Minha filha de 14 com seu ciúmes de sua prima de 3 anos, afogou ela

Feita por >Luana Ferreira · 30 nov 2017 Adolescência

Já postei essa história aqui,mas muitas pessoas não entenderam a história e me fizeram perguntas.Como perdi a conta,vou respostar com mais detalhes,e agradeço a todos que aconselharam.Para ficar mais fácil o entendimento,vamos chamar com um nome fictício,a minha filha de 14 anos,como Alicia,e a pequena de 3 anos, com também nome fictício,Maria.

Estávamos fazendo um evento em família,e tínhamos colocado uma piscina para as crianças se divertirem.Minha filha,Alícia,estava isolada por um tempo em meu quarto.Logo depois dela sair de meu quarto,resolveu entrar na piscina com as outras crianças,e dentre elas,estava a menina de 3 anos,sua prima,Maria.

Toda a família estava reunida em volta da piscina,quando vi a Alícia brincando com a Maria, até que então,vejo minha filha empurrar ela para debaixo da água,levantando Maria rapidamente após o ocorrido.A pequena começou a chorar alto e a se desesperar, começou a andar em direção a borda da piscina pedindo ajuda ( Maria tinha medo de mergulhar).Todos olhavam diretamente para a pequena.Enquanto minha filha,sem demonstrar nada,como se nada estivesse acontecendo,ficou olhando para o chão por um tempo,com as mãos no bolso ( estava de short).Meu marido foi ajudar a Maria secando seu rosto e acalmando a pequena,mas não conseguia tirar ela de lá.Minha filha olhou para frente,e percebeu que os olhares estavam para ela,e logo ajudou a tirar a Maria de lá. Quando ela tirou a Maria de dentro da piscina , saiu do local em direção a cozinha.Até que a família procurando por explicações, fez com que ela voltasse e mentisse sobre o que aconteceu.Ficou estranha por um tempo,mas voltou ao normal no resto do evento.

Recebi um aconselhamento aqui,para ver ela de forma geral.Bem, ela sempre foi muito quieta quando estava sozinha,e muitas vezes se isolava.Agora na adolescência,ficou ainda mais frequente.Ela brigava muito com suas outras primas,quando pequena ( tinham uma relação forte ). Não temos dinheiro para pagar um psicologo para ela no momento.

A melhor resposta 1 DEZ 2017

Luana bom dia! Seria importante você buscar apoio de um profissional de Psicologia até para que a sua filha possa se sentir mais a vontade em falar o que se passa, seus sentimentos, suas sensações, seus ciumes (se for o caso) e trabalhar as emoções. Não temos com dar conta de um sentimento que é do outro, no caso, a sua filha. Ela precisa se sentir confortável para se perceber e cuidar do que se passa, dentro dela e administrar esta "montanha russa", principalmente nesta fase pré-adolescente/adolescente. Existem ONGs e Instituições Sociais com baixo custo na consulta ou mesmo através do plano de saúde solicitar reembolso (dependendo do plano). Não sei qual a sua cidade, mas você pode buscar pelo apoio psicológico nos SPAs (Serviço de Psicologia Aplicada) nas Universidades. Espero ter ajudado! Tenho a sensação que este fato ainda lhe incomoda muito, por isso aconselho, vocês buscarem apoio profissional. Espero ter lhe ajudado! Danielle Almeida

Danielle de Almeida Psicólogo em Rio de Janeiro

353 respostas

2 DEZ 2017

Luana, tudo leva a crer que existe alguma fantasia relacionada ao ciúme da pequena. Comportamento de isolamento não é um bom sinal, é sempre um indício de que algo não vai bem. Pouca interação com as pessoas da família, mesmo as mais próximas pode sinalizar algum sentimento de evitação, tristeza, etc. Mas aqui tudo são hipóteses vagas que podem estar longe do que realmente esteja ocorrendo. Mesmo sem condições de pagar um profissional você pode buscar as clínicas escola das faculdades de psicologia da sua cidade, eles oferecem atendimento gratuito. Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza