Eu odeio minha filha de 3 anos

Feita por >Thamiris · 1 mai 2020 Traumas

Muita gente vai me chamar de monstro, mas eu tento amar minha filha, mas não consigo. Ela desde que nascru minha vida virou um inferno. Meu casamento foi por agua baixo, pq meu ex marido so começou a ficar focado nela. Minha mae quando me separei e voltei p casa dela, ela so se importa com ela. Minha tia e minha avó desde q ela nasceu me tratam com desdem. Tive filho por pressão da familia. Quando era criança, minha avó, tia e mãe viviam dizendo que eu era um estovo, que meu pai me abandonou e sobrou td p elas. Que eu so servia p dar trabalho. Mas eu não, eu tenho q trstar minha filha como um cristal. Elas fazem td pela minha filha e sempre me maltrataram. Se eu pudesse voltar ao tempo!!! Cada vez q minha familia me maltrata por causa dela (minha familia me maltrata desde que eu nasci) eu tenho vontade de sumir. Eu jamais fatia mal a ela. Nao consigo ter odio dela, mas quando vejo eles me maltratando pir causa dela, tenho bontade q ela suma.

A melhor resposta 2 MAI 2020

Olá Thamiris!

Bom, em primeiro lugar quero lhe dizer que a amor de mãe não é incondicional e natural como a sociedade prega, é algo construído socialmente. Portanto, não se culpe por não sentir todo esse amor por sua filha e procure desconstruir esse ideal aos poucos. Na própria internet existem relatos de muitas mães sobre o "ideal de maternidade" que não condiz com a realidade. Dê uma pesquisada sobre isso, poder lhe ajudar bastante a se sentir menos "cruel".

Em segundo lugar, é importante você procurar compreender de onde vem toda essa angústia relacionado à "todos que não lhe gostam". Perceba que no seu relato você deixa bastante explícito que o mundo parece se virar todo contra você. Essa pode ser uma percepção verdadeira, mas pode ser também que seja uma generalização ou uma consequência de relações não tão bem estruturadas. Um profissional poderá lhe ajudar a compreender melhor esse momento que você está passando.

Em terceiro, você relata também uma angústia bastante acentuada que aparenta trazer desde a infância, de certa forma uma espécie de rejeição por parte da sua família. Outro ponto a ser trabalhado com um profissional de psicologia.

Me parece que você está precisando de uma acolhida, de atenção, e ser ouvida acima de tudo. Reforço mais uma vez: um profissional poderá ajudar você a iniciar essa etapa de desconstrução e reconstrução da sua vida.

Espero ter ajudado. Abçs.

Jonas Angelo Psicólogo Psicólogo em Londrina

49 respostas

6 JUL 2022

Oi Thamiris,
Imagino o que esteja sentindo, mas tudo isso é resultado de ter feito coisas de que não queria, não estavas pronta para isso, estavas na zona de sofrimento e primeiro precisava ajustar-se, recuperar-se, curar-se.
Tudo o que uma pessoa fizer fora das coordenadas da vida, vai gerar sofrimento e dor.
Precisa curar seu emocional, precisa fazer Psicoterapia para autenticar-se e colocar-se de acordo com a vida.
Resolvido isso, as coisas, a realidade externa muda. Nada está perdido, Voce vai recuperar tudo.
Abraços

5864 respostas

7 JUN 2022

Olá Thamiris
Você parece estar querendo que sua família te dê mais valor e atenção, porém não tem conseguido. Se puder perceber quais atitudes são mais empáticas, evitando cobranças e buscando soluções, talvez você consiga sair desta situação e possa conseguir um pouco mais de compreensão.
Jane Assunção

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

2 MAI 2020

Olá! Grato por participar. Pelo seu escrito, você está precisando ser ouvida, receber atenção, para resgatar sua harmonia interior. Sendo possível, encontre um psicólogo, na sua cidade, para pode falar sobre esses sentimentos. Você bem sabe, que criança de três anos, não tem autonomia, nem possibilidade para ter ação de vontade própria, para alimentar o ódio. O ódio, no entanto, incomoda muito quem odeia. Não sendo possível, coloco-me à disposição para te ouvir e ajudar a reorganizar a harmonia interna. Abraços virtuais (em tempos de pandemia, saia de casa, somente para o que for necessário, com máscara, higiene e distanciamento: uma vida vale toda a vida!). Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.