Eu odeio os meus filhos

Feita por >Bc · 4 abr 2022 Psicologia infantil

Eu cuido dos meus filhos, educo, sustento, mas os detesto, o respirar deles me incomoda, o existir deles me incomoda, eu não consigo demonstrar carinho nem afeto e por mais que não falte cuidado eu quando me descontrolo externo todo sentimento de repulsa que sinto por eles, tenho pensando muito em me meter, queria muito amá-los e ser amada por eles mas isso é impossível eu já destruí a relação que tinha com eles, queria ajudar eles psicológicamente para que eles não sofram tanto quanto eu no futuro!

A melhor resposta 20 JAN 2023

Podemos analisar você sob dois ângulos, ou seja você , de certa forma, tem um cuidado maternal para com os seus filhos porque você os sustenta, educa e tem o desejo de ser diferente e amá-los, assim como se preocupa para que eles não sejam como você e sofram também e esta preocupação é amor. Por outro lado, você se coloca como detestável,, destruidora e é movida por tais pensamentos com muito sofrimento, se culpando , se odiando e querendo se eliminar. Todo esse ódio e essa culpa tem uma raiz , uma origem, onde acredito eu , que você teve uma infância muito sofrida e não se sentiu amada como gostaria e precisava. Isto gerou traumas, dores e feridas profundas que estão vivas ainda em você e precisam ser conhecidas, trabalhadas e dissolvidas. Somente você tendo contato com estes nódulos de sofrimento é que você poderá se transformar e mudar sua relação com seus filhos e outros relacionamentos em sua vida. Se você não recebeu amor é difícil dar amor.

Ana Lúcia Vieira Psicólogo em Uberaba

20 respostas

7 ABR 2022

Boa noite

Só em querer ajudar os seus filhos psicologicamente já é uma demonstração "de querer mudar", esse é o caminho, reflita apesar de todos sentimentos negativos em relação a eles você ainda mesmo sofrendo com suas dificuldades não quer que, eles sofram no futuro tanto o quanto você sofre agora, diante disso sugiro que, busque terapia para você também para ajudá-la com todas essas questões. Um forte abraço.

Eliane Weber Psicólogo em Salvador

574 respostas

5 ABR 2022

B tarde. Pq essa preocupação deles não serem como vc e vc mesma não se preocupar c sua saúde?
Acredito q vc possa iniciar esse processo resolvendo o q há em você e provavelmente todo o resto mudará tb, faça terapia
Sou Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

5 ABR 2022

Eu compreendo como você se senti em relação a seus filhos, esses sentimentos que contraditórios que você sente por eles trás um sentimento de culpa, mas esses conflitos que você estar vivenciando não é só em relação a maternidade, mas também a nível pessoal. Tente não dar muito peso a culpa.
Conhecer a si mesma é fundamental para tomar decisões e observar com lucidez como estamos nos relacionando. Todos relacionamentos exigem mudanças e entre mãe e filhos não é diferente.
Observe suas reações e os padrões que assumi para obter o que quer, ao identificar, mude o que geral conflitos.
O importante nesse momento, que você não se deixe sozinha, procure ajuda de um psicólogo. A terapia irá lhe ajudar a lidar melhor com você e com sua maternidade.

Branca Marques Thome Psicólogo em Manaus

224 respostas

5 ABR 2022

Oi BC
Como voce disse: "... para que eles não sofram tanto quanto eu..."
Primeiro, precisa sanear a ti mesma, curar as suas feridas da alma, tratar seu emocional. É tempo de voce cuidar de si mesma.
Faça um tratamento, escolha um bom Terapeuta que te inspira confiança e resolva o que tiver que ser resolvido; Deixe-se discotir; tem muita coisa guardada no seu emocional que precisa ser compreendido e resolvido.
Com os seus filhos, importante é ter voce identificado que é difícil lidar com eles porque eles refletem a tua situação interna.
Eles precisam ser cuidados, alimentados e compreendidos; aja com calma, mesmo sabendo que não gosta deles, ainda!
Se fizer o tratamento, esta situação muda. Explique para eles o que sente dentro de voce e que isto é um problema seu e não deles; que voce vai superar logo logo;
Eles vão te compreender se voce se importar contigo mesma.

5817 respostas

5 ABR 2022

Olá Bc! Grato por escrever. Escrever aqui é um gesto de gostar dos seus filhos, preocupar-se com eles. Odiar e detestar são expressões, que refletem uma radicalismo que não se combina com seu gesto de escrever aqui, assim como não se combina com cuidar e educar.
Certamente será muito importante e enriquecedor você poder contar melhor tua história, falar dos sentimentos que vivencia e as origens e razões deles.
Nós, psicólogos, poderemos contribuir muito para que você e seus filhos aprimorem formas de lidar com a vida, dando significados mais gratificantes ao ato de viver.
Estaremos a disposição.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos - atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Reconsidere a máscara! Mantenha proximidade afetiva com distanciamento físico.

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8607 respostas

5 ABR 2022

Acredito que sua intenção de ajuda los ainda pode ser realizada. Compreender esses sentimentos é o caminho. Para isso, aceita los e falar sobre eles é o início. Busque pessoas de confiança para falar como se sente e tudo que tem passado.
As relações são complicadas mas podem ser esclarecidas com o tempo. Falar sobre isso é difícil, na sociedade ser mãe é amar incondicionalmente. Mas somos todos seres humanos e temos todos os sentimentos e emoções, temos uma história de vida que precisa ser acolhida.
Fique bem!

Danielle Rodrigues Bertolini Psicóloga Psicólogo em São José do Rio Preto

5 respostas

5 ABR 2022

É uma situação complicada e você não consegue entender o que ocorre, porque é algo inconsciente e sem controle.
Para resolver esse conflito que provavelmente a faz sofrer, é importante uma ajuda psicológica que investigará a causa, o trauma que desencadeia tal rejeição.

Ana Lúcia Vieira Psicólogo em Uberaba

20 respostas

5 ABR 2022

Boa noite BC
Procure uma terapia para entender como esses sentimentos iniciaram e porque. O que significa os teus filhos na tua vida. Sempre será o momento de mudar teus comportamentos e a forma de demonstrar amor.
Psicologa Andreia Maria Duarte de Oliveira

Andréia Maria Duarte de Oliveira Psicóloga Psicólogo em Porto Alegre

226 respostas

5 ABR 2022

Olá Bc.
Grata por sua participação .
Irritabilidade exacerbada, dificuldade de demonstrar afeto, descontrole emocional, pensamentos suicidas, sentimento de culpa, negatividade, falta de motivação denotam depressão e podem também estar relacionados ao estresse ou outros transtornos relacionados a baixa auto estima, inassertividade entre outras causas referentes à vida pregressa como hereditariedade, descontroles na área física como hormonais, emocionais, às crises existenciais, entre outros fatores que precisam ser analisados. Procure quanto antes a psicoterapia para externar esses sentimentos e emoções que sente e busque estratégias para acabar com os pensamentos e comportamentos negativos que desenvolveu e que estão lhe causando culpa. O profissional saberá conduzir a escuta no sentido de investigar a causa dos pensamentos disfuncionais recorrentes, os gatilhos que a levam a agir dessa forma e juntos poderão desenvolver novas habilidades e estratégias de enfrentamento para a resolução de problemas. Acredite que você pode receber ajuda e se sentirá mais fortalecida para seguir essa caminhada de forma mais leve e com menos sofrimento.
Fico à disposição para auxiliá-la nessa transição.
Maria Nair de Castilho Ramlow
Especialista em Psicologia Clínica
Terapia Cognitiva Comportamental.

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

884 respostas

5 ABR 2022

Olá, Bc!
.
A maternidade não é uma tarefa fácil e nem sempre o amor de vem forma espontânea e natural como parece.
.
Busque uma terapia, lá você poderá desenvolver habilidades para lidar com essa situação!
.
Espero que fique bem ☺️

Anônimo-399583 Psicólogo em Novo Hamburgo

56 respostas

5 ABR 2022

Oi, Bc. Eu entendo tudo o que você disse. Nem toda mãe ama seus filhos! A maternidade é muitas vezes cobrada das mulheres sem que elas de fato queiram ser mães. Porém, ainda acho que esse relacionamento tem jeito! Acredito que as crianças precisam sim de ajuda, mas você também precisa. Na verdade, você principalmente, porque de qualquer forma a mudança acontece primeiro nos adultos.
Em terapia você pode ter a oportunidade de entender esse sentimento de ódio, de acolher esse sentimento e encontrar formas melhores de se relacionar.

Psicóloga Larissa Silva Psicólogo em Belo Horizonte