com esta situação e outras de sua vida, busque ajuda psicológica.
Jane Assunção

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

21 SET 2023

Olá, Luna!

Lendo seu relato me parece que você quer mais liberdade para viver a sua individualidade. Em um relacionamento claro que é importante que tenhamos um momento só nosso (individual), mas também precisamos ter momentos a 2 (com o nosso parceiro), caso contrário não faz sentido estar em um namoro. Não existe uma receita de bolo sobre formas corretas de se relacionar, e sim o que é melhor para o casal. Qual forme deixa aquele casal feliz? Me parece que ele é uma pessoa que quer estar mais junto, presente, estar fazendo as coisas e passando mais tempo contigo, diferente de você. Neste caso a forma de cada um desejar se relacionar está distinta. É importante conversar isso com ele, sinalizar seus desejos, e como você gostaria de vivenciar o namoro. Cada um irá expor seu ponto de vista, e com isso decidirem juntos o que é melhor para vocês fazerem: se vão chegar a um acordo ou não, o quanto cada um está disposto a ceder, e etc.

Abraços.

Carolina Cohen Psicólogo em Rio de Janeiro

81 respostas

20 SET 2023

Olá Luna, espero que esteja tudo bem com você!

Será que você quer mesmo estar em um namoro, como ele é entendido na atualidade? O seu desejo é aproveitar a vida e conhecer novas pessoas que, inclusive, podem despertar seu interesse afetivo e sexual, então, é importante compreender se você deseja realmente namorar, porque um namoro, "tradicional", não segue esse caminho. Pelo seu relato parece que você está com necessidade de se expandir, e fazer novas conexões, ampliar horizontes e perspectivas, e quer deixar seu namorado ao lado nesse processo. Não vejo problemas quanto a isso, pois é uma necessidade e vontade sua, mas ela precisa estar a par de suas decisões e escolhas de vida, isso é responsabilidade afetiva para com o outro. No momento, parece que sua necessidade de "viver sua vida individual", está se sobrepondo ao namoro. Reconfigurar a forma de namorar pode ser uma opção. Existem formas de se namorar, onde a relação e aberta, e cada um pode viver sua individualidade da forma que escolher, sem nenhuma cobrança. Mas, do jeito que o seu contexto está colocado, tanto você quanto ele saem prejudicados, pois não estão vivendo como gostariam, e esse é um ponto importante de se refletir. Um profissional de Psicologia pode te ajudar a ampliar as possibilidades que sua questão traz, e te dar mais clareza em suas decisões. Se você sentir necessidade, busque esse profissional, e obtenha ajuda especializada, isso pode te dar mais segurança e valiosos insights sobre suas dúvidas e escolhas.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518
(Atendimentos On-line)

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

916 respostas

19 SET 2023

Luna,
Voce nasceu para se realizar, para aprender, corrigir percursos, expandir a consciência, superar seus conflitos e ser feliz.
A vida te deu a liberdade, afinal, quem é você?
Errado é voce não se realizar; errado é você ficar adaptada a uma circustância e limitar a tua vida aos limites de outros.
Poém, precisa se conscientizar de que cada escolha gera seus resultados, suas consequências, boas e menos boas pelas quais é responsável, mas, como dona da sua vida e consciente disso, voce comanda a sua vida, você é essa energia e se responsabilizar pelas consequências.
A vida te deu a liberdade; o meio está te limitando... como fazer agora? Saiba viver a vida e ao mesmo tempo aprenda a usar os limites impostos pelo meio em teu benefício sem nunca trair a si mesma.
Namoro! Para que existe o namoro? Para facilitar ou para limitar?
Todos tem desejos de afeto, de amor, de sexo, mas também precisam zelar pela sua integridade como pessoa autônoma.
Escolha, decida e realize
Abraços

5817 respostas

19 SET 2023

Olá Luna! Obrigado por escrever. Que bom que você escreveu. Você está certíssima. Nós precisamos, mais do que de namorado, turmas de colegas e conhecidos que sejam éticos e saudáveis, turmas viagens, esportes coletivos de contato, estudos sérios, trabalho sério, grupos de estudos, de esportes coletivos de contato, teatro, arte, cultura. Teu texto indica que você e seu namorado não encontraram ponto comum, confortável para ambos. Ele está acomodado ao tradicional da sociedade machista, você está, de certa forma querendo viver tua juventude socializadora. Há fortes sinais de que para você, não é momento prioritário para namorar, é momento prioritário para amadurecer e diversificar socialização, entender mais detalhadamente a cultura, mais acima de tudo, captar a complexíssima natureza humana.
Provavelmente nem você, nem seu namorado estão maduros o suficiente para viver namoro da forma amadurecida que deve ser, para que um não sufoque o outro, para que um não viva como se não tivesse namorado.
Vocês ainda precisam elaborar amadurecimento. Namoro saudável envolve que cada qual possa livremente contar com suas turmas específicas, com sua liberdade sensata, com a amplitude social livre da dependência de ser igual a do parceiro.
Estarei a disposição para maiores aprofundamentos.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

8644 respostas

19 SET 2023

Olá Luna, em um relacionamento é importante se individualizar, faz parte do seu processo como pessoa, além de fazer bem para o relacionamento, agora é importante que você entenda que o certo é você avaliar o que é melhor para você, pois em um relacionamento se uma das partes não está se sentindo bem o relacionamento não vai estar bem. Por isso seria importante conversar com seu namorado sobre os limites do relacionamento.
A terapia seria de grande ajuda para que você tenha recursos emocionais para conseguir se individualizar sem culpa.
Espero ter ajudado, fico a disposição.

Luiz Felipe da Luz Psicólogo em Curitiba